Alguém anotou a placa, porque eu não tenho essa informação aqui. Que domingo hein 12s!?
Se nas prévias, a derrota para os Ravens fosse o palpite dentre os jogos da temporada, tudo bem. Sair “vencido” e não “derrotado” desse confronto era um resultado ok para o desenrolar da temporada. Mas, longe disso, os Seahawks foi atropelado em Baltimore e nem a presença do representante do Rapinas do Mar ajudou a nossa franquia no último final de semana.
Alguns domingos atrás, até mesmo quando vencemos, tivemos destaques negativos. O ataque que era motivo de muito entusiasmo antes da season se iniciar, vem decepcionando semana sim e outra também.
Pior da Semana – 2023 Week 01 – Clint Hurtt
Melhor da Semana – 2023 Week 02 – Tyler Lockett
Melhor da Semana – 2023 Week 03 – Ken Walker III
Melhor da Semana – 2023 Week 04 – Devon Witherspoon
Prêmio Rapina de Ouro 2023 – Antes da Bye Week
Melhor da Semana – 2023 Week 06 – Tre Brown
Melhor da Semana – 2023 Week 07 – Devon Witherspoon ou Jake Bobo?
Melhor da Semana – 2023 Week 08 – Boye Mafe
Já tive vontade de trazer o Pior da Semana na vitória contra os Browns, que apesar do placar final ter sido favorável, foi mais sorte do que juízo e já naquele dia o “vencedor” dessa do prêmio dequala semana poderia ser o grande destaque negativo. Mas, o dia chegou e Geno Smith foi o Pior da Semana.
https://twitter.com/rapinasdomar/status/1721864917404291575?t=CHpLlFr5Q6kY9dpfBDWUlQ&s=19
GENO SMITH MERECE PORQUE…
antes das justificativas pelo “título”, algo que sempre falávamos na temporada passada e que quase se tornou um mantra foi: “a expectativa é a mãe da frustração“.
No ano passado, em muitos momentos, Geno superou as expectativas (sejamos sinceros), mas neste ano muito de nós somos filhos frustrados pelo que esperávamos.
Dito isso, vamos aos motivos.
SE PERDEU NA PERSONAGEM
O que Seattle conquistou no ano passado foi por conta do Ataque. Liderados por um jogador que chocou a liga e que recebeu até prêmio por essa reviravolta em sua carreira.
O ano de 2022 acabou faz tempo, a carruagem virou abóbora? Não digo isso, mas que a carruagem pensou não ser carruagem e achou que poderia ser mais. Que não precisava ser puxado pelos cavalos, mas que era uma Ferrari de muitos cavalos (não entendo de carros rsrs) e carregaria o ataque.
Algo que foi destacado em seu bom ou, as vezes, ótimo desempenho na temporada passada foi o fato dele ter dito que a melhora no seu jogo se deu principalmente pelo fato dele estar “pegando” o que a defesa estava lhe “dando”. Nesse ano, ele não está conseguindo perceber nada naquilo que as defesas estão fazendo.
VIMOS O SEU TETO, E FOI NO ANO PASSADO
Dizer que nosso QB na temporada passada foi top-10 em estatísticas não é forçar a barra. Geno Smith teve uma temporada em que superou as expectativas, principalmente na primeira metade.
O torcedor sabia que muito provavelmente a sua melhor versão muito dificilmente seria repetida (a torcida do Hawks é lúcida), mas esperávamos um desempenho melhor do que a segunda metade da temporada 2022, ou seja, em sua melhor temporada, ele ainda tinha espaço para melhora. Bom, o que vemos em 2023 é um Geno mais parecido com sua época de Jets e está muito longe do seu melhor ano como um Seahawk. Com oito jogos (metade da season), o camisa 7 de Seattle está a 4 Interceptações do total no ano passado (foram 11) e não tem um terço dos touchdowns de 2022 (que ao todo foram 30).
Acho que a versão Gênio Smith ficou no ano passado e por lá ficou seu teto de produção. O problema é que já esperávamos isso e em 2023 ele vem superando as expectativas, mas de forma negativa.
NÃO ESTÁ SENDO AJUDADO
Gostaria de dedicar um espaço especial para nosso Coordenador Ofensivo nesse texto. Shane Waldron foi uma grata surpresa na temporada passada, fazendo o ataque de Seattle ser o responsável por levar a franquia à pós temporada e um alento em nossa comissão técnica.
Algo que comentamos antes da temporada começar, foi que o ataque dos Seahawks naturalmente deveria melhorar por ser mais um ano num esquema comandado pela dupla Waldron/Geno, adições de peças que diversas franquias almejariam ter (ex: Jaxon Smith-Ndjigba e cia), ou seja, a expectativa era grande. Como ela é a mãe da frustração, grande está sendo ela.
Geno não é um grande QB, o sistema não deve ser ao entorno dele, mas deve funcionar de uma forma em que ele funcione bem como engrenagem central dessa máquina e a NFL não é formada por bobos, mas por defesas que se adaptam rapidamente ao ataque adversário, com isso a necessária evolução do ataque e de seu coordenador seria algo essencial. Não foi o que aconteceu.
Pra não tomar mais o seu tempo, me permita apenas citar alguns motivos pelos quais Smith não está sendo ajudado pelo seu OC: O ataque não se ajusta e sempre emperra logo após os primeiros drives, o OC esquece que pode passar a bola na zona central do campo e tem peças para executar isso muito bem, falta de play actions, pouca utilização de 2 TEs em primeiras descidas para deixar o ataque em melhores condições melhorando a proteção ao seu QB, deixar seus playmakers em melhores situações, colocar a bola nas mãos dos seus melhores jogadores como DK, Lockett e cia, enfim… Mudar algumas dessas coisas iriam ajudar a limitação do seu QB que mesmo assim, merece o prêmio de pior da semana pelo que vem desempenhando.
Contudo, tive vontade de escrever esse texto semanas antes, até mesmo quando vencemos. Mas, o momento chegou. Espero que esse atropelo que tomamos sirva de lição e a esperança é que algumas coisas mudem o mais rápido possível, visando o presente e, principalmente, o futuro de nossa franquia.
Forever a 12s