Um jogador de linha versátil com experiência de center e guard, os Seahawks continuam apostando em Fuller, apesar de suas dificuldades quando têm a oportunidade de jogar. Embora a equipe não o tenha oferecido a tender como agente livre restrito em US $ 2,4 milhões para 2022 como foi com Haynes por exemplo, eles aparentemente viram o suficiente em nove partidas no ano passado para garantir que ele voltasse como uma contratação para compor elenco num valor mais baixo.
Kyle Fuller foi a primeira movimentação de Seattle para 2021
https://twitter.com/i/status/1466147836651872257
Graças à lesão no tendão de Ethan Pocic em agosto passado, Fuller jogou como titular por padrão e não teve exatamente um bom começo. Ele permitiu pelo menos duas pressões em quatro de suas primeiras cinco partidas e, apesar de ter feito um esforço sólido contra os 49ers na semana 4, isso não foi suficiente para manter sua titularidade quando Pocic ficou saudável. Depois de perder a vaga na semana 8, ele fez uma passagem na posição de left guard e na maioria das vezes foi limitado a equipes especiais pelo resto do ano, recebendo uma nota terrível de bloqueio de passe de 31,3 da Pro Football Focus.
https://twitter.com/i/status/1465669847774343172
Ele conseguiu o feito de ter dois jogos com nota 0. Eu não me recordo e ter visto outro jogador fazendo isso. A blitz vem, ele não consegue identificar e fica marcando o gasparzinho enquanto o blitzer entra livre.
https://twitter.com/i/status/1453006440310902786
Um dos principais trabalhos do center é identificar possíveis movimentos da DL e alertar a OL. Ademais, ele deve chamar o esquema de proteção, se será individual, zona, para que lado a linha deve se mexer. Ele faz a chamada e ele mesmo é pego de surpresa, dando ao DL a chance de infiltrar no backfield sem dificuldades.
Playbook 30: Esquemas de proteção de passe
https://twitter.com/i/status/1453005953855639557
No jogo corrido ele também não foi diferente. Muito se criticava Ethan Pocic por não ter tanta força bruta. Fuller nem tem essa força e ainda faz um trabalho pior chegando ao segundo nível, mesmo em situações fáceis.
https://twitter.com/i/status/1449956135277060096
Essa foi a melhor partida dele na vida. Ele e Gabe Jackson bloqueiam basicamente 3 jogadores nessa jogada.
Seattle Seahawks 20 x 23 Pittsburgh Steelers
https://twitter.com/i/status/1450573236450775046
As funções de center vão além de só bloquear. Como dissemos anteriormente, ele precisa liderar, ler a defesa e se comunicar bem. Vimos com alguma frequência alguns jogadores reclamando da saída do snap. Pode parecer besteira, mas para caras que correm dez jardas em 1.5-1.7s, qualquer atraso para começar o bloqueio conta muito.
Veredito
Ainda com 28 anos, assinar novamente com Fuller para um contrato mínimo de veterano não afetará o teto salarial de Seattle e sua versatilidade oferece algo que as vezes Carroll supervaloriza. Ser versátil, mas ser ruim em todas as posições que joga, não é bem uma qualidade. Mas ele também não deve estar na disputa para começar no próximo ano e deve ser visto como um jogador que precisa lutar para manter sua vaga. Como Seattle novamente não escolheu center no draft e só trouxe Austin Blythe na FA, fatalmente veremos Fuller entre os 53 finais.
Austin Blythe chega em Seattle com um ano de atraso
Mas é como eu sempre digo: o problema de ter jogador ruim é que um dia você vai precisar dele. Por exemplo, ter um jogador vindo do draft ou outra contratação na FA é o que o time precisa para uma real competição. Isso porque Fuller não ameaça (ou não deveria ameaçar) o emprego de ninguém, dado seu desempenho pífio/patético.
Go Hawks!
[…] C Kyle Fuller por 1 ano, 900k; […]
[…] – Kyle Fuller – 6’5, […]
[…] Teve os snaps do último quarto e por incrível que pareça, não comprometeu. Para tristeza da torcida, Seattle renova com Kyle Fuller […]
[…] Para tristeza da torcida, Seattle renova com Kyle Fuller […]