Quais times podem entrar na briga por Geno Smith?

Estamos há pouco menos de um mês do início da free agency. Talvez o jogador que mais divida a torcida entre querer ou não uma renovação, seja Geno Smith o QB que liderou o time ano passado. Há quem seja grato pela “mágica” que ele fez de levar esse time aos playoffs com uma defesa pífia, há quem o “culpe” pela segunda metade de temporada muito ruim que custou uma melhor posição na pós temporada. Também existe quem apenas queira um QB novo vindo do draft.

Vamos discutir o caso!

O caso para Geno Smith ficar

A NFL estipulou a franchise tag para QBs e custará pouco mais de 32M. Seattle – na pessoa do seu GM , John Schneider – falou que não teria problemas em colocar a tag em Geno caso o time não fechasse uma renovação mais longa. Eu acho que isso foi um erro grande por parte do front-office, mas deixemos isso de lado por hora.

Então, vamos assumir que o valor de mercado de Geno Smith seja aproximadamente 30M. Primeiramente, faz todo o sentido Geno querer uma grana nesse ponto da sua carreira. Ele nunca teve um contrato longo na vida e se não conseguir um agora, no melhor ano da carreira, não conseguirá nunca mais. Mas, voltando aos 30M, eu não acho que NENHUM time da NFL, diferente de Seattle, esteja confortável de dar essa grana pelo Geno. Claro que temos alguns GMs que se empolgam demais e podem puxar o gatilho, mas ainda acredito que a liga tenha desconfiança a respeito do desempenho do QB.

Dessa forma, usando apenas suposições, digamos que os valores sejam os seguintes:

  • Geno acha que vale 32M;
  • A liga acha que Geno vale por volta dos 20M;
  • Seattle estaria disposto a fechar por 25M;

Eu não sei se Seattle terá essa destreza nas negociações, mas acho que deveria ser dessa forma a condução. Deixar Geno testar o mercado e ele verá que seu valor é bem abaixo do valor da tag. Contudo, Seattle estaria disposto a dar um contrato maior que o valor de mercado para mantê-lo até o próximo QB ser desenvolvido via draft.

Seria uma “vitória” para ambos os lados.

O caso para Geno Smith sair

Las Vegas Raiders

Existe MUITA pressão no cargo de Josh McDaniels. Ele não mostrou nada para o torcedor dos Raiders se empolgar e parece estar em vias do seu segundo fracasso como Head Coach. Sendo assim, eu não acho que ele queira ir em 2023 com um QB novato, que demorará para trazer os resultados que ele tanto precisa. Até por esse motivo que nunca entendi o corte de Derek Carr.

Portanto, os Raiders devem ir de QB veterano nessa offseason. E por conta disso, os Raiders podem estar dispostos a desembolsar uma grana pelo atual Comeback Player of The Year.

Tampa Bay Buccaneers

Todd Bowles já foi treinador de Geno Smith em sua época nos Jets. Ademais, os Bucs levaram o QB Coach, Dave Canales para se tornar o Coordenador Ofensivo do time. Canales foi diversas vezes mencionado como um dos fatores para o bom ano de Geno. Tendo essa história e conexão com esses membros da comissão técnica, e com o fato de Kyle Trask ser o único QB no momento com contrato, o time de Tampa pode tentar trazer Geno para comandar seu ataque.

Seahawks faz mudanças na comissão técnica

O grande obstáculo nisso, é que para fazer uma oferta alta, os Bucs precisarão de ajustes. Eles estão muito acima do cap e terão que fazer cortes ou reestruturar contratos para a próxima temporada. Isso deve acontecer, trazendo Geno ou não.

New York Jets

A situação com os Jets é um pouco parecida com a dos Raiders. A corda no pescoço de Robert Saleh deve estar mais folgada do que a de Josh McDaniels, mas ainda assim o time espera por resultados. A franquia de NY, aparentemente, desistiu de Zach Wilson e não tem nenhum QB no elenco que possa ajudar o time a almejar algo em 2023.

Isto posto, são outra franquia que deve preferir um QB veterano do que um QB no draft, tendo em vista a ânsia por resultados mais imediatos. Geno voltando para NY e tendo um ano bom, seria uma daquelas narrativas bem quistas pela NFL. O bom filho a casa torna.

Forever a 12s!

Deixe um comentário