Draft Report 2023: Julius Brents, CB, Kansas State

Ano passado todos ficaram felizes com a escolha de Tariq Woolen. Foi fechamento nosso, antes mesmo do draft. Esse anos temos um candidato para tal comparação, e é Julius Brents. Não, ele não vai ter a mesmo velocidade absurda de Woolen, mas poucos humanos teriam. Mas é um CB alto, muito físico, dominante em press e que ainda está sendo falado bem abaixo do que merece. Mesmo numa classe mais “fraca” de CB como é esse ano.

Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:

Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 17: Pontuações na NFL

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Vamos ao Report!

Draft Reports de 2023:

Draft Report 2023: JL Skinner, S, Boise State

Draft Report 2023: Christopher Smith, S, Georgia

Draft Report 2023: Peter Skoronski, OL, Northwestern

Draft Report 2023: Olusegun Oluwatimi, C, Michigan

Draft Report 2023: Calijah Kancey, DT, Pittsburgh

Ficha

College: Kansas State Wildcats

#: 23

Classe: RS Senior

Altura: 6’3

Peso: 198 lbs

40yd: 4.53s

Braços: 34′

Envergadura: 82 3/4″

Mãos: 9′ 4/8

RAS: 9.99

Projeção: 2/3º round;

Estilo: Zone Coverage;

Comparação: Brandon Browner;

Melhor Cenário: Jogar num time que chame majoritariamente cover 3 ou cover 2. Sua capacidade de jogar em zona mesmo alinhando em press pode chamar a atenção dos times que rodam esquemas oriundos de Seattle.

Pior Cenário: Entrar num time com a defesa mais focada em man coverage. Eu acho que ele tem as características para ser bom nisso, mas ainda vai precisar de um tempo para refinar.

Background

Julius Brents estudou na Warren Central High School e foi classificado como 3 estrelas pela 247 Sports com uma classificação de olheiro de 0,880, não sendo classificado pela ESPN. Após o colegial, Brents optou por ingressar em Iowa.

Stats

Em 2018, como fresman, Brents esteve em ação em 9 jogos e jogou um total de 363 snaps como cornerback para os Hawkeyes. Ele registrou apenas 9 tackles, 2 assistências, somando 3 paradas. Na cobertura, Brents conseguiu 3 desvios de passes, uma interceptação e uma classificação QB muito boa quando alvo de 72,5.

No segundo ano em 2019, ele jogou apenas uma partida e registrou um snap para os Hawkeyes. Ele não fez nenhum tackle, nenhuma assistência e não teve paradas. Na cobertura, ele totalizou nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação.

Em 2020, como júnior, Brents disputou 4 jogos e contribuiu em 105 snaps. Ele marcou apenas 2 tackles, 2 assistências e acrescentou uma parada. Na cobertura, Brents não forçou nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 39,6.

Após o final da temporada, Brents foi transferido para o Kansas State, onde como sênior dos Wildcats em 2021, Brents disputou 13 partidas e participou de 652 snaps para os Wildcats. Ele registrou 43 tackles, 9 assistências e fez 13 paradas. Na cobertura, Brents teve 2 desvios de passe, uma interceptação e rendeu a classificação QB quando alvo de 101,9.

Em 2022, como um redshirt sênior, Brents esteve em ação em 13 jogos ao jogar 726 snaps. Ele registrou 38 tackles, 6 assistências e fez 16 paradas. Na cobertura, Brents teve 3 desvios de passes, 4 interceptações e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 48,3.

Avaliando o prospecto…

Combate ao jogo corrido

Cada vez é mais necessários que os defensive backs estejam envolvidos no combate ao jogo corrido. Aqui temos um OL de mais de 300lbs em movimento e Brents consegue absorver a pancada sem grandes dificuldades.

Com uma boa envergadura, ele também é capaz de tacklear em campo aberto sem grandes dificuldades.

Brents traz todo seu físico e não tem problema de vir para o backfield distribuir tackles.

Press Tech

Excelente jogador em press. Fica na frente do WR, sem se desesperar e ainda consegue a INT.

Aqui está o ponto que ele precisa melhorar na sua técnica. No Senior Bowl ele até já mostrou essa melhora. Na hora de fazer o contato ele precisa estar movendo os pés, porque do contrário, fica difícil de acompanhar, podendo assim perder o snap, como aconteceu aqui.

Excelente saída da linha de scrimmage com controle no WR. Talvez na hora de lutar pela bola tenha chegado um pouco cedo e na NFL fosse marcado DPI.

Em press mas sem fazer contato. Ele se mantém a frente do recebedor, percebe a rota que ele vai correr e faz o desvio.

Padrão de CB. Ele acompanha a rota do #1 (mais perto da sideline), mas com os olhos no #2. Quando o #2 faz o corte, ele faz o ajuste e ainda é brindado com a interceptação.

Compreensão das rotas/Processamento

Uma característica muito boa dele é a percepção e instinto nas rotas. Na redzone e com o tamanho do WR, ele percebe que a rota fade era uma grande probabilidade de acontecer. Ele basicamente escolta o recebedor para onde quer e faz a INT.

Ele não foi o alvo do passe, mas perceba que quando o recebedor faz o corte, ele já tinha feito. Se o QB passa a bola ali, fatalmente seria interceptado.

Percebeu que era uma rota vertical, virou para o QB e saiu com a INT.

Ele usa uma técnica avançada de tentar “baitar” o QB. É como se o CB deixasse um jogador livre de propósito para forçar o QB a passar lá, mas ele estaria de olho para fazer a INT, numa armadilha (bait). Ele tenta fazer isso, mas percebam que ele perde onde o RB está, mas consegue se recuperar em tempo.

Outra técnica boa dele. Ele finge que vai para cima do WR para forçar algum movimento dele. No “susto”, o WR acaba perdendo seu timing na rota.

Fisicalidade

Ele é um jogador muito físico e por isso tem que tomar cuidado com faltas marcadas contra ele.

Olhem esse lance ele deixando o WR no chão na hora do contato.

Consegue se impor e não deixar o WR fugir dele.

Trazendo sua força e forçando o fumble.

FORÇAS:

– Tamanho / peso / comprimento para a posição.

– Excelente tackleador;

– Boa capacidade de processamento de rotas;

– Habilidades de Cobertura em zona;

– Ball Skills;

FRAQUEZAS:

– Apesar de jogar muito bem em press, ainda precisa refinar sua técnica;

– Trabalho em marcação individual;

– Precisa melhorar seu trabalho de pés para não ser pego de surpresa em quebra de rotas;

Forever a 12s!

One Reply to “Draft Report 2023: Julius Brents, CB, Kansas State”

  1. […] Draft Report 2023: Julius Brents, CB, Kansas State […]

Deixe um comentário