Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos

Cover 0

Princípios

Aqui é agressividade pura, é hora de trazer o caos. São até 8 jogadores indo no pass rush, a bola precisa sair rápido da mão do QB. Dessa forma é fundamental que a secundária seja precisa,  para que o QB prenda a bola e acabe sofrendo o sack. Além disso, como não há cobertura no fundo do campo (daí o zero do nome), um erro e será fatal.

Lembram quando Darnold jogou contra os Pats e disse que viu “fantasmas” isso veio da Cover 0 chamada pelos Patriots. Você em tese sempre tenta mandar mais jogadores do que a OL tem, e se você tem bons marcadores individuais, para aguentar rotas iniciais, sem dar espaço, vai dar tempo para seus rushers chegarem no QB.

Playbook 01 – Papéis na formação de Punt

Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe

Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3

Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle

Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?

Playbook 06 – O bandit package, a solução criativa para confundir e pressionar os QBs adversários

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

Playbook 08:A árvore de rotas dos recebedores

Playbook 09: Tipos de bloqueio

Playbook 10: Tipos de corrida

Playbook 11: Como funciona a Cover 3, que fez a defesa de Seattle tão temida?

Playbook 12: Cover 4 um jeito para defender o fundo do campo

Playbook 13: Cover 2, um conceito que vem sendo usado cada vez mais em Seattle, na era pós LOB

Essa cobertura normalmente é utilizada em terceiras descidas longas, para reduzir o tempo de rotas por parte do QB.

  • 5 a 8 jogadores da defesa vão no pass rush;
  • 5  jogadores marcam os recebedores individualmente;
  • sem cobertura no fundo do campo;

Alinhamentos

A secundária normalmente alinha em off 8 jardas da linha, porque se forem batidos, é certeza de TD basicamente. Fazem a técnica Flat-Foot Read depois do snap para limitar o avanço de rotas curtas (Slant, Drive, etc.) que são “hot routes” (rotas curtas para o QB fazer em caso de uma blitz) comuns para o QB evitar o sack. Os jogadores da secundária (CBs, FS e SS) estão alinhados no ombro interno dos recebedores para se antecipar a qualquer rota que quebre pra dentro do campo, uma vez que não haverá ajuda lá. A única “ajuda” que o defensor terá é a linha lateral.

O objetivo principal desses jogadores numa Cover 0 é fazer o tackle em caso de recepção, não impedir a recepção em si. Os LBs usam a técnica green dog, que consiste no seguinte: se o RB ficar no backfield, eles vão para cima do QB, se o RB sair na rota você o marca individualmente. Esse tipo de conceito é feito em cima da leitura do TE também, dependendo da formação que o ataque ofereça. 

Contra a cover 0, RW é fatal, a ideia foi criar tráfego entre os dois defensores e deixar Bald livre no fundo do campo. Como dito anteriormente, se a defesa dá um espaço ao recebedor, fica impossível se recuperar.

Cover 1

Princípios

Esse tipo de cobertura, dá mais suporte para corrida, uma vez que um dos safeties, normalmente o SS vem para o box, contabilizando 8 jogadores lá. Essa cobertura consiste em apenas um jogador patrulhando o fundo do campo. Normalmente todos os outros jogadores estarão em marcação individual, há uma exceção que falaremos mais a frente. Muita das vezes algumas cover 3 se transformam em cover 1 em rotas mais fundas.

Alguns pontos importantes:

Leverage: Defensores em C1, vão alinhar tentando empurrar o recebedor para linha lateral. Assim como na cover 0, ela será sua única ajuda. Esse tipo de alinhamento é chamado como outside shade.

CushionA distância inicial entre o defensor e o recebedor. Em off o jogador vai ficar 8 jardas atrás, até que o recebedor se aproxime, daí ele abre os quadris e segue o WR.

Flat-Foot Read: É usado em off-man. Os jogadores da defesa não irão fazer o backpedal até que o recebedor tenho feito seus três primeiros passos para slant, hitch, etc. Isto permite que o defensor permaneça square, leia o QB e possa fazer uma cobertura melhor.

Alinhamentos

Em uma cobertura Cover 1, os jogadores são divididos da seguinte forma nos 3 níveis:

  • 4 jogadores da defesa fazem o pass rush;
  • 5  jogadores marcam os recebedores homem-a-homem, podendo ter 1 cobrindo em zona o meio do campo;
  • 1 jogador cobre por zona a parte do fundo do campo;

Os CBs marcarão individualmente o #1 de cada lado (o primeiro recebedor de cada lado da formação contando a partir da sideline).

O box (WLB, MLB, SLB ou NB e SS) vão estar todos no box e marcando individualmente que estiver a sua frente.

O FS, que se alinha de 15 a 18 jardas da linha de scrimmage, é fundamental, tem que ler os movimentos do QB e dobrar a marcação no destino do passe, sendo assim, é leitura de jogo e velocidade para cobrir o campo horizontalmente. O Safety é fundamental, ele é o single-high, está cada vez mais difícil encontrar safeties com essa capacidade. Esse tipo de cobertura, assim como a Cover 3, é do conceito MOFC, Middle of Field Closed. Em coberturas cover 2 e cover 4, a marcação é MOFO, Middle of Field Open.

Variações

Robber

Nessa variação, além do safety cobrindo no fundo do campo, um jogador virá cobrir a zona do meio, normalmente o ILB ou o SS (mas também pode ser o FS). Esse jogador é conhecido como Robber. Além da cobertura “inesperada” no meio do campo, esse tipo de formação pode disfarçar uma C1. Na jogada abaixo Thomas está alinhado ao lado de Chancellor simulando uma C2, quando a jogada inicia, ele avança e vai cobrir o meio. 

Essa é uma variação boa contra rotas cruzadas, principalmente no meio que é onde fica aquela confusão. Quando é um safety, como ele vê a jogada lá do fundo, tem uma melhor reação.

Cover 1 “Jump” Call

Esse tipo de conceito também busca “marcar” o meio do campo.

Credit: NFL Game Rewind

safety vai avançar no campo e o CB que estava marcando aquele WR, vai assumir a função de cobrir o fundo do campo.

Credit: NFL Game Rewind

Go Hawks!

12 Replies to “Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos”

  1. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  2. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  3. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  4. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  5. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  6. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  7. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  8. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  9. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  10. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  11. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

  12. […] Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos […]

Deixe um comentário