2021 foi a segunda vez nos últimos 27 anos que o cap diminuiu de um ano para outro. Obviamente, isso era esperado devido a temporada de 2020 ter sido impactada pela pandemia do COVID-19. Com essa diminuição, um termo que vimos com certa frequência na renovação de vários jogadores foi o tal do “voidable year”.
Playbook 35: Como funciona o salary cap na NFL?
Antes de ler mais sobre isso, aconselho a leitura do texto acima para compreender melhor como funciona o cap e os contratos na NFL.
Vamos lá!
Como funciona o Voidable Year?
Vamos usar como exemplo primeiro, um contrato SEM o artifício. O jogador X vai receber um contrato de 20 milhões em 2021. Logo, 20 milhões devem ser subtraídos do cap que o time tem para 2021. Tudo certo até aí, não é?!
Agora vamos supor que a equipe chega para o jogador X e diz que ao invés de dar um salário de 20M, eles querem te dar um BÔNUS de assinatura de 20M. Para o jogador é ainda melhor, no momento da assinatura ele vai receber o PIX caindo na sua conta em toda sua totalidade. Ou seja, da parte do jogador não deve haver nenhum empecilho.
Mas na vida não há almoços grátis, em troca disso, o time quer que o jogador X assine um contrato de cinco anos. Porém, não é realmente um negócio de cinco anos. Ele é anulado após a primeira temporada, então é na verdade um contrato de um ano disfarçado em um contrato de cinco anos. No entanto, ao assinar um contrato de “cinco anos” com X, a equipe pode espalhar o cap desse bônus de assinatura ao longo da vida do contrato. Então, em vez de um limite de 20 milhões atingido em 2021, a equipe tem apenas um cap hit de 4M.
O cap hit de um bônus de 20 milhões em um contrato de cinco anos – mesmo um contrato falso de cinco anos – é distribuído uniformemente por todos os cinco anos. Mas seu acordo especial é anulado após uma temporada, e os $ 8 milhões restantes são adiantados em 2022. Então, funcionalmente falando, a equipe empurrou 16 milhões (20M do total – 4M do que realmente está no cap hit daquele ano) do cap hit de 2021 para 2022. Nesse acordo, todos saem ganhando O jogador, recebe todo o dinheiro imediatamente. A equipe empurra a maior parte do custo para 2022, o que é ótimo para a equipe.
Por que usar voidable year?
As equipes querem vencer agora. As pessoas que dirigem franquias da NFL são competitivas. Eles não querem esperar e construir uma equipe de calibre de campeonato da maneira financeiramente sólida, quando poderiam trazer os jogadores imediatamente e se preocupar com as ramificações mais tarde. Além disso, se esses executivos não ganharem agora, eles podem ser demitidos. Portanto, os ganhos de curto prazo às vezes são priorizados à frente da saúde financeira de longo prazo.
Se esse ano foi de baixa, os anos seguintes são projetados os maiores lucros da liga nos últimos tempos. Então se você pode “pagar uma conta no futuro”, por que pagar isso agora?
Então, o que são Voidable Year?
Um ano voided é um ano ‘extra’ na duração do contrato que a equipe e o jogador pretendem anular. Em outras palavras, é um ano “fictício” no contrato que o jogador nunca jogará ou será pago, e existe com o único propósito de diminuir o limite anual atingido, especialmente no primeiro ano do contrato.
Como mencionado acima, este tipo de contrato não é nenhuma novidade, embora a maioria das equipes os use com moderação, ficou mais em voga nesse último ano, justamente pela queda do cap.
Go Hawks!
[…] Playbook 36: Voidable Year: O que é e como funciona? […]
[…] Playbook 36: Voidable Year: O que é e como funciona? […]
[…] Playbook 36: Voidable Year: O que é e como funciona? […]
[…] Playbook 36: Voidable Year: O que é e como funciona? […]
[…] Playbook 36: Voidable Year: O que é e como funciona? […]