Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão

Gostando ou não, nós temos uma natureza e tradição de correr com a bola. Desde a saída de Lynch ficamos com um vácuo nessa posição até o segundo ano da carreira de Carson, quando finalmente conseguimos novamente um RB com mais de mil jardas. Em 33 jogos, teve 574 carregadas, 2589 jardas, 16 TDs e 3 TDs recebidos. Ele ajudou o time a ser o melhor em jardas corridas em 2018 e ter um dos melhores desempenhos em 2019.

Chris Carson, um dos responsáveis pelo ressurgimento do jogo corrido em Seattle

https://twitter.com/i/status/1281278134281633792

Depois de lesões em todos os anos e um certo problema com fumbles na sua última temporada, ele chega ao seu último ano de contrato. Dessa forma, aparecem certas questões e dúvidas sobre que passo o time deve tomar ou não nesse próximo contrato.

Jogador da Semana – 2020.Week 4 – Chris Carson

Por que renovar?

O time frequentemente procura RBs com 220lbs e uma fisicalidade agressiva no modo de correr com a bola. Carson trouxe isso de volta, desde a temporada de calouro, onde fez muito mais que os veteranos Rawls e Lacy. Ele é o sonho de consumo de Carroll, briga e cria muitas jardas pós contato. (dando spolier no draft do ano que vem, segue o vídeo abaixo).

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1272884411764281346

Em 2019, Carson terminou em quinto em jardas (1230), atrás de Derrick Henry, Nick Chubb, Christian McCaffrey e Ezekiel Elliott. Foi o terceiro em jardas pós contato (905) e o segundo em jardas por carregada após o contato, atrás apenas de Nick Chubb (3.3). Teve uma média bem “ok” de jardas (4.4), mas mesmo assim foi importante para o abrir espaço para os passes para Wilson.

Jogador da Semana: Chris Carson

Jogador da semana: Chris Carson (2)

É um dos seis RBs da história da franquia a ter duas temporadas seguidas para mais de mil jardas. Carson estancou a necessidade de irmos atrás de algum outro RB1, mesmo com a escolha de Penny na primeira rodada. Ele tem a força para correr pode dentro da linha e a versatilidade de fazer os outros tipos de corrida que o time precisa. Claro que ele não tem a explosão de outros RBs, mas é um monstro. Principalmente na sua capacidade de criar jardas a partir de nada.

Playbook 10 – Tipos de corrida

Chris Carson recebendo o dobro de passes?

https://twitter.com/i/status/1206277132982325249

O que ele tem de melhor, podemos ver aqui. Ele mostra velocidade na corrida lateral, escapa do tackle atrás da linha e vai para endzone passando por cima de um adversário no caminho e encontrando o lastro para o touchdown.

Análise Seattle Seahawks 30 x 24 Carolina Panthers

Esse ano tem feito uma boa temporada com 3 TDs corridos e aparecendo bem no jogo aéreo com também 3 TDs recebidos.

Por que não renovar?

Ele também sofreu/cometeu fumble sete vezes (contando os perdidos apenas), liderando os RBs nesse quesito e colocando uma dúvida na cabeça dos torcedores. Conta contra ele também o fato de ter tido lesões que o levaram para o IR em dois anos e que o tiraram de jogos em 2018.

Chris Carson já merece ser colocado no banco?

Zeke e CMC ganharam montanhas de dinheiro. Dalvin Cook vem pedindo muito e ameaçando fazer greve, caso não tenha seu contrato renovado. Carson foi uma escolha de fim de draft e nunca ganhou uma quantia considerável. Essa vai ser a primeira vez na vida que ele terá a chance de ir ao mercado e buscar encher os cofres.

Salários de Carson, Griffin e Thompson são ajustados

Já vimos na nossa própria divisão o que acontece quando se dá a chave da franquia a um RB machucado, não é Rams?! Não que Carson tenha um problema crônico como Gurley, mas saúde e durabilidade estão longe de ser seu ponto forte.

Veredito

DETALHE:

Anteriormente um cliente da Dream Point Sports durante suas três primeiras temporadas na NFL, Carson agora será representado pela Octagon, que também representa o UDFA defensivo Poona Ford. A mudança ocorre no momento em que a escolha da sétima rodada é elegível para negociar uma extensão de contrato com Seattle.

Seattle deve ser muito cauteloso ao pagar à Carson dinheiro nesse mercado inflacionado. Certamente, ele não merecerá dinheiro da faixa de Christian McCaffrey, que é pouco mais de 16 milhões por ano, o contrato mais alto da história para a posição. Kamara renovou por 15M e Mixon por 12M.

Se Carson está pedindo algo parecido com o acordo de Melvin Gordon com Denver, cerca de 8 milhões por ano, ainda acho alto para a posição. Eu penso que o ideal seria algo na faixa de 6/7M, semelhante ao acordo de Todd Gurley com os Falcons. Algo acima disso pode fazer com que o time deixe de gastar em alguma outra posição importante. Além disso, o time vai ter a chance de conseguir alguma compensatória e o draft de 2021 tem bons nomes na posição como abordaremos mais a frente. Acho Carson um jogador muito importante, mas não faria uma loucura para mantê-lo.

NFL divulga as picks Compensatórias do Draft de 2020

Esse texto tomou como base alguns dados publicados pelo Seahawks Maven.

Go Hawks!

12 Replies to “Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão”

  1. […] Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão […]

  2. […] Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão […]

  3. […] Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão […]

  4. […] Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão […]

  5. […] Carson: Renovar ou não renovar, eis a questão […]

Deixe um comentário