Seattle precisava reforçar seu pass rush há um bom tempo. O que já era fraco viu os cortes de Carlos Dunlap, Benson Mayowa, Kerry Hyder e perder o Rasheem Green na free agency. Como reforço o time trouxe apenas Uchenna Nwosu de realmente relevante para posição.
Melhores e piores picks dos dias 2 e 3 do Draft de 2022
Neste cenário o time trouxe o explosivo Boye Mafe de Minnesota. O jogador foi “mockado” em alguns momentos na 28 e na 30 para Packers e Chiefs. Então, um belo valor na 40.
Avaliação das Classes de Draft de 2022
Pick com selo Rapinas do Mar! Fizemos o draft report dele e cravamos.
Draft Report: Boye Mafe, EDGE, Minnesota
Vale lembrar que dos times que Seattle mais enviou scouts (divulgados) para os jogos foi justamente Minnesota.
Análises da Classe dos Seahawks 2022:
Charles Cross será o pilar do futuro da OL de Seattle?
Vamos lá!
Quem é Boye Mafe?
Here’s some splashy Boye Mafe pass rushes vs. Wisconsin ‘21 Tyler Beach #65 + #60 Logan Bruss (Rams 3rd rounder). The new #Seahawks edge is a linear style rusher who needs to get his hands into tackles to then pull or swim or forklift himself around arcs pic.twitter.com/rE9kzjui7f
— Matty F. Brown (@mattyfbrown) May 3, 2022
Recruta 3 estrelas saindo do high school que chegou em Minnesota com muito atleticismo. Mas esses dons atléticos não se traduziram em muita produção em campo para Mafe até a temporada de 2020, encurtada pela Covid. Depois de ser um colaborador limitado com 3,5 sacks em suas duas primeiras temporadas na faculdade, ele registrou 4,5 sacks em apenas seis jogos como júnior e depois deu o próximo passo em seu desenvolvimento com a carreira em tackles (34), sacks (7.0) e tackles para perda (10) em uma campanha senior.
O desempenho do Senior Bowl
Sofremos alguns anos pela insistência de pegar jogadores que brilharam no Senior Bowl. Dessa vez usamos o evento da maneira correta. Ele não deve ser o que define, mas o que ajuda a confirmar. Escolhemos boas peças e needs do time em bom valor.
Boye Mafe ganhando dos OTs de todas as formas pic.twitter.com/TARobCikXp
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) February 7, 2022
Mafe usou o Senior Bowl para melhorar seu currículo e por isso, juntamente com o Combine, tinha alguns analistas que lhe davam nota de final de primeira rodada. Durante o evento ele bateu os tackles com velocidade, força e técnica de mãos. Ele dominou os treinos e terminou a semana como destaque registrando um par de sacks, três tackles para perda e um fumble forçado no jogo All-Star, ganhando o melhor jogador da equipe nacional do jogo.
Destaques e decepções do Senior Bowl 2022
Boye Mafe boa leitura no combate ao jogo corrido pic.twitter.com/TY7Itxs6y8
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) February 7, 2022
“Para mim, a maior coisa do Senior Bowl foi que eu me senti mais confortável com os treinadores“, disse Mafe sobre sua experiência no evento. “Apenas tentei fazer tudo que eles estavam me ensinando, especialmente não sendo acostumado a jogar em uma postura de três pontos. Entrando nisso, foi a primeira vez que fiz isso e eu estava apenas correndo com isso, honestamente. ”
Senior Bowl e East-West Shrine Game na história de Seattle
Boye Mafe misturou bem seus rush moves pic.twitter.com/tGFsNCkQig
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) February 7, 2022
Os Seahawks sempre valorizaram a liderança como parte de sua avaliação preliminar. Isso não poderia ter sido mais evidente com o draft deste ano. Abraham Lucas, Boye Mafe, Coby Bryant e Bo Melton foram todos capitães de seus respectivos programas.
Explosão é seu nome do meio
Boye Mafe, EDGE, #34
Dawand Jones está listado como 6'8 e 360lbs e Mafe fez isso com ele. pic.twitter.com/bzG15E31AX
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 6, 2022
Os Seahawks sempre desejaram o atletismo de elite e o Mafe mostrou essas características que poucos outros defensores de edge possuem. Com 261 libras, ele correu uma corrida de 4,53s no tiro de 40 jardas no Combine, registrando um tempo mais rápido que 10 running backs no Combine. Um dos únicos três jogadores da vitrine deste ano para correr tão rápido com mais de 260 libras, ele também produziu um salto vertical de 38 polegadas, juntando-se a George Karlaftis, de Purdue, como o único jogador a atingir essa marca nesse tamanho.
Boye Mafe, EDGE, #34
MUITO explosivo pic.twitter.com/AQgdTgINSJ
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
Testes absolutamente de encher os olhos com 6’3¾”, 261lbs, 1,59s no 10 jardas-split, 4,53s nas 40 jardas, 38″ salto vertical, 125″ salto em distância. Os braços tem 33 ⅜ ” de comprimento na medição do Senior Bowl.
Boye Mafe is a DE prospect in the 2022 draft class. He scored a 9.91 RAS out of a possible 10.00. This ranked 14 out of 1428 DE from 1987 to 2022. https://t.co/qrORLvPHXn #RAS pic.twitter.com/aN7CkRV0FA
— Kent Lee Platte (@MathBomb) March 25, 2022
Repertório de moves
Playbook 07 – Técnicas de pass rusher
Boye Mafe, EDGE, #34
Bom trabalho de mãos pic.twitter.com/cbpNaGCOzE
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
Ele registrou uma porcentagem de vitória em 2021 mais alta (19,8 %) do que a pick 1, Travon Walker, e da escolha dos Ravens na segunda rodada, David Ojabo
Boye Mafe, EDGE, #34
Boa transição de speed-to power pic.twitter.com/dTGAsSF61i
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
A porcentagem de pressão de Boye Mafe de acordo com o SIS 13% o deixou em 18º melhor entre os EDGEs draftáveis.
Boye Mafe, EDGE, #34
Começa com um bull-rush e transforma num two-hand swipe pic.twitter.com/tMne1mEIBZ
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
Excelente técnica, e plano de pass rush. Ele ataca com power move e faz a transição do two-hand swipe para se desvencilhar e fazer o sack.
Boye Mafe, EDGE, #34
Chop-Move é sua marca registrada pic.twitter.com/TAqZo1yLL4
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
Ele tem um bom trabalho de mãos. Elas são fortes, rápidas e pesadas. Isso combina perfeita com o chop-move, que é essa espécie de “tapa” para baixo com toda força possível. Ele usa bem isso, quase como uma marca registrada.
Boye Mafe, EDGE, #34
Era melhor par ao OT fingir a lesão depois disso. pic.twitter.com/H2aeBSykUj
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) February 10, 2022
Um movimento diferente. Um push and pull, empurra o OT e quando ele tenta compensar ele puxa ele e quase consegue o safety, no melhor estilo judô, usando a força do oponente contra ele.
Esquema
Durante o Senior Bowl ele não mostrou problemas em alinhar em 3-point stance (uma mão no chão), mesmo em Minnesota ele jogando de pé, sem mão no chão (2-point stance) na maior parte do tempo em Minnesota. Então tem boa versatilidade e velocidade para dropar em zona para marcar o flat e tentar acompanhar os RBs individualmente.
Boye Mafe, EDGE, #34
Dropando bem para marcar o RB. pic.twitter.com/LD2yloZ2qg
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 5, 2022
Ele consegue acompanhar o RB com maestria. Como dito antes, ele testou mais rápido do que 10 RBs no Combine.
Boye Mafe, EDGE, #34
Era um outside zone e ele consegue selar bem seu gap forçando o RB a ir por dentro. pic.twitter.com/RO3vVTxbuY
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 6, 2022
Em 2-point stance ele defende bem a corrida, na sua tarefa de selar o seu gap e forçar o RB vir internamente.
Playbook 43 – Como defender a corrida?
Pontos de melhoria
Já foi falado que Mafe demorou para estourar. Isso vai fazer com que ele entre na NFL mais tarde, começando a temporada com 24 anos e reduzindo sua capacidade de teto. Além disso, temos outros pontos de melhoria que falaremos a seguir.
Boye Mafe, EDGE, #34
Tem alguns false steps que fazem com que deixe alguns stats em campo. pic.twitter.com/swPqgXiLWY
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 5, 2022
Mafe é muito explosivo e produziu bastante nos últimos anos. Esses números poderiam ser ainda melhores se ele não deixasse tanta coisa dentro de campo. Ele precisa finalizar algumas jogadas e refinar o trabalho de pés mais refinado. Ele dá false-steps que fazem perder tempo. False-step é dar um passo desnecessário ao ir do ponto A para o ponto B.
Boye Mafe, EDGE, #34
É movido pelo LT muitas jardas e abre o gap para o RB. pic.twitter.com/hC4bNhClQv
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 5, 2022
Se houver uma fraqueza flagrante no jogo de Mafe que precisará ser corrigido entrando na NFL, ele lutou para colocar a vantagem e se sustentar no ponto de ataque contra a corrida. De acordo com o PFF, ele recebeu uma nota de defesa medíocre e apenas uma taxa de paradas de jogo corrido de 6,0 %. Ele quando deixado no lado oposto da corrida ele ataca com explosão, mas quando a corrida é para o seu lado ele tem dificuldades de manter seu gap.
Boye Mafe, EDGE, #34.
Demora para identificar o read option e lê errado. pic.twitter.com/6Sf5c7Ndx0
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 5, 2022
Reconhecimento de jogadas, sistemas de bloqueios e play action insatisfatório. Demora para perceber quem está com a bola e por isso abre alguns caminhos para os ataques adversários.
Resumo
Pontos Fortes: Explosão/Trabalho das mãos
Pontos Fracos: Run Defense/Processamento
Projeção: EDGE 3 lutando com Nwosu pela vaga de EDGE 2.
Veredito
Mafe vai disputar com Nwosu para jogar do lado oposto a Darrell Taylor. Ao seu melhor estilo Cliff Avril podemos temos um belo jogador explosivo e que adora forçar fumbles. Não chega com status de titular, mas agora a competição de Nwosu fica mais complexa do que apenas ter que lutar apenas contra Alton Robinson. Na pior das hipóteses pegamos um belo reserva para nos ajudar na rotação no ano 1. Mas ele tem potencial para ser titular no futuro, se já não for na temporada de calouro.
Uchenna Nwosu pode ser o futuro do pass rush?
Go Hawks!
[…] Boye Mafe, EDGE, Minnesota […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] – Boye Mafe – 6’4, […]
[…] Muita explosão. Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Extremamente tímido. Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]
[…] Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle? […]