Houve um pouco de confusão sobre se a recepção na end zone do novato do Arizona Cardinals, Marvin Harrison Jr, contra o Seattle Seahawks deveria ou não ter sido considerada um touchdown.
Harrison definitivamente pegou a bola com Josh Jobe em cobertura apertada, mas ele só colocou um pé no chão antes que seu outro pé atingisse o pylon e caísse fora de campo. O técnico do Cardinals, Jonathan Gannon, contestou a decisão de passe incompleto, que acabou sendo mantida.
Por alguma razão, a transmissão da FOX curiosamente não trouxe o analista de regras Mike Pereira para explicar a contestação. O locutor de jogada a jogada Adam Amin observou que Harrison teve seu pé direito atingindo o pylon duas vezes, o que não é o mesmo que “ambos os pés no chão”. O que provavelmente precisava ser esclarecido era se o pé esquerdo de Harrison atingindo o pylon constituía ou não “inbounds”. Houve alguns comentários nos tópicos do jogo Field Gulls e Revenge of the Birds (além das mídias sociais) inseguros sobre a regra.
Bem, se a FOX não esclareceu, então eu o farei.
Por que a recepção de Marvin Harrison Jr. foi considerada incompleta
O livro de regras da NFL afirma o seguinte sobre um passe completo ou uma interceptação:
Um passe para frente é completo (pelo ataque) ou interceptado (pela defesa) no campo de jogo, na linha lateral ou na end zone se um jogador, que está dentro de campo:
(a) assegura o controle da bola em suas mãos ou braços antes que a bola toque o chão; e
(b) toca o chão dentro de campo com ambos os pés ou com qualquer parte do corpo que não seja suas mãos; e
(c) após (a) e (b) terem sido cumpridos, realiza qualquer ato comum ao jogo (por exemplo, esconder a bola, estendê-la para frente, dar um passo adicional, virar para o campo ou evitar ou afastar um oponente), ou ele mantém o controle da bola por tempo suficiente para fazê-lo.
Bater no pylon não é o mesmo que bater no chão. Isso por si só é suficiente para afirmar que Harrison estava fora de campo.
Tocar no pylon constitui fora de campo?
Não.
Um jogador ou um oficial está fora de campo quando toca uma linha de limite, ou quando toca em qualquer coisa que esteja dentro ou fora de uma linha de limite, exceto um jogador, um oficial ou um pylon .
Quando bater no pilão com a bola de futebol é um touchdown?
Em uma situação de pontuação, a bola de futebol batendo no pilão é diferente de um jogador batendo no pilão. Novamente, do livro de regras da NFL:
Uma bola em posse do jogador toca o pylon , desde que, após o contato com um oponente, nenhuma parte do corpo do jogador, exceto suas mãos ou pés, tenha tocado o chão antes que a bola tocasse o pylon .
Os Seahawks já estiveram no lado errado dessa jogada antes
Tenho certeza de que você vai me desprezar por usar esse exemplo, mas os Seahawks podem se identificar com essa situação. No Super Bowl XL, logo antes do final do primeiro tempo, Matt Hasselbeck lançou um passe longo para Darrell Jackson pela linha lateral. Jackson teve seu pé esquerdo dentro de campo enquanto o direito raspou no pylon antes de tocar fora de campo. O passe foi considerado incompleto e nunca houve nem mesmo uma revisão da cabine.
Então aí está. Uma recepção e tanto de Harrison. Mas é preciso colocar os dois pés ou alguma outra parte do corpo que não seja a mão dentro de campo para que isso conte como um touchdown.