Outrora escolhido despretensiosamente na última escolha do sexto round de 2021, Freddie Swain começou a tomar um espaço maior no ataque dos Seahawks. Como calouro ele vendeu caro para o veterano David Moore a disputa pelo cargo de WR3. Inclusive, o time se viu tranquilo de deixar ele assinar com os Panthers e ficar com Swain.
Freddie Swain, uma grata surpresa!
Em 2021 o time investiu uma segunda rodada em mais um reach, Dee Eskridge. Swain produziu muito mais que o novato, mesmo levando em conta as lesões. Ele dobrou seu número de TDs da temporada de calouro, de 2 para 4 e foi o terceiro do time em TDs recebidos, empatado com Gerald Everett e atrás apenas de Tyler Lockett e DK Metcalf.
Vamos lá!
Stats
Swain teve 25 recepções em 40 alvos, 343 jardas, 4 touchdowns. Também teve 5 carregadas para 32 jardas e teve uma média de 6,4 jardas por corrida, principalmente em jet sweeps. Teve apenas 1 drop na temporada. 65% dos snaps foram no slot (257)
Trabalho nos times especiais decepcionante
Swain jogou bem no ataque, mas sua longa carreira como retornador de punt em equipes especiais provou ser uma aventura durante vários momentos da temporada. Enquanto ele teve uma média de 8,6 jardas por retorno e teve sete retornos de mais de 10 jardas em apenas 22 tentativas, sua tomada de decisão sobre quando fazer punts de fair catch era questionável na maioria das vezes. Houve várias ocasiões em que ele optou por pedir um fair catch quando tinha amplo espaço à sua frente para operar, limitando a posição de campo inicial potencial para o ataque, e também um muffed punt.
Recebendo passes
Emergindo como um recebedor complementar viável ao lado de Lockett e Metcalf, Swain dobrou sua produção em comparação com sua temporada de calouro e dropou apenas um passe. Adicionando uma dimensão diferente ao seu jogo, ele conseguiu três recepções de mais de 30 jardas, incluindo uma recepção de touchdown de 68 jardas contra os Titans na semana 2 e um de 32 jardas contra Washington na semana 12. Ele liderou todos os skill players da equipe com mais de 15 alvos conquistando 8,2 jardas após a recepção por recepção e a combinação de Wilson/Swain postaram uma classificação de 126,3 ao tê-lo como alvo.
O time parece querer investir mais em Eskridge e acabou tirando alguns snaps de Swain. Os números inflados dele vem de 3 TDs longos e uma recepção também para muitas jardas. Ele tem ferramentas do esquema Waldron, poderia ter dado continuidade ao que vimos no ano passado, principalmente em jardas pós recepção, mas isso foi uma fraqueza do ataque em geral na temporada passada. Ele ficou muito esquecido, principalmente vindo no slot, não tivemos uma ameaça real no meio do ataque e é sempre bom ter mais armas para o ataque não ficar previsível.
Dos 6 TDs que ele tem na carreira, 5 foram em busted coverage. Não dá para passar o mérito para ele, mas o artilheiro dentro da área tem que marcar.
Esse foi o único TD sem estar livre. Logo no começo da temporada, ele confiou em Wilson e se manteve me sinergia com o QB até o último minuto e fez uma baita recepção. Wilson não tem medo de lançar a bola para ele, falta envolvê-lo mais no ataque.
Veredito
No geral, Swain teve uma segunda temporada sólida em Seattle, provando-se como um terceiro ou quarto recebedor capaz em quem Wilson confia do lado de fora ou fora do slot. Sua capacidade de executar jet sweeps também se encaixa bem no ataque de Waldron e deve permitir que ele tenha muitos toques em 2022.
Se ele puder dar mais um passo à frente no ataque e melhorar em equipes especiais, ele poderá começar fazer seu caso para um segundo contrato com Seattle.
Go Hawks!
[…] – Fred Swain – 6’0, […]
[…] Freddie Swain #18: Poupado. Freddie Swain tem mais um ano de WR3 […]