Defender a Redzone e jogadas na linha de goal são grandes desafios para os coordenadores defensivos. É claro que passes longos não podem ser usados aqui, então o ataque tenta explorar os limites laterais, e caso a defesa tente compensar lá, eles atacam o meio que ficará vago. Se a defesa estiver marcando man to man, o ataque vai tentar criar rotas rub, para confundir a defesa. Se estiver em zona, o ataque vai tentar situações de leitura high-low para seu QB e tentar criar iscas para que os defensores caiam, deixando alguma zona livre.
A grande questão aqui é que se o recebedor completar a recepção dentro da endzone, pode vir dez tackles depois que não adianta, é TD. Ou seja, as janelas são mínimas, e a ideia é que os defensores nunca fiquem atrás dos recebedores, mas sim, entre o QB e o recebedor, cortando a linha de passe.
Para defender a redzone, Seattle usa a Red 2 (LA), vamos conhecê-la?
Red 2 (LA)
Vamos começar mostrando o exemplo original e que deu certo, depois partiremos para as variações. Para melhor compreensão é preciso entender o “nome” de cada recebedor, então vamos lá:
- #1 -> esse é o primeiro recebedor contando da parte externa, para interna;
- #2 -> esse é o segundo recebedor contando da parte externa, para interna;
- #3 -> esse é o terceiro recebedor contando da parte externa, para interna;
Você deve dividir pela metade o ataque, ou seja do lado direito haverá o #1,#2,#3 dele, e lado esquerdo a mesma coisa.
Papéis
Zonas de cobertura pic.twitter.com/G7HVoyyj9I
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 19, 2019
Isto posto, vamos ver os papéis de cada um na defesa:
- CBs externos: Cloud, ele vai marcar o #1, a não ser que o #2 corte para fora. Daí ele tentará desacelerar o #1 para ajudar o safety e marcará o #2. Se nada disso acontecer e ele ficar sem “função” ele desce e vai cobrir o fundo do campo;
- OLB e Nickel: Curl, eles irão marcar o #2, a não ser que o #1 faça uma rota para dentro ou se o #2 fizer uma rota vertical. Daí ele passa o #2 para outro defensor e marca o #1. Se nada disso acontecer, ele deve marcar o #3, caso não haja #3 ele dobra a marcação no #1 marcando sua zona (curl);
- MLB: MRT,F3, Hook, ele irá ler o ataque. Se o #3 fizer uma rota vertical, ele vai marcá-lo homem a homem, caso não haja #3 ou ele não venha verticalmente, ele vai marcar o espaço entre as zonas dos safeties (hook);
- Safeties: esses tem o papel mais fácil de explicar. Irão dividir o fundo do campo em duas partes iguais e marcar homem a homem que chegar nessas zonas.
Eu sei, eu sei, muita coisa para decorar, mas vendo a jogada eu juro que vai ficar mais fácil.
Seahawks chamando a Red 2 (LA) para defender a redzone. pic.twitter.com/MAa2oWPJcq
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 19, 2019
Vamos nos atentar para o lado direito de defesa (esquerdo) de ataque, que tem o melhor ângulo e é onde a mágica acontece. O #1 faz uma rota para dentro do campo, então deixa de ser obrigação do CB externo. O #2 faz uma rota vertical e deixa de ser responsabilidade de Amadi. Então Amadi passa o #2 para o safety daquele lado e vai marcar o #1. Thorpe, o CB externo, vai para o fundo do campo uma vez que fica sem função e o safety pega o #2 já desacelerado por Amadi. Nenhuma janela para Lock tentar o passe. Excelente chamada e execução da defesa na redzone.
Variações na Redzone
Como em todas as jogadas da NFL, existem variações, para tentar, primeiramente confundir o adversário e depois corrigir alguma fraqueza da chamada.
Blitz
Nessa chamada, Seattle chama uma blitz para tentar atrapalhar a leitura do QB, mas acaba sendo TOTALMENTE QUEIMADO.
Left wide open for the TD: @Vikings rookie TE Irv Smith, Jr! @swervinirvin_
📺: #SEAvsMIN on FOX
Watch on mobile: https://t.co/uLZtwjkGlI pic.twitter.com/BL19MEiaiW— NFL (@NFL) August 19, 2019
Kendricks que vai na blitz, por só ter um recebedor naquele lado, iria marcar o RB, que fica para proteção, então ele fica sem culpa aqui. Esse papel que ele executa é chamado de green dog (se o jogador que você está designado para marcar não correr rota, você vai para cima do QB). Taylor vai na blitz e Shead cobre o seu recebedor. Até ai tudo certo. A bronca está com Barton. No lado esquerdo de ataque existem 3 recebedores, qual a função dele? Marcar o #3, ele vai na blitz e quem fica livre para o TD? O #3 Irv Smith Jr. Falhas desse tipo, são imperdoáveis na redzone, onde não há espaço para se recuperar.
Drop
Com o Touchdown de 9 jardas do Cooper Kupp, o Rams encosta no Placar e vai pro Intervalo perdendo apenas por 1 ponto.
Rams 13-14 Seahawks! pic.twitter.com/OBbJw71VpK
— 𝗣𝗹𝗮𝘆 𝗔𝗰𝘁𝗶𝗼𝗻 🇧🇷 (@PlayABrazil) October 4, 2019
É uma Red 2, só que eles adicionam um elemento: Clowney não vai na pressão, ele dropa para marcar a zona hook. Isso faz com que Wagner (que chamou esse ajuste antes da jogada) fique com a função de marcar o #3 nessa jogada, que no caso é Kupp. Sai o snap e BW só olha para seu marcador, todos os outros marcando suas zonas corretas, só que BW hesita muito, e como disse lá no começo, quando você marca a redzone você não pode dar espaço para o recebedor, porque completando a recepção é TD. E foi esse o caso, Wagner dá espaço e Kupp marca o TD.
Go Hawks!
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