Mason Richman é o desconhecido do Draft de Seattle

Com a 234ª escolha do Draft 2025, na sétima rodada os Seahawks escolheram o OT Mason Richman. Normalmente, no sétimo round são escolhidos jogadores menos badalados e os times por vezes tentam garantir alvos que desejam entre os UDFAs.

Vale lembrar que os Seahawks tem bom aproveitamento na sétima rodada, como nomes de Chris Carson, David Moore, Malcom Smith, J.R. Sweezy. Porém não deve ser o que vai acontecer com Richman que vai precisar lutar muito por um vaga no elenco final.

Quem é Mason Richman?

Mason Richman é natural de Kansas e jogou como Defensive End e Tight End no High School. Ele se comprometeu com Iowa ao invés de Kansas e chegou como OT com 250lbs. Ele adicionou 60lbs nos seus dois primeiros anos. Virou titular em 2021 e assim seguiu com 52 jogos como LT, o maior número de jogos por qualquer jogador de Iowa durante o comando de Kirk Ferentz (ou seja, desde 1999). Recebeu Honorable Mention All-Big Ten em todos os seus 4 anos de titular.


Os números dele são no máximo regulares, com exceção dos drills de agilidade. Seu Short Shuttle teria sido o sexto melhor do Combine e seu 3-Cone Drill teria sido o terceiro.

Richman era tão “desconhecido” que até o site da NFL não tinha a sua foto durante o Draft. Obviamente, pouco tempo depois isso foi resolvido, mas no momento gerou algumas risadas.

Eu assisti bastante a OL dos Hawkeyes de olho em Logan Jones, center (que é meu alvo favorito para o Draft 2026, já que decidiu retornar), o RG Connor Colby (escolhido pelos 49ers) e que terá para 2026 Gennings Dunker como RT que também merece atenção. Richman era o que menos chamava atenção do grupo, mas ainda assim, fazia parte de um grupo muito bem treinado, principalmente para o esquema de wide-zone.

Pass Pro

Teve uma nota de bloqueio de passe de 79,6 em 2024, permitindo 2 sacks em 316 snaps de bloqueio de passe. Ele usa com frequência o jump set, indo de forma agressiva atrás do adversário.

Ele parece precisar fazer muito esforço para se movimentar.

Com braços curtos permite que o adversário chegue ao seu peito primeiro e consiga um bom long-arm.

Usar as duas mãos juntas pode gerar problemas para quem tem braços curtos. Aqui ele não tem com se recueprar desse spin move.

Ele não parece ser capaz de se recuperar. Ele toma um ângulo ruim, tenta xhegar com braços, que são curtos e permite a pressão que acaba gerando uma interceptação.

Run Block

As 197,2 jardas de corrida por jogo de Iowa em 2024 ficaram em terceiro lugar no Big Ten e em 24º no país, e foram as maiores do programa desde 2002.

Mason Richman ficou em 33º lugar entre 131 tackles qualificados com uma nota de bloqueio de zona de 76,7, de acordo com a PFF.

Mais um snap básico para esquema de zona. Bom passo lateral para executar um bom reach block.

Vejam como ele se move bem quando a questão é chegar nos linebackers, o problema é que simplesmente ele não consegue se manter engajado no bloqueio.

Bom trabalho bloqueando no primeiro nível, sabendo a hora certa de avançar, chegando inteiro no bloqueio do LB, mas, novamente, não consegue manter o bloqueio. Isso é algo que se repete muito no seu tape. Ele chega bem no segundo nível, mas perde o bloqueio. Falta controle corporal.

A movimentação dele para ir ao segundo nível é bem mais natural do que seu trabalho no pass pro. Contudo, depois de acertar o primeiro bloqueio ele deveria continuar com o próximo bloqueio, mas para. Faltou processamento da jogada.

Veredito

Dentre as 11 escolhas do Draft 2025 de Seattle, Richman é que tem menos chances de conseguir ficar entre os 53 finais. Richman já é um veterano e é difícil que corrija alguns erros técnicos que vão lhe complicar na NFL. Ficou bem claro que os Seahawks ficaram interessados com o trabalho de bloqueio em zona, que é destaque da linha ofensiva de Iowa.

Ele era projetado como um UDFA, então é normal usar uma sétima para escolhê-lo. Contudo, ainda existiam opções melhores para OT disponíveis como: Esa Pole (visitou Seattle), Hollin Pierce, Logan Brown (companheiro da escolha de sexta rodada Bryce Cabeldue).

Acredito que Josh Jones, até por sua versatilidade, esteja garantido como backup de OT, e Mike Jerrell, mesmo vindo de Findlay, aparenta ter um potencial maior devido as qualidades físicas. Richman chegou a ser anunciado como guard, mas logo John Schneider e Mike Macdonald disseram que ele seria OT. Apesar da concorrência menor, ele ainda deve ser apenas um candidato a time de treinos.

Forever a 12s!

One Reply to “Mason Richman é o desconhecido do Draft de Seattle”

  1. […] Mason Richman é o desconhecido do Draft de Seattle […]

Deixe um comentário