Playbook 62: Os tipos de WR que existem

Os scouts da NFL classificam os wide receivers em cinco critérios- mãos, padrões de rota, aceleração, bloqueio e corrida depois da recepção. Pegar a bola é a variável mais crítica. Os passes perdidos interrompem o ímpeto, muitas vezes quebram o ritmo do ataque, sendo também a diferença entre sair sem nada e com 6 pontos.

Se desmarcar é essencial. Recebedores de destaque possuem um talento especial para fazer todas as rotas parecerem iguais, são físicos o suficiente para sair na linha de scrimmage, usam sua rapidez para criar separação e têm mãos para receber o passe.

Por vezes nós falamos que tal recebedor é de tal tipo. E isso não é nem sobre ser recebedor X, Y ou Z. Uma prova recente foi o fato de falarmos que Metcalf esse ano tem sido usado mais como um Possession Receiver, do que seu estilo principal.

Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?

O que isso significa?

É isso que vamos explicar aqui!

Vamos lá!

Possession Receiver

Atributos físicos necessários: Ótimas mãos, coordenação olho-mão. Atletismo superior. Bom tamanho. Boa força.

Atributos mentais: Disciplinado a executar padrões precisos. Resistência mental para não perder jogadas.

Principais exemplos: Larry Fitzgerald. Marvin Harrison. Chad Ochocinco. Brandon Marshall.

Esses recebedores raramente perdem um passe. Eles são fisicamente fortes, saindo da linha de scrimmage. Eles executam rotas disciplinadas para permitir que um quarterback lance o passe antes que a rota termine. Os ótimos fazem com que todas as rotas pareçam iguais, sejam longas ou curtas. Veteranos experientes montam um defensor, salvando movimentos importantes para um momento crucial. Uma explosão de velocidade acumula YAC (jardas após a recepção).

Slot Receiver

Atributos físicos: Pequeno, 6 pés ou menor, menos de 200 libras. Mãos firmes. Boa rapidez.

Atributos mentais: Destemido, disposto a receber pancadas no meio do campo. Corrida de rota disciplinada.

Principais exemplos: Wes Welker, Doug Baldwin

Slots talentosos têm uma feeling para encontrar espaços entre as zonas, usando movimentos precisos para se abrir contra linebackers e safeties. A explosão dos cortes cria a separação. Usa o controle do corpo para proteger os defensores. Os bons desenvolvem um relacionamento de contato visual com seu quarterback, fazendo ajustes rápidos. Fisicamente difícil de absorver pancadas.

Physical Receiver

Atributos físicos: Alto. Fisicamente forte. Salto vertical excepcional, coordenação olho-mão. Mãos fortes.

Atributos mentais: Confiança para vencer batalhas físicas um contra um. Disciplinado para executar rotas para um local específico.

Principais exemplos: Larry Fitzgerald, Randy Moss. Michael Crabtree. Dez Bryant.

Os recebedores de bolas contestadas têm uma mentalidade de boxeador, confiantes de que podem vencer qualquer batalha individual. Eles usam seu atletismo para pular no momento preciso para pegar a bola no ponto mais alto ao pular acima de um defensor. Eles também executam rotas disciplinadas, permitindo que o quarterback jogue a bola para um local específico.

Speed Receiver

Atributos físicos: Velocidade incrível. Geralmente 4,4 ou mais rápido na corrida de 40 jardas. Boa coordenação mão-olho para fazer recepçõespor cima do ombro. Boa rapidez necessária para usar um movimento para ludibriar um cornerback. Às vezes rígido, muitas vezes sem a capacidade de criar separação.

Atributos mentais: Estabeleça um medo de que os defensive backs estejam preocupados com a possibilidade de serem derrotados, o que pode abrir rotas mais curtas. Altruísta, sabendo que pode haver apenas uma ou duas rotas consecutivas jogadas em um jogo. Confiança de que podem fazer capturas por cima do ombro necessárias nas rotas mais profundas.

Principais exemplos: Tyreek Hill,

A velocidade permite que eles fiquem atrás da defesa para uma grande jogada, mas também precisam de concentração para fazer recepções por cima do ombro na corrida. Se eles puderem estabelecer o medo – os defensive backs preocupados com a possibilidade de serem derrotados – isso pode abrir caminhos mais curtos. O lado negativo são os recebedores de velocidade unidimensionais que não dobram como recebedores de posse, muitas vezes são rígidos, incapazes de criar separação.

Gadget Player

Talvez seja o protótipo mais novo dentre os supracitados. É o jogador que normalmente corre com a bola, é mandado em jet motions. Usa rotas curtas, buscando jardas após a recepção.

Principal Exemplo: Percy Harvin.

Referências:

https://www.oklahoman.com/story/sports/college/cowboys/2010/08/29/breaking-down-the-different-types-of-receivers/61216978007/

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