Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3
História
Em 1994, quando Nick Saban e Bill Belichick estavam com o Cleveland Browns da NFL, eles levaram o Cleveland à sua última vitória em playoff até o ano passado. No entanto, após três derrotas em uma temporada para o Pittsburgh Steelers, eles entenderam que tinham que mudar. Os Browns se baseavam em um MOFC Cover 3. O problema apresentado era que, caindo em suas zonas, eles não podiam defender adequadamente 4 rotas verticais “Go”; as duas rotas de seam internas esticaram deixavam o safety em conflito. O problema de Belichick e Saban era que precisavam ser capazes de manter os overhangs em ambos os lados da formação, oito defensores no box, e ainda ser capazes de defender 4 recebedores elegíveis indo verticalmente. Assim que perceberam que não podiam jogar em cover 1 e competir homem a homem, eles tiveram que inventar algo: a criação de “Rip / Liz Cover 3“. Rip / Liz é um conceito de jogo da cover 3 ao defender ataques de formação 2×2 em pacotes 11 ou 10.
Divider
Antes de começarmos, os jogadores devem entender o que é o divider e como eles se relacionam com ele e suas regras. Qual é o divider? É uma linha invisível que percorre todo o campo. Este divider informa aos CBs e overhangs se eles contam com a ajuda do safety. Quando o recebedor está dentro do divider, ele tem ajuda de safety; se o recebedor estiver fora do divider, ele não tem ajuda de safety. O divider é diferente com base em onde a bola é colocada antes do snap; hash oposto, no meio do campo ou próximo ao hash.
Posicionamento
Os jogadores de cobertura sempre respeitarão a linha do divider, mesmo após o snap. Se a rota de um recebedor o levar para dentro do divider, os defensores o seguirão por baixo. Como o recebedor está dentro do divider, o defensor sabe que o MOF Safety pode ajudá-lo. Quando ele fica do lado de fora e embaixo do recebedor, mantendo o leverage, força o passador a colocar ar no arremesso e esse tempo adicional ajuda o MOF Safety a defender a rota de cima para baixo, sobre a qual falaremos mais tarde. Se o recebedor do defensor sair do divider, o defensor deve entender que não tem mais ajuda do MOF; o defensor deve estar dentro e em cima do recebedor para manter seu posicionamento entre a bola e o recebedor. Se um recebedor se alinhar diretamente em cima do divider, o defensor alinhará por cima.
Overhangs(Curl/Flat Player)
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1337385013017538567
Jogue com as 2 regras principais: a primeira regra sendo “#2 na Seam” – ou seja, se o #2 estiver na seam, o overhang irão coincidir e pegá-lo (a menos que ele receba uma chamada de “smash” ou “under”). Overhang usam uma técnica “Scootch”; começando em postura square com o recebedor e indo para trás no snap de acordo com suas regras de divider. A técnica de Scootch é usada para declarar “2 na seam“. Após 3 passos de scootch, se # 2 ainda estiver vertical, ele é considerado que está na seam. Se # 2 não estiver na seam, o overhang fará a leitura normal da cover 3.
Olhos do overhang lerão o jogador no final da linha (EMLOS), eles devem ser capazes de ver o #3 em sua segunda regra – “Fast 3”. Essa chamada acontece quando o # 3 vai diretamente para a rota flat após o snap. Se o overhang receber uma chamada de “smash”, ele deixará o #2 e assumirá a chamada “Hunt 1”. Significa marcar o #1 por cima para forçá-lo a voltar para a defesa se ele perder o tackle. “Under” é diferente de “smash”, que diz ao overhang que o #1 está vindo em sua direção e ele não precisa virar e “caçar”. Ele sairá do #2 e abrirá para marcar o “Under” para os defensores Hook.
Se “3 in down” e o #2 sai na out, o overhang se abre para a área curl, mantendo-a até que o #2 passe por ele. A técnica de “Sail” é usada quando o overhang obtém um “Fast 3” e uma rota vertical/out do # 2. O overhang vai manter sua zona e marcar lateralmente, não pela profundidade. “Sail” é semelhante a um CB da Cover 2, com as costas voltadas para a linha lateral. Assim que o “Fast 3” tiver alavancado o overhang, ele vai virar os quadris e voltar para a rota flat.
Corners
Inside backers (hook)
A regra deles é Hook e “Final 3 Through”. Se “3 in down”, # 3 será marcado pelos hooks. Qualquer release onde o # 3 irá para um dos flats, os jogadores de hook o levarão até o flat, ou “Final 3 Through“. Isso ocorre porque ele não pode garantir que um overhang terá o flat, uma vez que o jogador Curl / Flat pode marcar o # 2 verticalmente. O outro hook irá dropar na marcação. Os dois ILBs jogarão como se tivessem amarrados em uma corda um com o outro. Quando dado um “Fast 3“, o defensor do hook “inundará” a cobertura na direção do “Fast 3“. O defensor do hook se expandirá para a área do Curl, em relação ao #2, empurrando para o quadril inferior e interno do #2. O outro defenso de hook (oposto ao Fast 3) usará o que é chamado de “drop bingo“: abrindo-se em direção à área do “hook” para defender o início das rotas através da visão # 2. Se # 2 fizer qualquer coisa além de quebrar para dentro, o jogador do hook empurrará de volta para o outro hook, substituindo o backer pelo “Flood“.
MOF Safety
O safety se alinhará a 14 jardas no meio do campo. Após o snap, ele recua para 20 jardas fazendo o backpedaling no ângulo para onde o passador olha primeiro, então quebrando na 2ª direção que o passador olha. Isso é conhecido como “Princípio MOF”. Quando se origina de uma estrutura de dois safeties no fundo do campo, o jogador do “Princípio MOF” irá correr em um ângulo de 45 graus no meio do campo e se posicionar. O safety MOF não deve se mover muito do ponto médio, pois isso quebrará as regras de “Divider“.
Como atacar a Rip/Liz?
Uma forma boa de atacar a Rip/Liz é com o conceito Flood, com muitas rotas indo para um lado do campo.
Por que usar o Rip/Liz?
Para manter a defesa com números do box independente da formação ofensiva. Rip / Liz ajuda a alavancar os recebedores com os princípios MOFC, aliviando seus overhangs e Hook. É um ótimo esquema quando você tem CBs que podem lidar com um contra um sem ser batido em profundidade.
Texto adaptado de:
Go Hawks!