Ao assistir Travon Walker, Jordan Davis e Devonte Wyatt no ano passado, Jalen Carter constantemente aparecia no tape. Carter foi o melhor jogador em uma linha defensiva que contou com três escolhas na primeira rodada de 2022, incluindo a primeira seleção geral. Isso é parte da razão pela qual ele foi considerado um dos cinco melhores jogadores ao longo do processo de draft de 2023 da NFL.
Ao contrário de muitos DTs que têm uma especialidade, o nativo da Flórida é tão versátil quanto possível. Ele é rápido e atlético para fazer os OLs errarem como um defensor de corrida e tem muita força para resistir e passar por cima dos bloqueios um-a-um. Como um pass-rusher, ele pode vencer com força usando um bull rush ou um movimento push-pull.
Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:
Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:
Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo
Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano
Playbook 17: Pontuações na NFL
Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano
Vamos ao Report!
Draft Reports de 2023:
Draft Report 2023: JL Skinner, S, Boise State
Draft Report 2023: Christopher Smith, S, Georgia
Draft Report 2023: Peter Skoronski, OL, Northwestern
Draft Report 2023: Olusegun Oluwatimi, C, Michigan
Draft Report 2023: Calijah Kancey, DT, Pittsburgh
Draft Report 2023: Julius Brents, CB, Kansas State
Draft Report 2023: Darnell Washington, TE, Georgia
Draft Report 2023: Will McDonald IV, EDGE, Iowa State
Draft Report 2023: Chris Rodriguez, RB, Kentucky
Draft Report 2023: Byron Young, DT, Alabama
Draft Report 2023: Alex Forsyth, C, Oregon
Draft Report 2023: Kenny McIntosh, RB, Georgia
Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama
Draft Report 2023: O’Cyrus Torrence, OG, Florida
Draft Report 2023: Drew Sanders, LB, Arkansas
Draft Report 2023: John Michael Schmitz, C, Minnesota
Draft Report 2023: Tyree Wilson, EDGE, Texas Tech
Draft Report 2023: Jack Campbell, LB, Iowa
Draft Report 2023: Myles Murphy, EDGE, Clemson
Ficha
College: Georgia Bulldogs
#: 88
Partidas:
Classe: Junior
Altura: 6’3
Peso: 300 lbs
40yd: 4.96s
Braços: 34′ 5/8
Mãos: 10′ 3/8
RAS: N/A
Projeção: 1º round;
Estilo: Power Rusher;
Comparação: Jeffery Simmons;
Melhor Cenário: Conseguir se condicionar melhor fisicamente. Participar de todas as 3 descidas.
Pior Cenário: Perder tempo com lesão e não conseguir se adaptar aos OLs focando seu jogo nele.
Background
Jalen Carter, da Apopka High School, foi classificado como recruta 5 estrelas pela ESPN e recebeu uma nota 5 estrelas pela 247 Sports. Após o colegial, Carter ingressou na Geórgia após ser fortemente disputado.
Lesões:
- 2022 tornozelo (limitado em 1 jogo, perdeu 1 jogo);
- 2022 entorse no joelho/LCM (perdeu 2 jogos);
Stats
Em 2020, como freshman , Carter esteve em ação em 10 jogos e jogou um total de 287 snaps para os Bulldogs. Ele registrou 11 tackles, 3 assistências, somando 8 paradas. Como pass rusher, ele adicionou 13 pressões totais, que incluíram 9 QB hurries, 2 hits ao QB e 2 sacks na temporada.
No segundo ano dos Bulldogs em 2021, Carter disputou 15 jogos e participou de 396 snaps pelos Bulldogs. Ele registrou 25 tackles, 7 assistências, somando 21 paradas. Como um pass rusher, ele marcou 34 pressões totais e 24 QB hurries, 6 hits ao QB e 4 sacks durante o ano.
Em 2022, como júnior, Carter jogou em 10 jogos e contribuiu em 308 snaps. Ele registrou 18 tackles, 7 assistências ao fazer 20 paradas. Como pass rusher, ele produziu 25 pressões totais, que incluíram 17 QB hurries, 5 hits ao QB e 3 sacks no ano.
Ele é o melhor prospecto do Draft 2023?
Ele ganha tantas repetições com uma rapidez no primeiro passo que pega os bloqueadores desprevenidos – então, quando ele ganha essa vantagem inicial, ele usa a força e pode dirigir através do contato para destruir o pocket ou invadir o backfield. Sua habilidade de converter velocidade em força – rapidez em violência – é sua maior qualidade.
Há uma razão pela qual as pessoas o projetam como uma escolha geral número 1 em potencial. Em termos de talento, é uma sugestão justa. Assistindo ao tape de 2022 no final da temporada, você pode imaginar os texanos levando-o em primeiro lugar. Ele tem excelente talento e potencial e pode, eventualmente, se tornar um iDL disruptor – potencialmente no molde de Jeffery Simmons. Como Simmons, pode levar alguns anos de ajuste fino e desenvolvimento para Carter atingir o desempenho máximo (embora Simmons estivesse se recuperando de uma lesão no joelho durante sua temporada de estreia).
Há algumas coisas que precisam ser reconhecidas, no entanto.
A produção não é tudo, mas é verdade que a de Carter é limitada. Ele tem apenas nove sacks em três temporadas na Georgia e 18,5 TFL’s.
Vamos comparar isso com outros DTs draftados cedo, nos últimos anos:
Ndamukong Suh – 49,5 TFL’s, 24 sacks
Gerald McCoy – 33 TFL’s, 14,5 sacks
Aaron Donald – 66 TFL’s, 29,5 sacks
Marcell Dareus — 20 TFL’s, 11 sacks (em duas temporadas)
Fletcher Cox – 24,5 TFL’s, 7,5 sacks
Solomon Thomas — 24,5 TFL’s, 12 sacks (em duas temporadas)
Quinnen Williams — 26 TFL’s, 10 sacks (em duas temporadas)
Ed Oliver – 53 TFL’s, 13,5 sacks
Derrick Brown – 33 TFL’s, 12,5 sacks
Jeffery Simmons – 33 TFL’s, 7 sacks
Ele sofreu muito em Georgia, limitando seu tempo de jogo. Ele jogou 40% dos snaps da Geórgia em 2021. Os Bulldogs foram capazes revezar as feras que eles tinham, com Devonte Wyatt (42%) e Jordan Davis (38%) também recebendo tempo de jogo limitado. Ambos foram escolhidos na primeira rodada no ano passado.
No total, ele recebeu 396 snaps em 2021. Ele perdeu três jogos devido a uma lesão nesta temporada, o que significa que teve 308 snaps em 2022.
Assim, ele provavelmente não esteve em campo o suficiente para corresponder aos números interessantes que vemos em alguns dos nomes acima. Aaron Donald, por exemplo, não estava em rotação em Pittsburgh.
O lado negativo disso é – ele pode realmente lidar com uma carga de trabalho maior?
Ele ficou visivelmente cansado contra Ohio State na semi do College e contra LSU na final da SEC.
Seu condicionamento parece um problema. Ele pode entrar na liga, melhorar sua resistência e isso será um ponto discutível. Devemos também reconhecer, no entanto, que pode não ser tão simples assim. Ele vai se esforçar para melhorar sua resistência e condicionamento? Ele será capaz de lidar com a atenção no próximo nível, receber esses double teams e ser capaz de trabalhar com isso e permanecer impactante? Ou ele vai explodir forte depois do intervalo, como vimos contra o Ohio State?
Ele fica exausto nos jogos porque não está trabalhando duro o suficiente para ficar na melhor forma possível?
Foi um pouco preocupante ver como ele estava visivelmente exausto. Carter foi gasto no maior jogo da temporada de uma forma que você não vê com frequência.
Você não escolhe alguém em terceiro lugar geral para dar a eles 40% dos snaps por jogo e se preocupar com seus níveis de condicionamento físico. Você os quer no centro de sua defesa, jogando uma grande quantidade de snaps. Se Carter não consegue lidar com isso, é um problema. As evidências sugerem que ele precisará fazer um trabalho sério de condicionamento físico para jogar um número significativo de snaps.
ESPN’s Todd McShay says top prospect #Georgia DT Jalen Carter has character issues that could hurt him in the draft while projecting Carter to go to the #Seahawks with the #2 overall pick immediately after.
pic.twitter.com/8BYBypuCeQ— MLFootball (@_MLFootball) December 15, 2022
Dá para acredita em tudo que McShay divulga? Não. Se falou ano passado a mesma coisa sobre KT por exemplo. Por vezes é verdade, e outras vezes não. É ficar atento e tentar colher as informações possíveis. Eu nem vou discutir sobre, porque daqui do Brasil, não tem nem como pesquisar e ter reais informações sobre isso, sendo assim, vamos tentar nos ater ao que ele faz dentro de campo e deixar para os scouts investigarem e ficaremos de olho.
Jalen Carter, DT, #88
Motor não desliga. pic.twitter.com/TlM1RcgSXk
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Eu acredito que esses problemas de caráter possam ser relacionados a disciplina fora de campo como se cuidar, do que vontade de jogar ou algo do tipo, o que é normalmente falado quando se refere a caráter. Aqui é um exemplo e temos outras jogadas que, em tese, Carter nem precisava se esforçar para fazer a jogada. Ele segue atento ao screen e cobre um gigante espaço de campo. Aparentemente, ao que vemos no tape, não falta vontade DENTRO de campo.
Avaliando o prospecto…
Problema com Double-Teams
Jalen Carter got buried 😭😭 pic.twitter.com/kntbrskCy1
— 𝗙𝗢𝗟𝗟𝗢𝗪 @𝗙𝗧𝗕𝗲𝗮𝗿𝗱𝟳 (@FTBeard7) January 1, 2023
Ele ataca o gap e é dominado pelo bloqueio duplo. Isso é algo para se trabalhar, uma vez que ele será alvo de muitos na NFL.
Jalen Carter, DT, #88
Se mantém disciplinado e se aproveita que o RB toma a decisão errada. pic.twitter.com/90C2h7t4Gs
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Novamente ele não antecipa o double-team e seria tirado da jogada, não fosse a jogada de Bama não fluir como esperado.
Força Bruta
Jalen Carter, DT, #88
Bullrush contra o melhor OG da classe que tem 350lbs. pic.twitter.com/HfZCDuGGVS
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Muitos prospectos no draft postam vídeos fazendo exercícios fantásticos. Carter poderia postar isso. A legenda seria empurrar um OL técnico de 350lbs, facilmente.
Jalen Carter, DT, #88
Parando uma quarta para uma jarda. pic.twitter.com/3LxLp1sY55
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
O contato inicial dele é muito bom.
Jalen Carter, DT, #88
Começa com um trabalho de leverage muito bom e o que seria um safety acabou sendo revertido pela arbitragem depois de muito tempo. pic.twitter.com/FRikSVnkjt
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
O OL não consegue absorver e ele avança para cima do QB a cada passo sem dificuldade.
Jalen Carter, DT, #88
Força não falta. Ele levanta o QB com mais facilidade do que levanto meu filho. pic.twitter.com/UTNAoUcllq
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Mais um vídeo para colocar no DVD.
Primeiro Passo/Get Off
Jalen Carter, DT, #88
Excelente primeiro passo, até injusto. pic.twitter.com/ywKnQ0cyIw
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Além de ganhar na força, ele ganha no primeiro passo. É muita explosão e agilidade lateral.
Repertório de Moves/Plano de Pass Rush
Jalen Carter, DT, #88
Se livra fácil do OL pic.twitter.com/HqOgOIDH1a
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Ele tem um repertório de moves muito bom. Principalmente para um DT. Sua marca registrada é o swin move junto com o bull rush, mas também vemos no seu jogo como push-pull, arm over/swim, rip, cross chop
Jalen Carter, DT, #88
Mãos violentas e um swin moves mais bonitos que o do Michael Phelps. pic.twitter.com/GMvfGfXK5N
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 7, 2023
Ele tem um bom planejamento inicial de moves. Precisa refinar os seus counters quando os primeiros moves não dão certo.
FORÇAS:
– Excelente primeiro passo;
– Bom arsenal de moves como;
– Mãos violentas;
– Versatilidade;
– Força Bruta;
FRAQUEZAS:
– Problema para lidar/antecipar com double teams;
– Lesões;
– Dificuldade jogando como 2-gap;
Forever a 12s!
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]
[…] Draft Report 2023: Jalen Carter, DT, Georgia […]