Jamarco Jones conseguirá se mostrar útil na linha ofensiva de Seattle?

Há um tempo, fizemos uma mini análise de Jones. Ele já veio de uma quinta escolha e não veio com aquele peso todo. Ele foi titular na posição de LT, dois anos no time de Ohio State e era esperado um pouco mais acima do que a quinta rodada do draft, porém devido a um Combine horrível, caiu bastante, já que a maioria dos times prefere os resultados físicos, do que a técnica do jogador, pensando ser mais fácil ensinar a posição do que ensinar velocidade no primeiro passo.

Jones tem muita habilidade e possui inteligência para saber sua deficiências e limitações físicas. Tem uma boa base para segurar bull rush,  e absorver o impacto de jogadores vindo em velocidade, além de um bom trabalho de pés contra speed rushers.

Sabe posicionar suas mãos contra os adversários para afastá-los e tem um bom repertorio, tanto fazendo o primeiro movimento, quanto esperando o que o defensor irá fazer e tentar contê-lo. Em times que jogam em zona tem habilidade e inteligência para chegar ao segundo nível para bloqueios chave.

É claro que existem várias jogadas no seu tape em que a incapacidade física aparece, mas sua principal fraqueza é a fluidez no quadril para mudança de direção, até porque essa falta de agilidade ressalta sua falta de aceleração.

Foi colocado em questão se ele deveria ser movido para guard, eu acho que não, uma vez que em jogadas de trap e pulls a sua falta de velocidade será mais evidenciada. A sua calma, consciência e leitura de jogo (principalmente pré-snap), o colocam em posição de se manter como tackle, percebendo stunts e blitz. A questão é se sua “inteligência” e posicionamento vão ser suficiente contra o os jogadores mais físicos que enfrentará na NFL.

As coisas também ficam fáceis quando você está disputando contra um jogador que não oferece resistência. Se depender de Nkansah #75, Jones é até titular do time. Como OT puro, Jones é a única alternativa do time.

Será que a inteligência de Jones vai ser suficiente para conseguir compensar sua falta de aptidão física? Vamos conferir seu desempenho no primeiro jogo da preseason:

Ele analisou bem a jogada, acho que o adversário iria tentar contorná-lo por fora, mas ele partiu para dentro e Jones acabou segurando o jogador dos Broncos, porque não teve resposta para o ataque rápido por dentro.

Ele chega sem explosão nenhuma no jogador, e fica fácil para Watson, simplesmente pedir licença e avançar.

Esses lances não podem acontecer. Em um deles, ele simplesmente não consegue nem encostar no DL, e se não fosse a corrida de Lynch para fora, teria sido um sack certo. No outro lance o adversário girou na frente dele e ele precisou do auxílio do guard. Ainda assim, a jogada acabou em sack.

Ele engaja no bloqueio e basicamente sela sua lane, com técnica e força. Depois de um tempo Hollins conseguiu escapar, mas a essa hora Jones já havia aberto o espaço que ele precisava criar.

Uma vez que ele consegue estabelecer uma boa base e o adversário está na envergadura, é bem difícil conseguir escapar do bloqueio.

Go Hawks!

 

Deixe um comentário