Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama

A melhor maneira de descrever a fita da faculdade de Will Anderson Jr. é que tudo parecia fácil para ele. Desde suas habilidades de movimento até a facilidade com que ele enfrentava os blocos, quase parecia que ele estava ficando entediado lá fora. Isso é parte do motivo pelo qual ele é considerado o melhor jogador da classe de draft deste ano desde janeiro passado.

Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:

Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 17: Pontuações na NFL

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Vamos ao Report!

Draft Reports de 2023:

Draft Report 2023: JL Skinner, S, Boise State

Draft Report 2023: Christopher Smith, S, Georgia

Draft Report 2023: Peter Skoronski, OL, Northwestern

Draft Report 2023: Olusegun Oluwatimi, C, Michigan

Draft Report 2023: Calijah Kancey, DT, Pittsburgh

Draft Report 2023: Julius Brents, CB, Kansas State

Draft Report 2023: Darnell Washington, TE, Georgia

Draft Report 2023: Will McDonald IV, EDGE, Iowa State

Draft Report 2023: Chris Rodriguez, RB, Kentucky

Draft Report 2023: Byron Young, DT, Alabama

Draft Report 2023: Alex Forsyth, C, Oregon

Draft Report 2023: Kenny McIntosh, RB, Georgia

Ficha

College: Alabama Crimson Tide

#: 31

Classe: Junior

Altura: 6’4

Peso: 253 lbs

40yd: 4.69s

Braços: 33′ 5/8

Mãos: 9′ 3/8

RAS: N/A

Projeção: 1º round;

Estilo: Speed Rusher;

Comparação: Khalil Mack;

Melhor Cenário: Ganhar peso e se manter explosivo.

Pior Cenário: Perder velocidade ou ser explorado em fronts de quatro caras. Ou então, ser explorado em coberturas em defesas 3-4.

Background

Will Anderson Jr., da Dutchtown High School, foi classificado como recruta 4 estrelas pela ESPN e recebeu uma nota 5 estrelas pela 247 Sports. Após o colegial, Anderson Jr. ingressou no Alabama após ser fortemente recrutado.

Stats

Em 2020, como calouro, Anderson Jr. esteve em ação em 13 jogos e jogou um total de 646 snaps para os Tides. Ele registrou 32 tackles, 7 assistências, somando 26 paradas. Na cobertura, Anderson Jr. não conseguiu nenhum desvio de passe, nenhuma interceptação e QBR quando alvo de 100,8. Como pass rusher, ele adicionou 60 pressões totais, que incluíram 36 QB hurries, 16 hits no QB e 8 sacks na temporada.

No segundo ano do Crimson Tide em 2021, Anderson Jr. disputou 15 jogos e participou de 873 snaps. Ele registrou sólidos 57 tackles, 18 assistências, acrescentando 53 paradas. Na cobertura, Anderson Jr. não fez desvios de passes, nem interceptações e QBR quando alvo de 93,1. Como um pass rusher, ele marcou 81 pressões totais e 55 QB rushes, 11 hits ao QB e 15 sacks excelentes durante o ano.

Em 2022, como júnior, Anderson Jr. disputou 12 jogos e contribuiu em 652 snaps. Ele registrou 23 tackles, 14 assistências ao fazer 30 paradas. Como pass rusher, ele produziu 59 pressões totais, que incluíram 36 QB hurries, 9 QB hits e excelentes 14 sacks no ano.

Ele é o melhor prospecto do Draft 2023?

Ele teve uma fantástica temporada de 2021 que fez as pessoas se perguntarem se ele era um dos melhores pass rushers a jogar no futebol universitário por uma geração. Sua produção foi notável – 31 TFL’s em uma única temporada e 17,5 sacks. Ele é agressivo e brutal. Lembro-me de me perguntar há um ano se ele usava o número 31 como uma homenagem a Kam Chancellor. Ele se comportou com a mesma natureza feroz e cada snap foi jogado em 100%.

Sua temporada de 2022 foi bem diferente. Não vimos a mesma intensidade ou produção. Seus números no TFL caíram de 31 para 17 e ele teve 10 sacks. Ainda são números bons, mas foram decepcionantes para um jogador que conquistou tanto no ano anterior.

Ele também teve algumas atuações decepcionantes – incluindo um várias faltas contra o Texas e foi dominado pelo talentoso RT de Tennessee, Darnell Wright (olho nesse cara, ele é um monstro e pouca gente está dando moral).

A verdade é que ele ainda é um excelente jogador, mas, como Carter, há alguns pontos de interrogação.

O esquema de Alabama permite que ele corra com sua agressividade atrás da bola. Não há muita complexidade em seu papel. Anderson abaixa a cabeça e joga em modo de ataque constante. É uma das razões pelas quais seus números TFL são tão altos. Ele tem muitas jogadas em que sua única responsabilidade é correr de cabeça para o backfield e acertar alguém. Uma parte decente de seus TFLs são snaps desbloqueados em pequenas tentativas de corrida do oponente. Anderson nunca lhes dá a chance de enganá-lo. Ele é um míssil no backfield, martela o corredor e reivindica um TFL. Ele tem muitos TFLs desbloqueados.

Anderson tem muita força no corpo e é claramente um bom atleta. Ele faz bem em contornar os bloqueios e, uma vez que encontra uma abertura, é adepto de explodir para o QB ou o portador da bola.

Ele não é apenas um jogador espacial e isso é importante notar. Há evidências claras na fita dele fazendo jogadas de corrida usando boa contenção e ele pode engajar um bloqueador em movimento, empilhar e lançar para fazer um tackle.

Eu acho, no entanto, que o esquema em que ele joga é importante.

Quando vejo pessoas comparando-o com Nick Bosa – a realidade é que eles não são nada parecidos. Bosa pesa 266 libras – 23 libras a mais que Anderson. Joey Bosa pesava 269 libras em seu draft e Myles Garrett pesava 272 libras.

Esses três jogadores são feitos sob medida para jogar na vantagem em uma defesa com 4 caras, mas são atléticos o suficiente para fazer praticamente qualquer coisa.

Com 243 libras, Anderson não foi construído para ser um Defensive End clássico. Ele é construído para ser um linebacker de 3-4 que precisa jogar no mesmo papel de modo de ataque que o Alabama criou para ele.

Normalmente, um OLB 3-4 precisará cobrir. Anderson não é muito bom aqui. Sua nota PFF em cobertura em 2022 é 56,5. Você precisa criar uma situação em que ele esteja no espaço, voando para a bola, com a missão de atrapalhare acertar.

Mack, como Anderson, tem uma estrutura ligeiramente heterodoxa. Ele tinha 6-2 1/2 de altura e 251 libras no draft. Ele só tem braços de 33 1/4 de polegada. Ele é atarracado e carece de tamanho e comprimento brilhantes – mas ele era tão rápido e poderoso e jogou para coordenadores defensivos com mentalidade de ataque como Vic Fangio.

Anderson pode aparecer no draft, beber alguns jarros de água e pesar com um peso semelhante. Ele está listado em 6-4 e não será uma surpresa se ele tiver comprimento de braço semelhante ao de Mack.

Mack correu um 10yard split de 1,53 10 jardas, saltou um vertical de 40 polegadas e correu um short shuttle de 4,18. Isso vai levar alguma correspondência. No entanto, se Anderson puder provar que também tem grande rajada, características explosivas e agilidade – não há razão para acreditar que ele não possa se tornar igualmente eficaz no próximo nível no esquema certo.

Não tenho dúvidas de que Mack é o jogador que os fãs devem esperar que Anderson se torne. A menos que ele ganhe 25 quilos de peso, não perca velocidade ou agilidade e aprenda uma nova função para se tornar um jogador mais completo – ele nunca será um Bosa.

Avaliando o prospecto…

Um dos motivos da sua queda de produção

O bull rush e head fakes dele não dão certo. Ele ainda consegue chegar ao QB, mas perde o sack.

Ele simplesmente dispara entre os OLs, mas perde o sack. Ao menos forçou o QB a jogar a bola fora.

Ele ataca o gap, mas perde o tackle.

Explosão

O maior erro que um OL pode cometer é tentar atacar os moves dele. Eles não vão ter velocidade para se recuperar.

É basicamente um pitbull alado correndo atrás de um motoqueiro.

A velocidade ajuda muito para ele conseguir transformar velocidade em força. Bom leverage e contato para dominar o OL.

A velocidade e agilidade lateral fazem dele uma arma mortal em stunts.

Defesa ao jogo corrido

Quando ele puder usar sua velocidade para se desvencilhar com antecipação dos bloqueios, seu faro pela bola vai ajudar a parar as corridas.

Mas quando ele precisar manter um gap, vai ter dificuldade contra OLs fortes.

Plano de ataque/Rush Moves

Ele mostra que tem um bom plano de ataque. Ele está alinhado no braço de dentro do OT, e ameaça atacar o de fora. Com medo da velocidade dele, o OL acaba abrindo espaço para dentro e Anderson aproveita. Esse tipo de inteligência que separa EDGEs normais dos realmente bons.

Ele faz algo semelhante aqui, mas dessa vez usando um swin move.

Falta Counter Moves

Ele tenta usar fakes de cabeça, mas Wright não se afoba e controla ele.

Aqui foi surpreendido e Wright tira o espaço para a explosão de Anderson funcionar.

FORÇAS:

– Disruptivo; 

– Capacidade Atlética;

– Persistência;

– Muitos jogos como titular;

FRAQUEZAS:

– Bend;

– Peso para combater o jogo corrido;

Forever a 12s!

3 Replies to “Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama”

  1. […] Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama […]

  2. […] Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama […]

  3. […] Draft Report 2023: Will Anderson, EDGE, Alabama […]

Deixe um comentário