Por que Noah Fant foi cortado?

Noah Fant chegou a Seattle na pacote de troca por Russell Wilson. A ideia era que ele pudesse alcançar o que se esperava dele quando foi draftado. A mudança de ares não ajudou muito. Mesmo assim seu contrato foi renovado e a produção dele é escassa. São 130 recepções, 1400 jardas e apenas 5 TDs. Ele passou 2023 inteiro sem marcar e o único TD que teve em 2024 foi na última partida do ano. Só chegou a 50 recepções uma vez (2022) e as 500 jardas que teve em 2024 foram sua melhor marca nos Seahawks.

📊 Stats

Targets: 62 (22)

Recepções: 48 (21)

Jardas recebidas: 500 (18)

Touchdowns: 1 (41)

YPR (jardas por recepção): 10,4 (31º, menor desde os tempos de Denver)

Nota PFF recebendo: 70.2 (28)

Nota PFF Pass Block: 34.5 — sexto pior entre tight ends qualificados

Nota PFF Run Block: 42.3 — sétimo pior entre tight ends qualificados

Drops: 2 (16)

Drop Rate: 4% (20)

Com os companheiros de Seattle: AJ Barner (rookie) teve 30 recepções, 245 jardas e 4 TDs — desempenho promissor para segundo ano .

✅ Pontos Fortes

1. Route Runner

Excelente rota vendendo uma post e cortando para out. O passe de Geno demora para chegar e Fant tem que esperar, do contrário poderia ter conseguido mais após a recepção.

2. YAC

5.9 jardas após recepção (9° entre 45 TEs com pelo menos 27 alvos), total de 7 tackles quebrados (13º). Quando eu puxo da minha memória, as melhores jogadas de Fant em Seattle foram em improvisos e que ele quebrou tackles para conseguir grande avanço. Essa jogada é um exemplo em que ele ajuda o QB no scramble, temos um passe de Drew Lock contra os Giants e um de Geno contra os Cardinals, mas é muito pouco.

3. Ferramenta de campo: altura (6’4”), velocidade e capacidade de criar mismatches foram destacados como pontos fortes .

⚠️ Pontos Fracos

1. Baixa produção nas big plays, TD e em situações de redzone

Com média reduzida (~10 Y/R), sem explosão comparável aos TEs elite. Ele poderia ter sido muito mais utilizada na endzone. Jogadas em que ele pudesse brigar pela bola como fez aqui. Ainda é muito pouco.


Não coloco nenhum porcentagem de culpa em Fant aqui, a jogada de Geno foi péssima. Mas, é só um exmeplo que raramente ele luta pela bola, raramente ele usa seus 6’4 de escudo para proteger a bola no meio do campo. Fant é um jogador que possui as ferramentas, mas precisa usá-las.

2. Bloqueios

Bloqueio muito abaixo da média: nota PFF de 34.5 e posição 47° entre 69 tight ends.


Ele tem uma péssima base, pés juntos e peso mal distribuído o resultado é esse.

Mãos muito abertas no contato impedem que ele possa sustentar o bloqueio por tempo suficiente.

Péssimo ângulo e por sua culpa a jogada acaba. A ideia aqui é dois down blocks do lado direito (Fant e Abe Lucas), isso iria criar espaço para os pullers, Jalen Sundell e Sataoa Laumea. Fant é incapaz de executar o bloqueio corretamente e o defensor o coloca no caminho dos pullers atrasando os e acabando assim com a jogada.


Aqui ao menos ele mostrou luta. Mesmo sem boa técnica, batalha para afastar o defensor. Geno prende demais a bola e o sack acaba acontecendo.

🧩 Fit no esquema de Klint Kubiak

Kubiak favorece formações 12 personnel (RB + 2 TEs), exigindo capacidade/versatilidade de bloqueios e rotas no meio do campo. A grande questão é que sua produção como recebedor, que sempre foi seu ponto mais forte, não tem sido grande destaque desde que chegou a Seattle.

Fant se encaixa melhor como recebedor em rota longa do que como bloqueador. Esse é um dos motivos dele não se encaixar no ataque.

Essa Split-zone é muito chamada no playbook de Kubiak. Fant é incapaz de executar os conceitos mais básicos, é difícil acreditar que o time o manterá.

🧨 Corte ou trade

Os Seahawks economizariam US$ 8,9 milhões em relação ao teto salarial, enquanto teriam que lidar com o dinheiro morto de US$ 4,5 milhões, de acordo com o Over The Cap. Acredito que haviam opções para troca;

Listando possíveis interessados em trocar por Fant:

  • Panthers: conexões com Seattle, carência de produção TE;
  • Jaguars: depois do corte de Evan Engram, também não possuem nenhum nome de destaque na posição;
  • Bengals: pode ser uma peça interessante para alinhar com Mike Gesicki;
  • Commanders: mantiveram Zach Ertz mas seria interessante para complementar o grupo;

Draft Value: Day‑3 draft pick.

⚖️ Considerações finais

Fant entregou um desempenho sem brilho para justificar seu valor contratual. Em 2024 foi um pouco mais consistente, porém sem impacto decisivo. O esquema Kubiak exige mais do TE do que Fant oferece, o que abre caminho para jogadores mais completos ou jovens com potencial.

O time parece confiar o suficiente para deixar o grupo com Elijah Arroyo (rookie), AJ Barner (segundo ano) e algum veterano qualquer (como Eric Saubert). Contudo, no decorrer da temporada ele pode se mostrar cada vez menos um fit para o ataque de Kubiak.

Deixe um comentário