Uma boa técnica de quarterback é muito importante, e os jogadores nesta posição são a espinha dorsal de qualquer esquema ofensivo. Além do centro, o QB tocará mais na bola do que qualquer outro jogador em campo. Esta posição exige que o jogador seja resistente, mentalmente forte e fundamentalmente sólido. Sim, são qualidades que devem ser encontradas em qualquer posição no campo de futebol, mas para um QB são ainda mais importantes.
Nesta seção, discutiremos os fundamentos básicos do QB, juntamente com diferentes esquemas defensivos para o reconhecimento do QB. Como uma segurança, o QB deve ter uma visão panorâmica de todo o campo. Ele deve reconhecer coberturas defensivas, acrobacias e blitzes, a fim de tomar decisões eficazes sobre onde lançar a bola com base no esquema defensivo.
De certa forma, o QB deve possuir um 6º sentido. Ele deve ser capaz de sentir a pressão sem necessariamente vê-la, ser capaz de ver todo o campo e ser capaz de prever a quebra de seu WR em uma rota para que ele possa entregar seu passe no ritmo do WR. Grande parte da posição do QB envolve tempo e repetição, na prática, é a chave para se tornar um QB eficiente.
Vamos aos termos!
Under Center– Jogada em que o QB recebe o snap exatamente atrás do center.
Shotgun– Jogada em que o QB recebe o snap umas 5 jardas atrás do center.
Hold– Um hold permite que o quarterback saiba que ele deve segurar a bola por mais tempo no final de seu drop para permitir que a rota WRs se desenvolva.
Pre-snap read– Essa ação envolve o QB escaneando o campo antes do snap da bola para reconhecer o esquema defensivo e ter uma ideia de qual área do campo ele provavelmente lançará a bola. Isso pode ser feito under center ou em shotgun.
Como o QB deve jogar?
Under Center
Quando o QB recebe o snap por baixo do center, ele precisa ser capaz de ver confortavelmente a defesa para que possa fazer sua leitura pre-snap. Isso significa que ele quer tentar ficar o mais alto fisicamente possível. Retirar as mãos antes de receber a bola é um grande erro que pode resultar no controle incorreto da bola pelo QB. A técnica adequada do quarterback para receber a bola under center é a seguinte:
- Boa flexão de joelhos que permitirá que você receba o snap, mas ainda veja a defesa.
- Costas eretas, mantendo a cabeça erguida, permitindo pouca flexão na cintura.
- Seu ombro também deve estar paralelo à linha de scrimmage.
Conforme o QB se separa do center e da linha de scrimmage, ele então utilizará o dropback. Isso ajudará o quarterback a se separar do center e permitirá que ele obtenha a profundidade adequada em sua queda. Isso também permitirá que ele mantenha seus ombros paralelos à linha de scrimmage no início de seu drop, e evita que ele dê passos em falso ao receber a bola.
Shotgun
Receber o snap de uma posição de Shotgun pode ser mais fácil para um QB em comparação a estar diretamente under center. Ele tem vantagens em seu drop para trás e sua capacidade de ler a defesa. Os quarterbacks também podem ser mais evasivos na posição de shotgun porque têm uma visão melhor de ambos os lados. O shotgun também deve permitir que o QB tenha um drop muito mais suave para trás após receber a bola do center.
A postura é muito importante para um QB no shotgun, e muito diferente de estar sob o center. A técnica adequada de quarterback para a postura de shotgun é a seguinte:
- Ligeira flexão nos joelhos e na cintura.
- Os braços são estendidos para receber a bola do center, com uma ligeira flexão nos cotovelos.
Receber a bola na posição de Shotgun é algo que precisa ser muito praticado. Como seus dropbacks são diferentes do que quando estava under center, a mecânica no jogo de passes rápidos e longos para o QB foi alterada. É por isso que esses tipos de passes devem ser praticados para que o QB possa se sentir confortável na maneira como receberá a bola do centro e a lançará para o campo.
Drop-Back
O dropback de um quarterback deve ser bem controlado, equilibrado e nunca apressado, a menos que o jogo exija. Um bom QB está no ritmo de seus WRs e tem um bom tempo para que ele possa entregar seu passe no final de seu dropback, pouco antes de o WR quebrar sua rota. Um dropback que é apressado e não controlado não só desequilibra o QB, mas também prejudica o tempo do QB e a rota do WR. O dropback mais suave e equilibrado de um QB também permite que ele escaneie melhor o campo conforme o jogo está em andamento.
Um quarterback geralmente usará o dropback rápido e o longo. O primeiro não requer muita profundidade, mas geralmente envolve um tempo preciso. O trabalho com os pés deve ser rápido, embora tenha passadas curtas. No segundo, o QB deve usar passadas maiores em seu recuo. É importante que o QB não se esqueça de vigiar as costas. Este tipo de dropback envolve rotas de passe mais profundas. O footwork deve ser mais lento do que o rápido, o que permitirá que o QB deixe seu WR completar suas rotas.
Quando um quarterback atinge o topo do seu recuo, sua postura deve ser mantida firme. Aqui estão os pontos principais da técnica adequada do quarterback conforme ele se prepara após a queda.
- Boa flexão de joelhos, sem dobrar na cintura.
- Ombros abertos para a linha de scrimmage, enquanto suas costas permanecem eretas e não desleixadas.
- Seu queixo deve estar próximo ao ombro dianteiro, a fim de ver suas costas e escapar da pressão.
- Cotovelos próximos ao corpo, enquanto mantém a bola próxima ao peito, já que a parte superior da bola deve estar no nível de seu esterno. A bola nunca deve ser movida para muito longe do corpo.
- Seu ombro frontal deve sempre apontar para a direção em que ele quer lançar a bola.
Rollouts
O rollout do quarterback é feito under center e é bom para ser usado como uma mudança durante o jogo do drop-back usual. Também é uma boa maneira de um QB escapar dos defensores enquanto está sob pressão e tirar o QB do pocket para lançar a bola. Conforme o quarterback rola para fora, ele precisa ter um posicionamento adequado de seu corpo. Seus quadris devem estar alinhados com o recebedor para que ele possa passar a bola com precisão. O QB pode usar um passe de roll rápido ou um passe de roll profundo.
Quick-Roll
O objetivo de um passe rápido é levar a bola ao WR o mais rápido possível. No momento do snap da bola, o primeiro passo do QB estará em um ângulo de 45 graus em direção à direção para a qual ele irá rolar. Seu primeiro passo deve ser um pouco mais longo do que o normal.
Após passo inicial, os passos seguintes do QB devem ser mais curtas para chegar à área onde ele precisa arrancar a bola rapidamente. A bola deve ser lançada em seu terceiro ou quarto passo, enquanto o rolamento do QB deve ser 4 jardas atrás da linha de scrimmage.
- Os principais pontos da técnica adequada do quarterback durante o lançamento rápido são os seguintes:
- O primeiro passo é uma passada razoavelmente longa em um ângulo de 45 graus (CRÍTICO)
- O passe é lançado com o mesmo pé que ele faria durante o recuo regular under center
- Bola é lançada na terceira ou quarta passo
- O QB deve tentar dar um passo em direção ao WR enquanto joga a bola
Deep-Roll
Ao contrário do quick-roll, o Deep-roll exige que o QB se aprofunde muito durante o rollout, cerca de 9 jardas atrás da linha de scrimmage. Isso significa que seu primeiro passo precisará ser superior a 45 graus para que ele possa obter a profundidade adequada. A cerca de 7 jardas, o QB começará a desacelerar e se recompor, dando mais alguns passos no processo.
Em seguida, o QB começará a se mover de volta para a linha de scrimmage e na direção de seu recebedor. Novamente, seus quadris devem estar alinhados ao receptor para o qual ele lançará. Conforme ele se aproxima da linha de scrimmage, os passos do QB devem ser muito mais curtos e rápidos. Como no quick-roll, o QB deve lançar o mesmo pé que ele em um dropback regular sob o center.
Os principais pontos da técnica adequada do quarterback durante o deep roll são os seguintes.
- O primeiro passo do QB deve ser um ângulo de 90 graus mais longo. (CRÍTICO)
- A profundidade do QB deve ser de cerca de 9 jardas. (Quando um QB da mão direita rola para a esquerda, ele precisa se aprofundar um pouco mais para posicionar corretamente seus quadris)
- Conforme ele se aproxima da linha de scrimmage, o QB deve se mover na direção em que ele irá lançar a bola.
- Conforme ele se aproxima da linha de scrimmage, o QB deve encurtar suas passadas para que ele não seja pego entre as passadas.
Play-Action
Pode ser uma arma perigosa quando utilizado corretamente. A técnica é muito importante aqui e, na prática, requer muitas repetições para ser eficaz. Ao executar um play action, e muito importante, um bom QB deve ser capaz de vender uma falsa corrida. Também é melhor que um QB saiba qual defensor ele está tentando enganar antes do snap da bola.
Existem três tipos difrentes
Sell Fake
O QB faz o possível para fazer o play action parecer uma jogada de corrida, mesmo que leve alguns segundos.
Show Fake
Esse tipo de fake exige que o QB mostre a bola à defesa por um breve momento antes de puxá-la para trás e se preparar para o lançamento.
Time Fake
Isso envolve o QB mostrando a bola para a defesa, mas não afeta o tempo do WR. É ótimo para usar contra defesas que podem ser excessivamente agressivas contra a corrida. O fake ainda enganará a defesa, mas o QB não está escondendo a bola. Em vez disso, o QB está simplesmente tentando atrair a defesa e, em seguida, ir para o lado oposto de onde está mostrando a bola.
O time fake é usado para cronometrar rotas entre WRs. Nesse tipo de fake, o QB espera congelar o LB, de forma a colocá-lo em uma posição ruim. O QB mostrará a bola rapidamente, mas também a puxará rapidamente para se livrar da bola a tempo.
Texto adaptado de:
https://www.footballboost.com/Quarterback_Technique.html
Go Hawks!