Como as novas regras de retorno de chutes podem impactar os Seahawks?

O Comitê de Competição da NFL aprovou uma mudança para a próxima temporada da NFL em relação aos pontapés iniciais. Essencialmente, a NFL está adotando as populares regras iniciais da XFL, na esperança de promover segurança, mas também jogadas interessantes e mais retornos.

A regra afirma:

1. A bola é chutada da linha de jarda-35 (inalterada)

2. A equipe de chute (além do chutador) se alinha na linha de jarda-40 da equipe de retorno

O chutador não pode cruzar a linha de jarda-50 até que a bola toque o solo ou o jogador na zona de pouso ou endzone. Os 10 jogadores da equipe de chute não podem se mover até que a bola atinja o solo ou um jogador na zona de pouso ou na endzone.

3. Pelo menos 9 jogadores da equipe de retorno devem se alinhar entre suas próprias linhas de jarda 35 e 30.

Sete desses jogadores precisam ter um pé na linha de 35 jardas. Os jogadores nesta zona não podem se mover até que a bola atinja o solo ou um jogador na zona de pouso ou na endzone. Máximo de dois retornadores atrás da zona de recepção.

4. Touchbacks

Chutes que caiam dentro ou além da end zone colocarão a bola na linha de jarda-30. Se a bola cair em jogo, rolar para a end zone e houver um touchback, ela será marcada na linha de jarda-20 e não na linha de jarda-30. Esta nova regra provavelmente levará a mais tentativas de retorno de chute. A ESPN divulgou um artigo estimando que haverá um salto na quantidade de retornos de 21% em 2023 para cerca de 50-60% na próxima temporada.

Com esta mudança iniciada para a temporada de 2024, há duas áreas a abordar. Como os Seahawks defenderão esse novo formato de retorno de chute e como eles podem usá-lo da melhor forma quando devolverem os chutes?

Obviamente, deve-se pensar em quem os Seahawks devem posicionar para defender os retornos dos chutes. Pode ser necessário um nível mais alto de habilidades de saída de bloqueios e tackles. Jogadores rápidos para kickoff não serão tão necessários, dado o combate corpo a corpo do novo formato. Haverá mais técnica envolvida, assim como um linebacker ou um box safety. Isso pode fazer com que o time leve mais LBs do que fez nos últimos anos. Os treinadores também precisam estar atentos ao evasivo retornador de chute e não implantar uma equipe de kickoff muito mais lenta do que o retornador.

Quanto a quem pode ser escolhido para devolver os chutes em Seattle, o time tem algumas opções. Da turma de draft de 2024, Nehemiah Pritchett se destaca. A ex-escolha de Auburn fez um tempo de 4,36 no Combine, que foi o oitavo tempo mais rápido registrado em Indianápolis. A escolha da quinta rodada de Seattle retornou chutes para Auburn em 2021, com média de 31,3 jardas por retorno. Ele se encaixa no molde para um retornador ideal neste novo ambiente. Dado o profundo espaço defensivo que Seattle possui, a melhor chance de Pritchett em uma vaga no elenco pode de fato ser em times especiais. As novas regras iniciais podem abrir caminho para que ele, e outros como ele, façam o roster da NFL que de outra forma não teriam.

Nehemiah Pritchett consegue um lugar no elenco?

Os Seahawks também contrataram o recebedor Laviska Shenault Jr. Nas últimas duas temporadas, ele devolveu chutes para o Carolina Panthers. Seattle pode querer usar Shenault da forma mais versátil possível, como recebedor e retornador. Ele até correu a bola 12 vezes no ano passado para Carolina. No que diz respeito à velocidade, Shenault não está no mesmo nível de Pritchett. No entanto, com 6-1 e 220 libras, o ex-aluno do Colorado tem tamanho extra e visão que algumas equipes gostam em um retornador. Neste novo formato de kickoff, ter algum tamanho pode ajudar a quebrar os tackles quando ele chega à linha onde as duas equipes de kickoff estão travando um combate corpo a corpo. Sua visão também poderia beneficiá-lo ao tentar encontrar um buraco em meio a todo aquele engarrafamento.

Laviska Shenault Jr reforça o grupo de recebedores

Dee Williams poderia entrar no time apenas por sua habilidade de devolver chutes se mostrar talento para isso. Ele foi um especialista em retornos para o Tennessee nas duas últimas temporadas no Rocky Top, chegando a marcar touchdowns de retorno de punt em ambos os anos. Ele não tem a velocidade máxima de norte a sul que Pritchett tem, mas sua leve estatura e rápido movimento lateral o categorizam como um quebrador de tackles com a bola nas mãos. Um jogador que consegue passar por buracos e contornar um ou dois defensores pode ser valioso nesta nova era de kickoffs. Williams parece ter isso de sobra.

Por que o UDFA Dee Williams pode ter um impacto imediato?

A nova regra inicial também pode ser uma graça salvadora para o amado pela torcida, que está  em apuros, Dee Eskridge. Desde que foi selecionado na segunda rodada do draft de 2021, ele foi lesionado, suspenso ou ineficaz. Ele tem 17 recepções para 122 jardas em três temporadas em seu nome. No entanto, na temporada passada ele foi o retornador reserva de Seattle para Deejay Dallas, que não está mais no time. Ele retornou oito chutes para 224 jardas. Seu 4,39 na 40 jardas é certamente um ponto a seu favor. Ele e Pritchett podem ter uma batalha pelo retorno na próxima temporada.

Como ele afundou no roster, e hoje briga por no máximo ser o WR5, esta pode ser sua última chance para Eskridge ficar com os Seahawks. Este novo formato poderia fornecer-lhe o caminho para reconstruir o seu valor.

Jogadores menos conhecidos como Hayden Hatten, Easop Winston Jr. e Kobe Lewis também poderiam entrar na conversa para a função de retornador com esta nova regra. Independentemente de como os Seahawks o façam, decidir quem devolverá os chutes este ano pode exigir mais reflexão e planejamento do que nos anos anteriores. As equipes podem realmente criar uma vantagem distinta se lidarem bem com os pontapés iniciais. As equipes que priorizam isso podem se ver com melhor posição em campo, em média, do que aquelas que não aproveitam.

Esse texto foi uma tradução livre de:

https://www.si.com/nfl/seahawks/seahawks-news/how-can-seattle-seahawks-best-take-advantage-new-kickoff-rules

Forever a 12s!

Deixe um comentário