Leonard Williams teve uma temporada de All Pro

Após assinar um contrato de três anos por US$ 64,5 milhões, Williams fez mais do que justificar o investimento: foi uma força disruptiva rara, sendo nomeado ao Pro Bowl e consolidando-se como o defensor interno mais eficaz da NFL em 2024.

A temporada foi digna de All Pro (e muito mais merecedora do que a posição 99 na NFL). Ele ainda foi o responsável por uma das jogadas mais fantásticas da temporada com uma pick six de 92 jardas contra os Jets de Aaron Rodgers, sendo o record de retorno para um jogador de linha defensiva.

🏈 Números da Temporada 2024

Tackles totais: 64 (37 solo + 27 assistências), 8º entre os iDL;

Run Stops: 41, 2º entre os iDL;

Sacks: 11.0, 2º entre os iDL

Pressões: 55, 6º entre os iDL

Tackles para perda (TFL): 41 (2º entre DL interiores, com 15 hits e 29 hurries)

Notas no PFF: Overall 87.1 (4º entre 219 DL interiores), pass rush 72.3 (22º), defesa contra o jogo corrido 79.5 (5º)

Juntamente com Myles Garrett, os únicos jogadores a 2+ sacks, 3+ TFLs em pelo menos 3 jogos em 2024.

🔍 Comparativo com All‑Pros dos últimos 5 anos

Leonard Williams em 2024: 55 pressões, 11 sacks, 41 run stops;

2020:

  • Aaron Donald: 98 pressões, 15 sacks, 29 run stops;
  • DeForest Buckner: 53 pressões, 10 sacks, 30 run stops;

2021:

  • Aaron Donald: 86 pressões, 15 sacks, 49 run stops;
  • Cameron Heyward: 61 pressões, 11 sacks, 46 run stops;

2022:

  • Chris Jones: 77 pressões, 15 sacks, 31 run stops;
  • Quinnen Williams: 52 pressões, 13 sacks e 32 run stops;

2023:

  • Aaron Donald: 84 pressões, 10 sacks, 31 run stops;
  • Chris Jones: 75 pressões, 14 sacks, 21 run stops;

2024:

  • Cameron Heyward: 56 pressões, 10 sacks, 44 run stops;
  • Chris Jones: 74 pressões, 6 sacks, 22 run stops;

Se observarmos as temporadas de Heyward (nas duas vezes), Quinnen Williams e Buckner, o que Leo Williams fez, merecia ao menos uma menção honrosa ou um lugar no segundo time.

⚡ Técnicas mais utilizadas no Pass Rush

Muito produtivo no pass rusher e sólido contra OLs de alto nível. Nesse lance, contra Quinn Meinerz, ele ameaça atacar externamente e muda de direção tão repentinamente que o RG não consegue se recuperar. Williams consegue pressionar Bo Nix que acaba sendo interceptado.

Novamente, alinha contra Meinerz. Ele não consegue ganhar no primeiro momento, mas é um perfeito exemplo que ele tem um bom repertório de counters contra um sólido guard.

Excelente swim move contra o center, e exige a ajuda do LG. O sack não vai para os stats de Williams, mas ele forçou o QB diretamente para os braços de Jarran Reed.

1. Bull rush

É um movimento de pura força.

2. Swim move

Passa o bloqueio com um braço por cima, usando o outro para ganhar vantagem. Ideal para interiores que precisam vencer OLs grandes.

Muito natural o seu movimento para bater o RG já no início da jogada.

3. Twist/stunt em dupla

Devido sua força, velocidade repentina e diversidade de alinhamentos, tornam Williams uma excelente ameaça para o stunt. O Stunt ocorre quando jogadores defensivos, geralmente defensive linemen ou linebackers, trocam suas atribuições típicas de gap ou caminhos de corrida com o intuito de confundir a linha ofensiva.

É uma jogada do interior da linha defensiva, na qual dois defensive tackles leem a direção de bloqueio do center para criar uma “torção”. Se o center bloquear em direção a um defensive tackle, este contornará o center até o A-gap oposto, enquanto o outro DT ataca diretamente o center, com intuito de criar espaço. Como o center está olhando para o primeiro DT, ele é pego de surpresa e fica vulnerável ao move de força do segundo DT.

Normalmente, o segundo DT é apenas o responsável para abrir os espaços. Não quando esse DT é o Leo Williams. Ele consegue além de criar espaço para seu companheiro, ele chega no QB. Nesse lance, ele força o fumble e é uma pena que não tenha virado um turnover.

Novamente, além de criar espaço para J-Reed, ele consegue fazer o sack.

🛡️ Combate ao Jogo Corrido

Ele conquistou um Run‑Def Grade PFF: 79.5 (5º entre 219 DL interiores) com 16 tackles para perda de jardas.

1. Double Team

Em alguns momentos ele foi movido por double-teams (mais frequentemente em situações de corrida). Talvez esse tenha sido o maior ponto de atenção no seu jogo.


Com sua vasta experiência ele se adaptou, usando power steps mais largos para fugir do double-team.

2. Hands‑in‑space

Usa as mãos para manter o bloqueador longe de seu corpo, limpando espaço para leitura do jogo.

Ele atrai o RT para o gap interno e usa o swim move para escapar rapidamente e impedir o TD.

3. Stack and shed

Empurra o bloqueador até o RB passar e então se solta pra fazer o tackle — tem 41 TFL e tackles consistentes.

Alinha como Big-End, contra Trent Williams, um dos melhores LTs da liga. Leonard é tão dominante que parece estar alinhando contra Stone Forsythe, dado a maneira como ele deixa o OT no chão após o snap.

Novamente usando a técnica de controlar o adversário enquanto o RB procura uma lane e se livrando do OL no momento em que precisa fazer o tackle.

💡 Versatilidade Técnica em Múltiplas Funções

Ele atuou em pelo menos seis técnicas diferentes — do zero-tech (sobre o center) até o edge — mostrando imensa adaptabilidade .

t

Jogar em diversas posições maximiza seu impacto: ele se destaca tanto no 3-technique, seu ponto forte tradicional, quanto em posições mais fora do center (5 e 6-techniques).

De acordo com a PFF em 2024:

  • 27 snaps no A-Gap;
  • 349 snaps no B-Gap;
  • 245 snaps como Big-end/5-tech;
  • 130 snaps para além do OT;

🧠Processamento/Football IQ

Ele basicamente luta contra três bloqueadores, mas mantém o foco no QB. Depois ele mostra velocidade e esforço para ir atrás do QB e forçar o passe errado.


Em entrevista, depois do jogo, Leo confirmou que já esperava esse pin-and-pull. Isso fica bem claro quando antes do snap ele dá um passo adicional para dentro da linha, tornando mais difícil para o LT bloqueá-lo e dessa forma o DT faz a jogada.


Se alguém lhe perguntar como jogar contra um kickout-block, apenas mostre esse snap de Leo. Ele identifica rapidamente, ataca com o braço interno, para ter o outro livre para tackle. No entanto, ele joga o OL para dentro e força o cutback.


Fiquem atentos ao LG, percebam como o snap sai e jogador de Arizona ainda está olhando para trás. Williams tem uma abordagem não tão convencional, mas move, usando o leverage, o OL e faz o tackle.

🔚 Conclusão

Leonard Williams foi um dos DL interiores mais impactantes da NFL em 2024. Suas técnicas clássicas de força, agilidade e leitura de jogo fizeram a diferença, tanto no pass rush quanto na contenção do jogo terrestre. Sua versatilidade técnica, poder de pressão, eficiência contra a corrida e impacto em jogadas decisivas o consolidaram como a peça central da linha defensiva que assume identidade sob o comando de Mike Macdonald.

Em resumo: temporada All‑Pro — exemplo de consistência, técnica e impacto real no campo. Existe pouca coisa para se melhorar no seu jogo, a grande questão é se ele será capaz de manter esse nível.

Deixe um comentário