Draft Report 2025: Thomas Fidone II, TE, Nebraska

Uma das minhas épocas preferidas do ano é escrever os Draft Reports para os Seahawks. Já acertei alguns como: Byron Murphy II, Christian Haynes, Tyrice Knight, Devon Witherspoon, Zach Charbonnet, Olu Oluwatimi, Kenny McIntosh, Boye Mafe, Abe Lucas, Riq Woolen, para listar os últimos três anos.

Ainda estamos no ano 2 de Mike Macdonald, então, ainda é cedo para definir as tendências, assim como era na época de Pete Carroll. Obviamente, John Schneider ainda está no comando e deve seguir algumas dessas diretrizes dos Drafts passados.

Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:

Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 17: Pontuações na NFL

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Vamos ao Report!

_________________________________________________________________________

Draft Reports de 2025:

_________________________________________________________________________

Prospect Info
Name: Thomas Fidone II
Jersey #: 24
College: Nebraska Cornhusker
Position: TE
Awards: – Academic All-Big Ten (2022, 2023, 2024);
– Brook Berringer Citizenship Team (2021) – players who demonstrate zeal and dedication for volunteering in the community;
Class: Redshirt Junior
Style: Blocking
Comparison: Tucker Kraft
Projection: 4° Round

 

Stats
2024: 13 G, 36 Rec, 373 yds
2023: 12 G, 25 Rec, 260 yds, 4 TDs
2022: Injuried
2021: Redshirted. 1 G

 

Combine/Pro Day Results
HT 6’5
WT 243
Arms: 34″
Wingspan 82½”
Hands 10⅝”
40 yds 4,7s
10 yd split 1,61s
Short Shuttle: 4,29s
3 Cone Drill: 7,01s
VJ 35.5″
BJ 10’6″
Bench Press N/A
RAS: 9.49

___________________________________________________________________________

Background

Fidone chegou ao College muito bem condecorado. Ele foi incluído no time All-American de 2020 do SI, foi selecionado para o All-American Bowl de 2021 e teve uma produção impressionante como um dos 50 melhores recrutas do país. Fidone II se comprometeu com Nebraska como um recruta 4 estrelas (247 Sports) em vez de programas como Notre Dame, LSU, Michigan, Penn State e outros.

 Ele teve duas lesões no joelho em seus dois primeiros anos, é algo preocupante. Porém, ele teve duas temporadas completas após isso. Inclusive, liderou Nebraska em TDs recebidos em 2023. Teve destaque no Senior Bowl e principalmente no Combine.

Avaliando o prospecto…

Bloqueios

Bom leverage, uso das mãos e trabalho de pés para manter o bom bloqueio.


Ele tem muita força nas pernas e sabe usar bem o leverage para ter ancoragem. Contudo, ainda pode ser melhor se não permitir que os defensores acessem seu peito rapidamente.

Bloqueando in-line ele tira o EDGE da jogada e joga até o apito, finalizando o bloqueio com o defensor ao chão.

Boa movimentação e inteligência. Acho que o primeiro alvo dele seria o último jogador da linha de scrimmage. No entanto, ele percebe que não precisa desse bloqueio e parte para o próximo alvo. Ele faz o ajuste mas tira os olhos do alvo e permite o tackle.


Logo no próximo snap ele controla o DB e tira o jogador da frente para que o TD aconteça. Boa mentalidade para se recuperar.

Ele faz um bloqueio chave contra um dos melhores DTs dessa classe, Tyleik Williams, essencial para abrir espaço para a boa corrida.

Recebedor

Defensores mais físicos conseguem atrapalhar suas rotas, no entanto, aqui ele encontra uma saída. Ele força o defensor para dentro e faz o corte, conquistando algumas jardas após a recepção.


Ele ameaça que sua rota vai ser vertical com o intuito de criar espaço para seu corte. O passe demora um pouco para chegar, mas ele consegue se ajustar.

Ele sai bem da linha de scrimmage evitando contato. Ele novamente ataca verticalmente e faz o corte para ganhar mais jardas. O juiz no meio do campo acabou ajudando o TE.

Alinha no slot, faz bom corte e com os braços estendidos consegue a recepção para tirar o time de uma situação difícil.

Boa saída da linha de scrimmage, entende o leverage que tem contra o defensor no 1v1 e consegue a recepção.

Ele parece que perde muita velocidade a cada passo que dá. Sua saída da linha é boa, mas esses “pés pesados” fazem com que ele não seja uma ameaça para rotas verticais.

Mais uma boa saída da linha. Contudo, ele vai em direção ao defensor, deveria ter notado isso. Termina bem o snap porque precisa se ajustar ao passe.

FORÇAS:

– Tamanho / peso / comprimento para a posição.

– Versátil, alinhando como inline, wing, slot e wide out;

– Recebedor confiável;

– Catch Radius;

– Bom bloqueador, principalmente no pass block;

FRAQUEZAS:

– Lesões no joelho em 2021 (LCA esquerdo), 2022 (joelho) causaram temporadas perdidas;

– Não é uma ameaça com velocidade;

– Permite que acessem seu peito em bloqueios, confiando muito na sua capacidade de ancoragem;

Veredito

Algum tempo atrás escrevi sobre Jackson Hawes. Na minha visão, o melhor TE bloqueador em muito tempo vindo do College. Fidone talvez seja o segundo da classe no quesito. Contudo, ele tem um piso como recebedor muito maior que o jogador de Georgia Tech e um potencial inexplorado como.

Fidone foi usado em diferentes pontos e em diferentes formas no ataque de Nebraska. In line, slot, wing e wide out, tanto recebendo como bloqueando. Ele pode ajudar os Seahawks já como calouro como TE3 e pode se tornar mais do que isso. Eu não descartaria a possibilidade dos Seahawks draftarem dois TEs nessa classe, inclusive.

Teria sido bem interessante se os Seahawks tivessem trazido Fidone numa visita para confirmar sua saúde. Como dito no começo do artigo, foram dois anos com problemas diferentes no joelho. Porém, se isso preocupa, ele teve duas temporadas completas em seguida. Seria um problema crônico ou pontual? No quarto round mais que valeria a aposta com todo o potencial atlético dele.

Forever a 12s!

Deixe um comentário