Vamos falar aqui de um cara que não vai chamar atenção de muitos torcedores, mas que quieto no seu canto, pode se tornar um jogador muito útil, principalmente se for usado nas situações certas.
Pode ver mais sobre ele no vídeo acima, que foi um fechamento nosso haha.
Recap do Draft 2020 de Seattle
Qual projeção dos WRs titulares de Seattle?
Vamos para a análise!
Stats
Foram 21 alvos e 13 recepções para 159 jardas e 2 TDs. Apesar de ter passado jogos sem alvos ou recepção, desde o começo do ano Wilson procurou colocá-lo no plano de jogo o que pode ter surpreendido muitas defesas, por não contarem com essa possibilidade.
Foi uma amostra pequena, mas ao ver os snaps em todos os 17 jogos dos Seahawks no ano, Freddie Swain ficou em quarto lugar entre os recebedores da NFL com pelo menos 15 alvos com média de 7,8 jardas após a recepção / recepção feita.
Nos primeiros cinco jogos, jogou apenas 110 snaps ofensivos, Swain recebeu sete dos oito alvos para 97 jardas e um touchdown. Nesse ritmo, ele teria produzido 22 recepções para 310 jardas e três touchdowns em uma temporada de 16 jogos, o que teria sido um número muito respeitável para um recebedor nº 4 e novato.
À medida que a temporada avançava, no entanto, Swain não era um fator tão importante no jogo de passes. Com o resto do ataque estagnado na segunda metade e sofrendo para colocar pontos no placar, ele conseguiu apenas seis passes para 62 jardas e um touchdown nos 11 jogos finais e teve quatro jogos sem um único alvo no ataque. Viu um pouco de ação no jogo de retorno, retornando seis chutes para 137 jardas.
Utilização
O time não chegou a maximizar seu potencial, mas quando usado como o gadget player que ele é, teve seu êxito. Para os que não são acostumados com o termo, esse é aquele jogador que não vai funcionar no campo todo, mas consegue destaque em situações específicas, como screens, motions, end arround e coisas do gênero, como abordaremos mais a frente.
O que Freddie Swain pode agregar ao time?
https://twitter.com/blogcortes/status/1305521667922448386
Ele tem 101 jardas após a recepção. Nesse lance estávamos numa terceira para dezenove, já na primeira partida Wilson aciona Freddie Swain em busca das jardas que faltavam para para a primeira descida e ele fica a poucas jardas de conseguir a conversão.
Análise Seattle Seahawks 38 x 25 Atlanta Falcons
https://twitter.com/blogcortes/status/1308162127929245696
No segundo jogo consegue seu primeiro TD. Chamada muito boa ofensivamente. Ele alinha Carson como recebedor e Lockett vem no backfield causando uma confusão por parte da defesa dos Patriots sobre quem pegaria quem. A rota de Swain “é protegida” pela rota de Olsen e ele passa desapercebido. Com espaço a sua frente ele corre para achar a endzone.
Análise New England Patriots 30 x 35 Seattle Seahawks
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1310343073084342278
Esse é um tipo de jogada em que ele vai bem. Alinha perto da OL e vende bem a corrida com Carson, que Seattle já usara bastante naquele momento. Mais uma vez ele consegue espaço e avança para primeira descida rapidamente.
Análise Dallas Cowboys 31 x 38 Seattle Seahawks
https://twitter.com/blogcortes/status/1313494773832048642
Aqui mais um lance de gadget player. Ele vem em motion para o lado contrário do fluxo da jogada e serve como passe de segurança. Depois que Wilson percebe que não tem alvos nas primeiras progressões ele lança para Swain que tem mais uma vez campo aberto a sua frente e ele consegue um bom avanço novamente.
Análise Seattle Seahawks 31 x 23 Miami Dolphins
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1328096445354930181
Nesse jogo nosso ataque passou por grandes apuros e um dos poucos momentos em que fomos bem, foi quando acionamos Freddie Swain. Mais uma vez um motion, dessa vez com a ameaça do jet sweep também. Por mais que tenha ocorrido uma falha da defesa dos Rams ao não acompanhar, Swain recebe a bola e faz seu trabalho de jardas pós recepção.
Análise Seattle Seahawks 16 x 23 Los Angeles Rams
https://twitter.com/i/status/1343641834434801671
Mesmo tendo a maioria dos snaps como um slot, ele também mostrou algum potencial jogando nas laterais. Isso é bom porque poderia tomar snaps de David Moore, além de colocar Lockett pelo meio do campo onde pode render bastante. Wilson confia nele em profundidade, ele ganha do Fuller e por um detalhe não conseguiu completar a recepção.
Análise Seattle Seahawks 20 x 15 Washington Football Team
https://twitter.com/i/status/1338305149727608832
Swain alinha como slot e o conceito smash no lado externo do campo faz o safety errar a leitura e deixar o camisa 18 livre para conseguir os 6 pontos.
Análise New York Jets 3 x 40 Seattle Seahawks
https://twitter.com/i/status/1348071125683757056
Quanto mais for usado na lateral, mais chances dele se manter no time e ajudar com o esquema. Com isso, Lockett poderia ficar pelo meio do campo e nos ajudaria bastante a explorar essas zonas.
A última impressão…
https://twitter.com/i/status/1348039525621235722
Infelizmente ele deixou uma má impressão ao não conseguir fazer esse bloqueio e gerar uma pick six que atrapalhou demais o resto do jogo. Ele é muito disposto, mas foi um erro importante, apesar que não define, esperamos que use isso como combustível para evoluir.
Análise Los Angeles Rams 30 x 20 Seattle Seahawks
Veredito
Refletindo sobre sua temporada de novato como um todo, há muito o que ser otimista em relação ao futuro de Swain em Seattle. Wilson obteve uma classificação de passador de 129,1 quando mirou nele na temporada passada e o jovem provou ser confiável quando teve a oportunidade de fazer jogadas, registrando zero drops e pegando 14 de 20 alvos em 17 jogos no total.
Ele começou o ano com chances de sequer fazer o roster, mas terminou ficando e surpreendendo como WR4. Uma boa aposta visto que Seattle nunca conseguiu estabelecer um WR3, seja pela NFL impedir Gordon de jogar, seja pela inconstância de David Moore. Swain fez o suficiente para ao menos entrar na briga por isso, principalmente porque Moore agora está nos Panthers.
Vai ser uma offseason dura para ele. No Draft Seattle trouxe três caras que vão dar trabalho para ele. D’Wayne Eskridge que de certeza estará a sua frente no depht chart, e fez duas das melhores aquisições de UDFAs, com Tamorrion Terry e Cade Johnson. Vai ser bom ver essa briga e quem tem a ganhar é Seattle!
Go Hawks!
[…] – Fred Swain – 6’0, […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]
[…] Freddie Swain, uma grata surpresa! […]