Nas últimas semanas, algumas estrelas da NFL pediram troca, sendo este o caso de Terry McLaurin, WR do Washington Commanders, e principalmente Micah Parsons, um dos melhores EDGE rushers, que hoje atua no Cowboys. Ambos os jogadores da NFC Sul, se unem a Trey Hendrickson que ainda se encontra indefinido e já havia feito uma trade request em Março.
Trocar por um destes jogadores seria o que é conhecido como uma blockbuster trade, possívelmente escolhendo escolhas altas de draft e um caminhão de dinheiro na renovação. Por isso abaixo tentamos listar motivos pelos quais uma troca seria benéfica para os Seahawks, e motivos pelos quais uma troca poderia ser um problema.
Micah Parsons
Por que faria sentido trocar:
O principal motivo de porque uma troca faria sentido é que Micah é sem dúvida um dos 5 melhores pass rushers da liga. Em todas as suas 4 temporadas na NFL, ele teve 12 ou mais sacks. Não bastasse sua capacidade como pass rusher, Micah saindo do college jogava como um true linebacker, e por isso oferece uma flexibilidade enorme para a defesa. Una este fato a ele jogar com Mike Macdonald e não existiria blitz que Macdonald não pudesse rodar. Por hora dropando ele na cobertura, desenhando jogadas para que Parsons ficasse no mano a mano com um tackle, ou guard, enfim, o céu seria o limite.
Além das qualidades, de Parsons, não é absurdo pensar que ele ainda possa se desenvolver em um jogador ainda melhor. Com apenas 26 anos, ele está no seu auge físico, e poderia se esperar uma excelente produção por pelo menos mais 4 anos, fazendo com que a troca tivesse impacto imediato, mas também agregasse valor futuro.
Por fim, é válido pensar que a NFC West é uma divisão aberta. Todos os 4 times tem motivos pelos quais podem ganhar ou não a divisão, logo o investimento poderia se pagar rapidamente com o título da divisão e se colocando na briga pela NFC.
Por que NÃO faria sentido trocar:
Como em toda troca por uma estrela, o valor é bem salgado. Ainda mais quando falamos de um jogador de uma posição premium, e que está entrando no seu auge físico. Parsons, tem apenas 26 anos. Neste momento possívelmente seu custo incluiria pelo menos as escolhas de primeira rodada de 2026 e 2027. A título de comparação quando o Bears trocou por Khalil Mack em uma situação similar, o valor de troca foi 2 primeiras rodadas, uma terceira rodada, uma sexta rodada, recebendo de volta uma segunda rodada.
Não fosse bastante o capital de draft a se investir, Parsons pediu a troca justamente por que quer um novo contrato. Acredita-se fortemente que Parsons gostaria de ser o não quarterback mais bem pago da liga, o que custaria uma bagatela de mais de 44 milhões de dólares por temporada.
Além disso, é sempre válido lembrar que a última troca similar que foi feita para o Seahawks, o andamento não foi como esperado. E por mais que Jamal Adams, e Parsons sejam jogadores diferentes, ambos vinham de temporadas de All-Pro e com a mesma idade. Adams, teve vários problemas de lesão no Seahawks que ele não havia tido anteriormente em sua carreira, e obviamente não existem garantias que Parsons não as teria.
Vale a pena?
Como a maioria das coisas da NFL, a resposta é: depende. Em uma situação ideal, trocar por Parsons poderia colocar o Seahawks até como um contender do Superbowl, com uma defesa excepcional, então sim vale a pena, porém acredito que o valor não poderia ser o esperado.
Trocar 2 escolhas de primeira rodada, e ainda pagar 40M por ano coloca o time em uma situação de ou você vence, ou a troca pode te colocar em uma situação bastante desfavorável para o futuro.
Por sorte, o Seahawks tem bastante cap para utilizar nos próximos anos, e em uma troca como esta, Nwosu e Mafe poderiam ter seus últimos dias como um Seahawk em 2025, podendo inclusive algum deles ser utilizado como contra ponto na troca para não necessariamente enviar 2 1st round picks.
Terry Mclaurin
Por que faria sentido trocar:
Terry McLaurin acabou de vir da sua melhor temporada da carreira. Embora não tenha tido sua maior quantidade de jardas, McLaurin recebeu 13 Touchdowns em 2024, demonstrando que ainda está em ótima forma. Com um perfil diferente dos nossos recebedores atuais, McLaurin seria um ótimo complemento para JSN e Kupp, oferecendo verticalidade, e uma presença mais física no perímetro.
Diferente de Parsons, seu valor de troca não deve ser tão elevado. McLaurin jogará a temporada de 2025 com 30 anos, fazendo com que o seu preço de troca seja possívelmente uma escolha de segunda ou terceira rodada, o que seria um ótimo preço pra um WR que tem 5 temporadas seguidas com mais de 1000 jardas.
Por que NÃO faria sentido trocar:
Embora McLaurin adicione valor instantaneo, assim com por Parsons, seria preciso oferecer escolhas de draft, e um novo contrato. Imagina-se que McLaurin queira um contrato de aproximadamente 33M por temporada, valor similar ao que o Steelers pagou por Metcalf. E esse é justamente um dos motivos pelo qual uma troca por McLaurin não faz sentido.
O Seahawks trocou Metcalf, para evitar ter de pagar mais de 30M por temporada. O valor que foi recebido em troca foi também uma escolha de segunda rodada, e Metcalf, é 3 anos mais novo que McLaurin. Enquanto por uma perspectiva de capacidade para vencer agora a troca faria sentido, pensando no futuro, e no movimento que foi feito anteriormente na offseason, essa seria uma troca bastante questionável.
Vale a pena?
Enquanto McLaurin é um excelente WR, dado sua idade, o contrato que iria demandar e a já troca que foi feita pelo próprio Seahawks para não pagar um WR em 2025, pessoalmente, creio que não valeria a pena. Contudo, caso o valor de troca fosse menor, e McLaurin aceitasse um contrato de 25 a 26 milhões por temporada com a possibilidade de corte após 2026, seria uma adição de muito valor.
Trey Hendrickson
Por que faria sentido trocar:
Assim como Parsons, Hendrickson é um dos melhores pass rushers da liga. Em 2024, ele teve 17 sacks atuando em uma defesa terrível, como a do Bengals. Adicionar Hendrickson, seria permitir que McDonald mantivesse um baixo percentual de blitzes e teria ainda mais sucesso pressionando os adversários, fazendo com que a defesa pudesse alcançar um possível patamar de elite.
Hendrickson, por já ter 30 anos, não demandaria um valor de troca tão elevado quanto o de Parsons.
No cenário atual, Hendrickson, tem também a seu favor, a experiência. Embora na linha defensiva já tenhamos multiplos veteranos, o roster do Seahawks é ainda bastante jovem, e com poucos jogadores com salários altos. Adicionar Hendrickson, poderia fazer com que essa defesa suba de patamar e o Seahawks se torne um time que incomode e muito na NFC.
Por que NÃO faria sentido trocar:
Dificilmente você vai se sentir muito confortável ao trocar por um jogador acima dos seus 30 anos de idade, e o mesmo valeria para Hendrickson. Embora já tenha dado no passado recente, quando o Seahawks trocou por Leonard Williams, um resultado passado não é garantia de futuro, e Hendrickson poderia começar a decair em futuro breve.
Tal troca, também faria com que jogadores que hoje tem bons números, e capacidade de se desenvolver perdessem espaço. Atualmente, a linha defensiva do Seahawks já é bastante recheada, e adicionar Hendrickson faria com que Derick Hall e Boye Mafe se tornassem peças possívelmente subutilizadas em favor dos veteranos, principalmente caso Nwosu se recupere de lesão.
Vale a pena?
Considerando o cenário atual do roster, cap space e da NFC West como um todo, acredito que sim. Assim como McLaurin, trocar por Hendrickson também não forçaria o time a utilizar escolhas futuras, e possivelmente nem mesmo uma escolha de primeira rodada. Adicionar uma estrela, sem comprometer o futuro, e se colocando como um verdadeiro contender pela divisão me parece uma ótima opção.
E você torcedor, acha que algumas dessas possíveis trocas faria sentido?
Go Hawks!