Russell Wilson lançou em 2020 40 TDs, a melhor marca da carreira, para 13 interceptações (maior marca da carreira), a melhor marca da carreira e uma taxa de passes completos de 68.8%, a melhor marca da carreira. É por isso que insisto, que apesar do coordenador ofensivo ter seus problemas e ter sido um culpado pela pane do ataque na segunda metade da temporada ele soube usar bem Wilson.
Por que tanto ódio a Schottenheimer?
Quem foi o culpado do desempenho do ataque no SNF?
O que de melhor aconteceu no Training Camp! (até agora)
Já ouviu falar de Mesh? Smash? Drive e outros conceitos? Nesse post, vamos analisar todos os TDs da temporada, vendo qual conceito foi utilizado e no que podemos projetar para 2021.
Vamos lá!
Semana 1 – Atlanta Falcons
Análise Seattle Seahawks 38 x 25 Atlanta Falcons
Jogador da Semana – 2020.Week 1- Russell Wilson
TOUCHDOWN! Russell Wilson to Chris Carson! Naked play-action bootleg to the right. Carson was open in the flat. #Seahawks pic.twitter.com/DJjVdrwZ5i
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 13, 2020
A primeira jogada que terminou com TD em Seattle foi amplamente usada durante todo o ano. O time chama um play action com uma rota flat e uma rota out de Lockett. O CB não tem como marcar as duas, dessa feita fica fácil para Carson.
TOUCHDOWN #2 to Chris Carson! Screen with a whole crew to block for him. Another excellent drive and Russell Wilson playing out of his mind against the Falcons. #Seahawks pic.twitter.com/s9SvMptAMm
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 13, 2020
Não que um screen para RB seja a jogada mais criativa do mundo. Mas apesar de estar em muitos plyabooks, e nosso time ter boas armas para executá-lo, poucas vezes era chamado. Talvez por isso tenha surpreendido tanto no começo do ano as defesas adversárias que Seattle enfrentou.
O time chama o passe para Carson que por si só já tem habilidade de conseguir jardas quebrando tackles. Porém, nesse lance, nem precisa. Pocic, Iupati e Lewis abrem totalmente o caminho no segundo nível para Carson marcar seu TD.
Hell of a win for my #Seahawks
Russell Wilson: 31/35, 322 yards, 4 TD, 143.1 passer rating…
…DK Metcalf: 4 catches, 95 yards, TD
The only drawback to this 1-0 start was watching them beat up on the Falcons.
Sorry @StevenDialFox4 @OmarJimenez 🥴pic.twitter.com/uiglTf2J8S
— Dakarai Turner (@Dakarai_Turner) September 13, 2020
O time dos Falcons estava com uma marcação de apenas um safety ao fundo do campo. Metcalf consegue ganhar logo no começo da rota e Wilson coloca a bola no ponto perfeito e o safety não tem como ajudar.
Playbook 11 – Como funciona a Cover 3, que fez a defesa de Seattle tão temida?
TOUCHDOWN Greg Olsen!
Look at the anticipation on this pass by Russell Wilson. Hits Olsen as soon as he turns to look for it between zones. Perfect throw. #Seahawks pic.twitter.com/gDiwNQfYfU
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 13, 2020
Parecia que Seattle teria uma boa dupla com Wilson e Olsen. Muita sinergia aqui na rota option do TE e passe chegando no momento certo.
O que Greg Olsen pode oferecer a Seattle?
Semana 2 – Patriots
Análise New England Patriots 30 x 35 Seattle Seahawks
Jogador da Semana – 2020.Week 2- Russell Wilson (2)
Dropped in the bucket pic.twitter.com/QzMdCjUlJd
— Computer Cowboy (@benbbaldwin) September 21, 2020
Seattle chama todas as suas rotas para o lado esquerdo do campo. Ele mandou Carson numa rota wheel, o defensor subestimou a velocidade do RB e conseguiu espaço no fundo do campo.
Wow… Just watched Russell Wilson's first touchdown to Tyler Lockett.
Look at this bullet pass into tight coverage while avoiding the rush. This is incredible. #Seahawks pic.twitter.com/TlbTgfyoLr
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 21, 2020
Totais méritos de Wilson nessa jogada, ganha tempo no pocket, foge da pressão e acha o espaço para Lockett.
Que chamada sensacional do senhor Brian Schottenheimer. Não sei o que houve com ela nessa temporada, mas tá voando até então, confundiu toda a marcação da excelente defesa dos Patriots pic.twitter.com/P61H9gKJlk
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) September 21, 2020
Dessa vez, excelente chamada e execução para colocar em parafuso uma das secundárias mais bem treinadas e disciplinadas da liga. O time coloca Tyler Lockett como RB e Chris Carson como WR, depois solta Lockett numa rota wheel. A presença de Lockett e a inundação de rotas no meio do campo causam uma confusão na defesa dos Patriots que deixa o subestimado Freddie Swain livre, como era o intuito do conceito e ele corre para o TD.
Análise do TD de Metcalf no Sunday Night Football!
Gilmore comendo poeira…#Seahawks pic.twitter.com/obzOBlPy3E
— Blog do Seahawks Brasil (@blogseahawksbr) September 23, 2020
Wilson consegue um grande lançamento aqui, mesmo com a pressão em cima dele. Metcalf inicia a jogada simulando uma rota post. inclusive olhando para o QB. Gilmore tenta se antecipar a essa rota e qualquer lançamento aqui, teria sido INT, mas é um double move. Ele passa a correr uma rota corner e fisicamente não tem como Gilmore pegá-lo. Como Wilson levou uma baita pancada, o passe não foi tão bom e o WR com muitos méritos, precisou brigar pela bola.
Mais um TD sem legendas, não tenho mais palavras para descrever Russell Wilson. pic.twitter.com/Kpu3NxKz3Y
— Blue Wave Brasil 🇧🇷 (@BlueWave_Brasil) September 21, 2020
Mais uma bomba de quase 50 jardas de Wilson para achar David Moore. Além do talento no braço do QB, o WR tem muitos méritos. Ele se mantém concentrado e faz a recepção difícil e se mantém dentro de campo.
Semana 3 – Cowboys
Análise Dallas Cowboys 31 x 38 Seattle Seahawks
Jogador da Semana – 2020.Week 3- Russell Wilson (3)
Touchdown de Wilson!!! pic.twitter.com/S6h8pfZaYU
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 28, 2020
O time dos Cowboys estava em Cover 3, o safety do fundo do campo ficou preocupado com a rota vertical de Lockett e a rota profunda de DK cruzando o campo não tem cobertura por cima. Dessa forma, com Wilson com tempo suficiente no pocket, o QB faz o passe a frente e Metcalf vira o jogo.
Jogada semelhante ao primeiro TD de Seattle na temporada, dessa vez, Lockett fica livre para marcar pic.twitter.com/efcwFDblbi
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 27, 2020
Jogada padrão de Seattle na redzone. Um play action e duas rotas em níveis diferentes de um lado do campo pós bootleg, Carson e Lockett tem espaço a sua frente e Wilson pode basicamente escolher para quem quer passar.
Playbook 33 – Usando Conceito Flood e Levels
Secundária dos Cowboys entrando em parafuso pic.twitter.com/zv3VBqS9YY
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 27, 2020
O time dos Cowboys estava rodando uma cover 4, com dois safeties no fundo do campo. Em condições normais de temperatura e pressão Lockett teria sido marcado, mas nenhum dos que cobriam o fundo do campo passaram a seguir o WR, o motivo? Ninguém sabe até hoje.
Playbook 12 – Cover 4 um jeito para defender o fundo do campo
Muitos motions e Lockett livre mais uma vez pic.twitter.com/uphvoh49vi
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 27, 2020
Pelas indicações de motions no começo da jogada, a defesa dos Cowboys operava em zona de um lado e em marcação individual do outro. Por conta de toda essa confusão e falta de comunicação da secundária, Lockett na rota cruzando o campo fica livre e marca o TD.
Mais um TD para Wilson o de número 13, se igualando a Mahomes pic.twitter.com/CIAbLVJ3ET
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 27, 2020
Seattle usa um play action e ao invés do RB sair em rota, quem sai dessa feita é o TE movido para FB, Jacob Hollister. A defesa comprando a corrida e o bloqueio de Jake deixa ele livre para receber.
Semana 4 – Dolphins
Análise Seattle Seahawks 31 x 23 Miami Dolphins
Travis Homer marcando seu primeiro TD na NFL pic.twitter.com/hNvIIZTNy1
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) October 4, 2020
Seattle chama duas rotas curls para Lockett e Olsen, mas o passe precisaria ser um laser. A rota de DK colocaria o CB em conflito no Smash. Sem ter nenhuma rota muito livre, Wilson segura a bola e Homer que estava na proteção corre para o espaço aberto que vê, salvando o QB.
Playbook 31 – Usando o Conceito Smash e Mesh
Touchdown Seattle! pic.twitter.com/on7ccfU2Pn
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) October 4, 2020
Conceito de rota Verticals para o CB da lateral por algum motivo para de dropar e a velocidade de Moore faz ele pagar.
Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe
Semana 5 – Vikings
Análise Minnesota Vikings 26 x 27 Seattle Seahawks!
Seattle vira o jogo! Marcação boa do CB, mas a fisicalidade de DK e o passe forte do Wilson conseguem transforma em 6 pontos! pic.twitter.com/1XKse2Nt9X
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 12, 2020
Seattle monta a formação com Metcalf no 1v1 contra o CB, que marca bem o WR, mas contra a fisicalidade dele usando a técnica flat foot não foi uma boa combinação.
Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe
Primeiro TD de Dissly! A rota de Lockett deveria atrapalhar a marcação mano a mano, mas não acontece. Aí vai no talento de Wilson e do TE pic.twitter.com/zfayKv0AZr
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 12, 2020
Seattle usa o conceito switch, Lockett que está externo corre uma rota interna (post) e Dissly que estava interno, corre uma rota para fora (wheel). Com essa combinação, Lockett leva a marcação de quem poderia cobrir Dissly por cima, como o LB não tem velocidade, fica fácil para Wilson conectar.
O lance que decidiu o jogo pic.twitter.com/sMhotzQEQJ
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 12, 2020
Seattle usa o conceito mesh com Swain e Metcalf se cruzando com o intuito de conseguir bater a marcação em zona. A ideia e a execução são boas e Seattle consegue virar o jogo de maneira heróica.
Jogador da Semana – 2020.Week 5 – DK Metcalf
Semana 7 – Cardinals
Análise Seattle Seahawks 34 x 37 Arizona Cardinals
Que passe do Wilson e que recepção sensacional do Lockett. A marcação estava excelente de Baker e PP pic.twitter.com/PMw0Qawf3S
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 26, 2020
Time dos Cardinals marcando bem o fundo do campo com os melhores jogadores da secundária. Mesmo com Baker e PP em cima de Lockett, Wilson faz o passe e consegue a conexão.
Lockett tava sumido…apareceu hahahaha pic.twitter.com/hBNIY0Ew3j
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 26, 2020
Jogada padrão de Seattle na redzone. Um play action e duas rotas em níveis diferentes de um lado do campo pós bootleg, Lockett tem espaço a sua frente e Wilson pode faz a conexão no espaço livre.
Que recepção sensacional do Lockett pic.twitter.com/In5GxDz5Kz
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 26, 2020
Conceito Mesh em momento crucial mais uma vez. Olsen e Lockett correm rotas cruzadas e se cria um tráfego gigante nas marcações individuais e Lockett consegue o espaço suficiente para Wilson arriscar o lançamento.
Playbook 31 – Usando o Conceito Smash e Mesh
Semana 8 – 49ers
Análise San Francisco 49ers 27 x 37 Seattle Seahawks
Jogada de almanaque de Seattle no ano. Play action com o fluxo para um lado e o passe para RB como opção no lado contrário pic.twitter.com/fR2TGEgyVL
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 1, 2020
A jogada que Seattle mais chamou no ano. Os 49ers até marcaram bem, mas o pump fake que Wilson faz, tira o LB da jogada e cria o espaço para Dallas fazer a recepção.
Damien Lewis cedeu a pressão, quase causou o sack no Wilson e o mágico ainda acha Moore na endzone antes de cair pic.twitter.com/8H8Ky9xGU8
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 1, 2020
Conceito Flood na endzone de forma mais curta. Olsen corre uma rota Go interna e Moore e Lockett fazem rotas in. Wilson sobrevive por milagre no pocket e faz o passe para TD.
Playbook 33 – Usando Conceito Flood e Levels
DK Metcalf é um monstro! pic.twitter.com/OOhmsHytKK
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 1, 2020
Seattle chama rotas verticais de um lado do campo e Metcalf vem numa rota cruza no espaço aberto pelas rotas dos outros recebedores. Com a bola nas mãos ele ainda consegue conseguir mais jardas e chega ao TD.
É injusto demais DK na redzone. É só ser bem utilizado, como foi nessa situação. Segundo TD na partida pic.twitter.com/Hus1Zx7g6o
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 1, 2020
Sem muito conceito aqui, Seattle chama um RPO, Metcalf começa fingindo que iria bloquear, mas corre a slant, quando Wilson lê o avanço do LB, ele marca o TD.
Jogador da Semana – 2020.Week 8 – DK Metcalf (2)
Go Hawks!
[…] Os Touchdowns de Wilson em 2020 e seus conceitos – Parte 1 […]