Pior da Semana – 2022 Week 10 – Dupla de LBs

“Mau acostumado você me deixou

Mau acostumado com o seu “desempenho”

Então volta Traz de volta meu sorriso

Sem você não posso ser feliz”

Jogador da Semana – 2022.Week 1 – A camisa 12

Jogador da Semana – 2022.Week 2 – Tyler Lockett

Jogador da Semana – 2022.Week 3 – DK Metcalf

Jogador da Semana – 2022 Week 4 – Geno Smith

Jogador da Semana – 2022 Week 5 – Geno Smith

Jogador da Semana – 2022 Week 6 – Ken Walker III

Jogador da Semana – 2022 Week 7 – Ken Walker III

Jogador da Semana – 2022 Week 8 – Gênio Smith

Jogador da Semana – 2022 Week 9 – Ken Walker III

Essa poesia do grupo Araketu representa bem o sentimento pós semana 10 para o torcedor de Seattle. Discutimos no grupo no começo do ano, que para uma temporada como esperávamos que seria a nossa, seria difícil ter um “Jogador da Semana”. Conversamos então, e pensamos em uma tentativa de alívio cômico, fazer uma “homenagem” ao pior da semana. Qual foi nossa surpresa? Só fazermos essa estreia aqui somente depois de 10 semanas. Agora, seguimos esperançosos de que isso se repita com pouca frequência.

Pós Jogo Seattle Seahawks 16 x 21 Tampa Bay Buccaneers

Raio-X: Rotina ou Desastre?

Apesar de não ter sido a primeira derrota, essa foi a primeira em que a equipe não teve uma boa atuação em ambos os lados da bola. Talvez aqui o principal destaque positivo dos Seahawks nessa partida tenha sido o Michael Dickson e, quando um Punter é o principal destaque, mostra muito de como o ataque se portou na partida.

Já no lado defensivo da bola, a Linha Defensiva não foi um fator gerando pressão a Tom Brady e contendo o jogo corrido. A secundária demorando para reagir as jogadas, permitindo recepções com gafes individuais e falhas de comunicação… Esses foram grandes problemas nessa partida. Mas, como vem se repetindo semana sim e outra também, a dupla de Linebackers foi o ponto fraco dessa defesa e Jordyn Brooks e Cody Barton dividem o “prêmio” de Pior Jogador da Semana.

https://twitter.com/rapinasdomar/status/1593175000160563200?t=Pj0_q3PlEJ892iUu1S-ukA&s=19

https://twitter.com/rapinasdomar/status/1591920835723657216?t=RrcHmzhYnKZnVTDgBxPxKA&s=19

Título merecido, porque …

Jordyn Brooks e Cody Barton merecem esse prêmio pelos mesmo motivos que mereceriam esse prêmio se assim fossem considerados a ser recebidos desde a primeira semana. Isso se dá apesar da evolução de Barton e dos números enganosos do Brooks do inicio da temporada para cá. Dizemos isso pelo fato das características negativas que os trouxeram até esse texto serem as mesmas já expostas em diversos textos e podcasts em que o assunto abordado seja os problemas defensivos de Seattle e a falta de profundidade no corpo de Linebacks (isso é na conta do nosso front office). Então, esse título é merecido, pois:

1º São facilmente neutralizados pelos bloqueios da OL adversária

Revendo o jogo, identificamos 6 ou 7 corridas explosivas em que os RBs de Tampa avançaram com facilidade pelo segundo nível de nossa defesa. Isso se deu porque nossos LBs nem apareciam em meio as bloqueios do ataque adversário. Isso aconteceu até mesmo quando a jogada obviamente seria uma corrida. Vide as duas tentativas de jogo terrestre no final da partida em que nossa Defesa cede duas primeiras descidas através do jogo corrido de Tampa, sacramentando o final do jogo e impossibilitando o ataque ter uma chance de virada. Nessas jogadas Brooks e Barton são facilmente anulados e o jogo terrestre passa fácil, igual faca quente na manteiga.

Assim como no confronto contra os Falcons, a defesa dos Seahawks consagram o RB da defesa adversária. Rachaad White teve 105 jardas nessa partida. O jogo em que o calouro teve mais jardas antes dessa partida, foram 27 (nossa defesa tem sido mestre em consagrar jogador adversário). Não apenas R. White, mas o ataque terrestre de Tampa produziu 161 jardas, maior índice na temporada.

2º Perdidos na cobertura ao passe

Além de terem sido neutralizados facilmente em jogadas terrestres, podemos ver 5 ou 6 jogadas em que os LBs mostram que sofrem na cobertura ao passe. Nesse jogo contra Tampa Bay eles foram expostos por Tom Brady que, por conta de uma OL com problemas e um jogo terrestre inoperante (até o jogo contra Seattle), solta a bola rápido e usa bastante as rotas cruzadas no meio do campo e passes curtos, sendo necessário um rápido poder de reação e leitura dos LBs adversários. Coisa que os nossos possuem (Só que não).

Em muitos momentos em jogadas óbvias de passe, como tem sido de costume nessa temporada, Seattle manda 1 LB apenas (Jordyn Brooks) e 1 Safety a mais para o campo. Mas a jogada que mais exemplifica o quão perdidos na cobertura do passe eles estão, foi quando, no drive do terceiro TD dos Bucs, Brooks e Barton estão na mesma zona do campo no grande avanço na conexão Brady – Otton (jogada após o Stiff arm em cima do Quandre Diggs – que diga-se de passagem fez outro jogo muito abaixo). E para finalizar, esse drive termina com Brooks perdido em quem marcar no lance em que o TD saiu.

Falando de cada um

Jordyn Brooks

Muito se esperava dele. E como já dito, a expectativa é a mãe da frustração, e no caso de Jordyn Brooks é muito frustrante querer que ele substitua Bobby Wagner como líder desse corpo de LBs. Não se iluda com seus números, apesar de ser o primeiro jogador com mais números de Tackles da NFL (são 104 tackles), Brooks é um jogador de highlights, dificilmente perderá um tackle quando acerta a leitura. Mas, aí está o problema, ele acertar a leitura.

Ele será uma ótima peça dessa unidade, mas Seattle precisa de um jogador melhor em coberturas ao passe e leituras para coordenar essa defesa antes dos snaps pelo fato da liga ser mais voltada para o jogo aéreo e os ataques cada vez mais complexos.

Cody Barton

Barton teve o seu melhor desempenho com a camisa dos Seahawks quando era um backup e jogava em snaps específicos. Quando se exigiu mais dele, dando-o a titularidade ele mostrou que é um bom backup. Mas, com pouca profundidade e concorrência para a posição, ele é titular absoluto quando jogamos com 2 LBs. Ele não inspira muita confiança, apesar da evolução do inicio da temporada para cá. Porém, convenhamos, poderia ser pior?

Contudo, teremos que continuar convivendo com esses problemas até o final da temporada devido ao pouco investimento na posição na inter temporada e na trade deadline. No dia em que o ataque não produziu, os mesmos problemas defensivos do inicio da temporada foram cruciais para a derrota. A Defesa colocou o ataque de Tampa no radar com o primeiro TD do Chris Godwin no ano e o calouro Rachaad White “estrear” na temporada. Isso se dá muito pela pouca profundidade no corpo de LBs em Seattle e por esperar demais nas poucas peças que temos na unidade.

Sigamos, porque ainda tem muita temporada pela frente e uma Bye week que pode nos ajudar na evolução dessa unidade.

Go Hawks e Let’s Cry Broncos.

2 Replies to “Pior da Semana – 2022 Week 10 – Dupla de LBs”

  1. […] Pior da Semana – 2022 Week 10 – Dupla de LBs […]

  2. […] Pior da Semana – 2022 Week 10 – Dupla de LBs – Rapinas do Mar […]

Deixe um comentário