Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle

Depois de conseguir uma bela escolha na primeira noite do Draft com Byron Murphy II, Seattle seguiu o bom trabalho. No dia 2, o time tinha apenas uma escolha e teve que esperar até a parte final da terceira rodada para selecionar um jogador. O melhor guard “puro” da classe saiu oito escolhas antes de Seattle entrar no relógio, com Dallas escolhendo Cooper Beebe. No entanto, o time conseguiu um baita “prêmio de consolação” com Haynes, um jogador Top-50 sobrando até a 81.

Byron Murphy II é o início da Era Mike Macdonald

Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle

Tyrice Knight é a escolha mais subestimada do Draft dos Seahawks

AJ Barner pode alcançar o potencial projetado?

Nehemiah Pritchett consegue um lugar no elenco?

Sataoa Laumea será mais que apenas um backup?

DJ James vai fazer valer a aposta?

Michael Jerrell pode ser um desconhecido que dará certo?

Por que o UDFA Dee Williams pode ter um impacto imediato?

Jack Westover pode ser a surpresa dos UDFAs?

Quem é Christian Haynes?

Titular por quatro anos e duas vezes capitão de equipe, cuja vasta experiência como guard direito combina perfeitamente com a última vaga restante na linha ofensiva de Seattle Haynes fez 49 partidas (todas no lado direito) lá na UConn, onde foi capitão do time. Listado em 6-3, 317 libras.

Draft Report 2024: Christian Haynes, OG, UConn

Haynes formou-se em desenvolvimento humano e ciências da família e fez mestrado em gestão esportiva. Ele trabalhou em uma função de assistente depois que o futebol acabou, ajudando com a programação dos jogadores e algumas outras coisas, disse ele.

O que ele disse após ser draftado?

Mesmo tendo jogado apenas na direita na UConn, ele disse que pode jogar em qualquer lugar da linha: “Posso jogar qualquer coisa que eles precisarem que eu jogue. Vou lá e dominar de qualquer maneira.”

Christian Haynes sobre Seattle disse: “Ah, cara, os fãs, aqueles 12s, é tudo, cara. Essa cultura que existe – sou fã de Seattle há um pouco enquanto crescia. Sou um grande fã de Geno também. Eu costumava observá-lo muito quando ele estava em West Virginia.

Ele descreveu seu jogo como uma combinação de “inteligência e fisicalidade”.

Potencial Atlético

Haynes foi um excelente testador, principalmente no quesito de velocidade. Ele lembra bastante o frame e estilo da antiga escolha de Seattle, também de terceiro round, Damien Lewis.

Stats

De acordo com ESPN Stats & Information, Haynes permitiu cinco sacks na primeira temporada como titular em 2019, mas depois permitiu apenas um sack em quase 1.200 bloqueios de passe nas últimas três temporadas (nenhum nas duas últimas). Ele cedeu apenas cinco pressões em 729 bloqueios de passe nas últimas duas temporadas. Haynes passou seis temporadas em UConn (com um ano redshirt em 2018 e uma temporada cancelada pelo COVID em 2020) e recentemente completou 24 anos, então ele será mais velho do que um novato típico.

Nos últimos 3 anos e em 1294 snaps de passe cedeu 19 apressamentos, 4 qb hits e 2 sacks. Ele recebeu 89.0 de PFF Grade desde 2022 (3º entre os Guards).

Trabalho no Senior Bowl

Haynes foi um destaque no Senior Bowl. Venceu os 1v1 e se mostrou confortável quando recebeu snaps como LG e C, posições em que ele nunca havia jogada.

Destaques e decepções do Senior Bowl 2024

Jogadores para ficar de olho no Senior Bowl 2024 – Ataque

Inclusive, em um desses snaps como center ele venceu Jordan Jefferson (escolhido pelos Jaguars) e o DT se descontrolou e arrancou o capacete de Haynes jogando no chão. Isso foi extremamente mal visto pelos coaches do evento.

Jogo Corrido

Ele faz o contato para ajudar seu RT a chegar no defensor e vai para o segundo nível. Ele bloqueia o LB criando a lane para seu RB.

Percebam o quanto ele tem que percorrer para bloquear o defensor que estava a frente do center antes do snap. Esse bloqueio requer muita explosão e é fundamental para esquemas de zona. Ele cria o caminho para seu RB e no processo deixa o adversário no chão.

Ele tem um primeiro alvo e consegue se ajustar mostrando uma excelente noção de jogo.

Começa no double-team beme executado e avança para o segundo nível, sempre mirando o ângulo para seu RB.

Ele tira facilmente da jogada o melhor defensor do adversário, Payton Wilson.

Proteção de passe

Bom trabalho de pés para se recuperar e usa as mãos para deixar o adversário no chão.

A técnica snatch-and-trap é usada por OL na proteção de passes como um contra-ataque para pass rushers com distribuição desigual de peso. Os defensores que têm muito peso na frente do corpo não têm uma base de apoio adequada para estabilizar sua estrutura, o que os torna suscetíveis a essa técnica.

Isso geralmente ocorre durante um long arm ou bull rush, quando os rushers podem se estender demais na tentativa de gerar força sem trazer os pés, anulando seu centro de gravidade e equilíbrio no processo. Muito do seu peso depende dos braços e não da base (pés), apoiando-se efetivamente no contato em vez de passar pelo solo para gerar força. Isso deixa os rushers com muito pouca margem de erro ou capacidade de recuperação caso seu ponto de contato seja retirado.

O snatch-and-trap é baseado em bloqueadores que avaliam essa vulnerabilidade em seu oponente, com o objetivo de “arrebatar” sua fonte de equilíbrio com um golpe para baixo com duas ou uma mão ou um golpe no pulso, antebraço ou cotovelo do rusher. Conseqüentemente, issoquebra o ponto de contato do rusher, anulando sua fonte primária de equilíbrio, resultando em um colapso e queda.

Bom processamento e posicionamento para defender o stunt. Em algumas jogadas desse tipo, ele até perde por alguma questão física, mas o processamento dele é animador.

 

Onde ele precisa melhorar?

Ele usa o capacete para iniciar o contato e faz com que ele penda para frente. Ele precisa refinar isso.

Ele pega por fora dos ombros do DL e é basicamente pedir para juiz marcar segurada.

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

O contato com as mãos dele vem muito de fora para dentro e deveria ser o contrário.

Isso poderia ser considerado segurada na NFL, que tem uma arbitragem mais rigorosa.

Veredito

Ele será o grande favorito para conquistar o cargo sobre Anthony Bradford (que fez 10 partidas como novato no ano passado) e Tremayne Anchrum Jr. (um ex-reserva do Rams que Seattle assinou um acordo de salário mínimo). Laken Tomlinson, o veterano contratado pelo Seattle no início deste mês, jogou quase exclusivamente como guard esquerdo em nove temporadas da NFL. Haynes fez todas as 49 partidas na faculdade como guard direito, então seus papéis parecem já estar definidos.

Forever a 12s!

8 Replies to “Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle”

  1. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  2. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  3. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  4. […] – Christian Haynes – 6’2, […]

  5. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  6. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  7. […] INATIVO. Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

  8. […] Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle […]

Deixe um comentário