As vezes durante os textos algum termo pode não ficar claro, sendo assim vamos colocar aqui nosso dicionário de termos, para facilitar a compreensão.
Para quem está começando ainda temos esses textos:
- Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo
- Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano
- Playbook 17: Pontuações na NFL
Audible
Quando o QB analisa a situação e precisa mudar a jogada, ele faz um audible. Um famoso, é o “Omaha” de Peyton Manning
"OMAHA!"
Peyton Manning was a coach on the field and brought "old school" quarterbacking back to the NFL 🗣#NFL100
📺: NFL 100 GREATEST GAME CHANGERS on NFL Network pic.twitter.com/iM52RlVfFy
— NFL Network (@nflnetwork) October 26, 2019
Backfield
É a área atrás da linha de scrimmage onde o Running Back e QB se posicionam.
Black Monday
O dia seguinte ao último domingo de temporada regular. Normalmente o dia em que treinadores e GMs são demitidos.
Blind Side
Lado cego do QB. O QB sendo destro, quando ele for passar, ele deixará seu lado esquerdo exposto, se for canhoto, o lado direito. É nesse lado que a proteção deve ser ainda mais importante, para evitar qualquer tipo de lesão ao QB.
Blitz
Normalmente quem vai atrás do QB são os jogadores da linha defensiva. Quando o time manda mais alguém atrás do QB, como um DB ou LB, chamamos essa jogada de blitz.
Nice designed blitz by Seattle. OL sliding right, Wagner comes on a delay with the RB picking up outside pressure. Cousins caught completely unawares. pic.twitter.com/jtCB57H7p1
— Michael Kist (@MichaelKistNFL) March 11, 2018
Bootleg
Movimento realizado pelo Quarterback, que finge entregar a bola para o Running Back e mantém a sua posse logo em seguida, correndo para o sentido contrário de seu companheiro, em direção a linha de scrimmage. Neste momento, o QB pode optar pelo passe ou por seguir correndo.
The 3rd sack on Wilson was such a missed opportunity for the #Seahawks. If only Khalil Mack didn't read it properly (lol)
– Naked bootleg
– Penny was wide open on wheel (a la Marshawn Lynch!)
– I'm VERY impressed Wilson saved some of these yards thoughpic.twitter.com/df0dRyORw1— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 19, 2018
Box
Uma área no lado defensivo da bola, cinco jardas para trás da linha defensiva. Quanto mais jogadores você coloca no box, mais chances tem de parar a corrida.
Bull Rush
Bump And Run
Bust
Veja também, LJ Collier. HAHAHA. É o termo usado para um jogador que não se provou na NFL, se esperava muito dele, mas acaba decepcionando.
Cap
É o teto salarial que cada time pode gastar.
Challenge
É o VAR do futebol americano. Só que aqui, o time pode desafiar a jogada para pedir que a arbitragem revise. Se você desafia e perde, você é punido com a perda de um tempo. Ou seja, você só pode desafiar se tiver tempo disponível. Não se pode desafiar nos dois últimos minutos, apesar da arbitragem por si só, poder pedir um momento para revisar. Cada time tem um desafio por tempo. Se você ganha, você tem direito a usar outro, se você perde, já era!
Checkdown
Válvula de escape para o QB, passe de segurança. Normalmente é um passe curto para RB ou TE.
Clipping
Dime
É quando um time usa uma formação com 6 defensive backs.
Down
É o que chamamos de descida. Cada time tem 4 descidas/tentativas, para conseguir avançar as dez jardas e conseguir um novo first down.
Draft
O evento em que as equipes da NFL, escolhem seus jogadores vindo das universidades.
Draw
É o contrário do play-action. Nessa jogada o QB recua como se fosse um passe, mas entrega a bola para o RB pegar a defesa despreparada para a corrida.
Drive
É o termo utilizado para a sequência de jogadas que vem do momento em que o time recebe a bola, até o momento em que devolve para o adversário, ou perde a bola para o adversário ou ainda marca alguma pontuação. Também é o nome de um conceito de ataque.
Drop
Tem dois sentidos, o primeiro, do lado defensivo da bola, é quando um jogador recua para a marcação. “Fulano dropou para marcar em zona no fundo do campo”. Do lado ofensivo, é o momento em que os torcedores tem mais raiva. Quando um recebedor solta a bola e não consegue completar a recepção.
Here's the DK Metcalf TD drop. The speed is real. He eats up off coverage with ease. pic.twitter.com/AOJBeJIRh8
— Parker Lewis (@ParkerLewisJR) November 26, 2019
Dropback
É o recuo que o QB faz quando recebe a bola, para dar tempo para as rotas se desenvolverem. Normalmente são 3, 5 ou 7. Teoricamente, quanto mais passos para trás, mais longas serão as rotas.
Endzone
São duas áreas no final de cada lado do campo, que possuem 10 jardas. Quando os jogadores chegam nela com a posse da bola, é marcado o touchdown.
Extra Point
Veja mais em pontuações do jogo.
Fair Catch
É quando o retornador abdica de fazer o retorno. A bola é colocada no ponto em que pediu o fair catch e o jogador não pode ser tackleado ou sofrer algum tipo de interferência.
Al Riveron explains the fair catch, free kick in #CARvsTB: pic.twitter.com/QNbuinAtNz
— NFL Officiating (@NFLOfficiating) October 13, 2019
Fake
Ato de levar a defesa ao erro, enganar.
Gracinhas na noite de segunda da NFL!
Que tal essa primeira carregada da carreira do Travis Homer, hein? pic.twitter.com/YxuLPjAr2J
— Blue Wave Brasil 🇧🇷 (@BlueWave_Brasil) December 3, 2019
Fake Pump
É quando o QB faz o movimento de passe mas é tudo fingimento.
Russell Wilson with the most lethal pump fake ever. #Seahawks #ATLvsSEA pic.twitter.com/BrC0JLZBoc
— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 21, 2017
Face Mask
False Start
Flag
São as bandeiras amarelas lançadas pelas zebras para indicar falta na jogada.
Field Goal
Veja mais em pontuações do jogo.
First Down
A famosa primeira descida. Cada time começa precisando avançar dez jardas em 4 jogadas, caso o time consiga ele renova suas séries, até chegar na endzone. Caso não consiga, na quarta descida, ou o time chuta field goal ou faz o punt. Se o time arriscar fazer uma jogada na quarta descida e não conseguir, o adversário pegará a bola na posição onde a jogada acabou.
Flea Flicker
Uma jogada pegadinha do malandro. O QB entrega a bola para o RB, que finge a corrida, mas devolve a bola para o QB que aí sim faz o passe. Detalhe: a entrega da bola tem que ser lateral ou para trás. O FA permite infinitos passes para trás, mas somente UM para frente por jogada.
Que touchdown MARAVILHOSO dos #Seahawks! 😍 #NFLBrasil #NFL100 pic.twitter.com/SleoBcXcfR
— NFL Brasil (@NFLBrasil) November 24, 2019
Free Agent
O agente livre é um jogador que tem liberdade para negociar com quem quiser. Veja sobre os tipos de agentes livres aqui.
Freshman
É o calouro no college. Daí deriva o termo “true freshman”, como explicado mais a frente existe a redshirt, o termo “true freshman” define jogadores que estão no seu primeiro ano, sem redshirt.
Front Seven
É o termo utilizado para designar os jogadores de linha defensiva e os LBs.
Fumble
Veja também: Chris Carson. É quando o jogador de posse da bola perde o controle, soltando-a seja por erro ou por méritos do adversário.
https://twitter.com/i/status/1198702507892994048
Gap
É o espaço entre os jogadores da linha ofensiva. Entre o center e o guard é chamado de gap A, guard e tackle de gap B, tackle e tight end de gap C e o ombro de fora do TE de gap D. Veja mais.
Goal Line
A linha de gol é a linha que demarca o início de cada endzone. No momento em que a bola, sobre posse de algum jogador, atinge o plano de gol, é TOUCHDOWN!
Hail Mary
É a Ave Maria. É o joga para o alto e reeeeeeeeeza! É a última tentativa de um time de jogar a bola na endzone.
"JOGA PRO ALTO E REZA!"
HOJE TEM NFL! 🙌🏈 #NFLBrasilEssa narração épica é dos mitos @EveraldoMarques e @PauloAntunes! pic.twitter.com/4v5VGtmCAO
— NFL Brasil (@NFLBrasil) September 6, 2018
Hang-Time
É o tempo em que a bola fica pendurada no ar. Seja em um passe, ou em um chute ou punt.
Hand-Off
É o movimento de entregar a bola para outro jogador de forma direta, sem utilizar um passe.
Hard Count
BLUE EIGHTYYYYYYYYYY! Você já deve ter ouvido os QBs gritando antes da jogada. Aquilo é para a defesa não saber quando vez o snap. Alguma vezes o QB aumenta o tom, para forçar a defesa pensar que vem o snap e que o time adversário cometa alguma falta.
Hash Marks
São aqueles vários tracinhos em cada lado do campo, com distância de 1 jarda entre eles. É o local onde a bola é posicionada.
Head Coach
Diferente do nosso futebol (ao menos por enquanto), o time tem um técnico ofensivo, um defensivo, de times especiais, de QBs, de linha ofensiva…etc. E o “chefe” dessa galera toda é o HC, o técnico principal de um time.
Huddle
É aquela rodinha que os jogadores fazem antes de inciar uma jogada, para que as instruções possam ser passadas.
Holding
Icing the kicker
Congelar o kicker. O time espera a equipe de FG se posicionar, e quando o chute vai acontecer, você pede um tempo para quebrar a concentração kicker. As vezes funciona, as vezes não.
Injured Reserve (IR)
As equipes da NFL podem colocar quantos jogadores quiserem na IR no início da temporada. Qualquer jogador na lista de IR contano cap, mas não conta no limite da lista de 53 jogadores do elenco. Esses jogadores não são elegíveis para jogar novamente pelo mesmo time durante a temporada atual, mas podem ser cortados e depois assinar com outro time. Esses jogadores não podem treinar com seu time a qualquer momento, mas podem participar de reuniões e estar ao redor do time. Depois de um tempo a NFL alterou as regras de IR para permitir que dois jogadores de cada equipe pudessem sair do IR após oito semanas de sua entrada na lista.
Illegal Contact
Illegal Formation
Intentional Grounding
Interceptação
Quando um jogador da defesa é o primeiro jogador a pegar o passe do QB antes de bater da bola no chão.
INTERCEPTION!
Right in the hands of @qdiggs6 🔥#GoHawks x #SEAvsSF pic.twitter.com/jQBr4texxS
— Seattle Seahawks (@Seahawks) November 12, 2019
Juke
É a finta, “vai pra lá que eu vou pra cá”, a dancinha que os corredores fazem para tentar passar pelos adversários.
This juke from Penny was unfair 🤭
Russ had to block for him on the way to the endzone
(via @Seahawks)pic.twitter.com/jCmp0lUtKF
— B/R Gridiron (@brgridiron) September 15, 2019
Junior
Jogador no seu terceiro ano no college.
Kickoff
Chute para dar a bola ao adversário. É feito no começo do jogo, ou após alguma pontuação.
Kneel
A formação conhecida como: Exclamação de Atena. Quando o time vai ganhar o jogo e ajoelha com a bola para apenas gastar tempo. Também conhecido como “formação da vitória (victory formation)”.
Linha de Scrimmage
É a linha imaginária onde a bola está posicionada sobre para o início de cada jogada.
Motion
Movimentação de jogadores antes do snap.
Neutral Zone Infraction
Nickel
É o CB que irá marcar o slot receiver. Existe dois CBs que normalmente marcam as laterais e um CB que fica entre a linha defensiva e o CB da lateral, aí que entra o nickel. Normalmente ele vai para o lugar de um LB.
No Huddle
É quando o time, normalmente sem tempo, ou querendo impedir substituições da defesa e pegá-la sem ajustes, iniciar a jogada sem fazer a reunião antes.
Nose Tackle
É o DT mais pesadão, que fica mais responsável por absorver bloqueios duplos e combater o jogo corrido.
Offseason
Intertemporada da NFL. Período que vai do dia seguinte ao Super Bowl até o primeiro jogo em setembro. Veja mais!
Offside
Onside Kick
É quando time chutador tenta recuperar a bola em uma situação de desespero. Quem chuta a bola, pode recuperá-la após ela viajar 10 jardas ou se tocar em algum jogador adversário.
ONSIDE KICK! Chris Matthews recovers. Seahawks ball at the 50. #GBvsSEA pic.twitter.com/n1AVYBg3UC
— Seattle Seahawks (@Seahawks) January 18, 2015
Out of Bounds
Fora dos limites do campo de jogo.
Pass Interference
Pass Rush
É o ato de pressionar o quarterback adversário.
Passer Rating
É como se fosse uma nota ou classificação do QB, cirado em 73.
Personal Foul
Pick Six
É quando uma interceptação é retornada para TD.
Justin Coleman, good at football. #SEAvsDAL #PickSix pic.twitter.com/qZYu4GyOGY
— Seattle Seahawks (@Seahawks) December 24, 2017
Physically Unable to Perform (PUP)
Se um jogador não estiver autorizado a jogar até o final da pré-temporada, ele poderá ser transferido para a lista Reserva / PUP, o que impede que ele jogue e treine durante os seis primeiros jogos. Os jogadores só são elegíveis para a lista PUP da temporada regular se estiverem na lista Active / PUP durante toda a preseason e não jogaram ou treinaram com seu time em nenhum momento.
Play Action
É quando o QB finge entregar a bola para o RB, mas na verdade vai para o passe.
Off the play-action, Russell Wilson hits DK Metcalf for a 53-yard TD. #Seahawks grab the lead.
(via @NFL)pic.twitter.com/x3TSMPlcMM
— NFL Update (@MySportsUpdate) November 4, 2019
Playoffs
É a fase pós temporada regular. Os times se enfrentam em partida única e quem perder sai, até que cheguemos ao SB. Existe o Wild card, quem passa vai para o Divisional Round, quem passa vai para final de conferência, e os vencedores de conferência fazer o SB.
Bolsão de proteção imaginário do QB, que fica delimitado entre o LT e o RT.
Preseason
Pré-Temporada da NFL, onde há jogos que valem de muita coisa, SQN.
QB sneak
É quando em jogadas para poucas jardas o QB recebe o snap e se joga logo para frente, para conseguir poucas jardas.
Rams QB Drew Pune scores on a one-yard sneak. NC takes 7-0 lead, 9:11 until half #cthsfb pic.twitter.com/ZeAcbEkIkg
— Josh Howard (@RareReminderJH) December 5, 2019
Read Option
Jogada em que o QB decide se vai entregar a bola para o RB ou vai correr com ela. Normalmente ele lê o DE, se ele avançar para o RB ele fica com a bola, caso não, ele a entrega ao corredor.
TOUCHDOWN SEAHAWKS
Read option de Wilson y los Seahawks toman la ventaja en el partido.
3/4 Seattle 14- Cowboys 10#NFL #Seahawks pic.twitter.com/QwfR8aB933
— Cantina deporte (@cantinadeportee) January 6, 2019
Red Flag
Um alerta sobre um possível problema de um jogador. Por exemplo: problemas com drogas, com polícia.
Red Zone
20 jardas finais do campo.
Redshirt
É quando no college, o jogador passa um ano com o time, mas não pode jogar e o ano não conta para sua elegibilidade. Acontece para que o jogador se acostume com o playbook ou por conta de lesão.
Reverse
Um jogador recebe a bola das mãos de seu QB e corre para um lado como se fosse passar pela linha ofensiva na lateral, mas um outro jogador de ataque vem em velocidade e pega a bola das mãos do primeiro, correndo para o lado oposto.
https://twitter.com/i/status/1200853068734058497
Roster
É o termo para o elenco do futebol americano. Durante a preseason o time pode ter 90, quando vamos para temporada regular, apenas 53. E para cada jogo, apenas 46 vão para partida, 7 ficam na lista de inativos.
Rookie
Jogador que está em seu primeiro ano na NFL.
Roughing The Passer
Run-Pass Option
É um conceito derivado da read option, que consiste numa leitura de um jogador (normalmente um defensive end) e partir daí o QB decide se vai entregar a bola ao corredor ou se ficará ele com a bola para executar a corrida. O RPO dá uma opção a mais, o QB faz a leitura de um LB/DB e existe a possibilidade de também fazer o passe.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Run Stuffer
É o cara que trabalha bem parando corridas.
Grande jogada da dupla Al Woods e Poona Ford pic.twitter.com/lCsfT0fewD
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Sack
É quando o jogador da defesa faz o tackle no QB estando ele com a posse da bola, atrás da linha de scrimmage.
Apesar de muito boa, essa OL também apresenta falhas. Eu não me lembro do lado direito cedendo pressão, mas no lado esquerdo o Seahawks conseguiu tirar algum proveito.
Nessa jogada o LT é o Alejandro Vilanueva, não terminou a jogada como deveria o que resultou no sack. pic.twitter.com/IPFlDtaImM— 49ers do Caos (@NinersDoCaos) September 22, 2019
Safety
É uma posição da defesa ou uma pontuação.
Scout
É o olheiro do futebol americano.
Scramble
Quando o QB improvisa uma corrida.
To be honest? This is the best I've ever seen Russell Wilson. What else is he supposed to do here? Watch his footwork.
Drops back to pass
steps up in pocket
avoids sack
eyes still downfield to pass
scrambles for a first down(17 yards). pic.twitter.com/5Qb2fcgNqU— C.J. (@c_j_ayy) November 25, 2017
Screen Pass
Passe curto que visa ganhar jardas a partir de bloqueios, onde normalmente jogadores da linha ofensiva saem dos seus gaps habituais para abrir espaço para o recebedor.
TOUCHDOWN SEAHAWKS!!
Russel Wilson aciona o Screen Pass pro David Moore que corre 10 jardas e entra na endzone pra virar o jogo!Rams 20-21 Seahawks pic.twitter.com/iy6UVnUkkY
— 𝗣𝗹𝗮𝘆 𝗔𝗰𝘁𝗶𝗼𝗻 🇧🇷 (@PlayABrazil) October 4, 2019
Senior
Jogador no seu último ano no college (normalmente o quarto ano).
Shovel pass
Uma tática em que o QB vai entregar um passe curto para um recebedor, que está diretamente na frente dele.
Essas jogadas de shovel pass na beira da endzone são sempre uma coisa linda de se ver #NFLnaESPN
— Piadas NFL (@piadas_nfl) November 10, 2019
Sideline
Linha lateral do campo.
Slot
Recebedor alinhado na parte interna da formação ofensiva. Ele fica entre o recebedor aberto na ponta e a linha ofensiva.
Snap
Movimento que o center faz para dar início a jogada, passando a bola por entre as pernas para o QB.
Sophomore
É o jogador que está jogando seu segundo ano. É mais usado no college, na NFL se usa o termo “Sophomore slump”, para jogadores que vão bem no ano de novato e tem uma queda no segundo ano. Um exemplo em Seattle foi Griffin.
Spike
Ato do QB jogar a bola no chão com o objetivo de parar o relógio.
Strong Side
É o lado em que o TE está posicionado.
Tackle
Ato de derrubar o adversário.
Technique
É o termo usado para definir o posicionamento dos jogadores de linha defensiva em relação aos de linha ofensiva.
Al Woods volta para Seattle para ser mais um combatente do jogo corrido
Touchback
É o resultado de um punt ou kickoff em que a bola caia na end zone ou a ultrapasse, saindo do campo. O time que iria receber o chute inicia seu ataque automaticamente da linha de 25 jardas do campo de defesa em caso de kickoff ou 20 se for um punt.
Touchdown
Training Camp
Período de treinamentos mais intensos e finais para a temporada. Acontece normalmente entre julho e agosto.
Turnover
É a mudança da posse da bola.
Two Minute Warning
Nos dois minutos finais do segundo e quarto quartos, o relógio para devido ao two minute warning, que é o famoso tempo da TV e seus comerciais.
Wildcat
Formação em que o time joga sem QB, com um WR ou RB recebendo o snap.
Se sentiu falta de algum termo, só nos avisar!
Go Hawks!
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Se tiver algum termo que não tenha ficado claro, você pode conferir no nosso dicionário! […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]
[…] Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano […]