Red 2 (LA) – Defendendo na Redzone

Defender a Redzone e jogadas na linha de goal são grandes desafios para os coordenadores defensivos. É claro que passes longos não podem ser usados aqui, então o ataque tenta explorar os limites laterais, e caso a defesa tente compensar lá, eles atacam o meio que ficará vago. Se a defesa estiver marcando man to man, o ataque vai tentar criar rotas rub, para confundir a defesa. Se estiver em zona, o ataque vai tentar situações de leitura high-low para seu QB e tentar criar iscas para que os defensores caiam, deixando alguma zona livre.

A grande questão aqui é que se o recebedor completar a recepção dentro da endzone, pode vir dez tackles depois que não adianta, é TD. Ou seja, as janelas são mínimas, e a ideia é que os defensores nunca fiquem atrás dos recebedores, mas sim, entre o QB e o recebedor, cortando a linha de passe.

Para defender a redzone, Seattle usa a Red 2 (LA), vamos conhecê-la?

Red 2 (LA)

Vamos começar mostrando o exemplo original e que deu certo, depois partiremos para as variações. Para melhor compreensão é preciso entender o “nome” de cada recebedor, então vamos lá:

  • #1 -> esse é o primeiro recebedor contando da parte externa, para interna;
  • #2 -> esse é o segundo recebedor contando da parte externa, para interna;
  • #3 -> esse é o terceiro recebedor contando da parte externa, para interna;

Você deve dividir pela metade o ataque, ou seja do lado direito haverá o #1,#2,#3 dele, e lado esquerdo a mesma coisa.

Papéis

Isto posto, vamos ver os papéis de cada um na defesa:

  • CBs externos: Cloud, ele vai marcar o #1, a não ser que o #2 corte para fora. Daí ele tentará desacelerar o #1 para ajudar o safety e marcará o #2. Se nada disso acontecer e ele ficar sem “função” ele desce e vai cobrir o fundo do campo;
  • OLB e Nickel: Curl, eles irão marcar o #2, a não ser que o #1 faça uma rota para dentro ou se o #2 fizer uma rota vertical. Daí ele passa o #2 para outro defensor e marca o #1. Se nada disso acontecer, ele deve marcar o #3, caso não haja #3 ele dobra a marcação no #1 marcando sua zona (curl);
  • MLB: MRT,F3, Hook, ele irá ler o ataque. Se o #3 fizer uma rota vertical, ele vai marcá-lo homem a homem, caso não haja #3 ou ele não venha verticalmente, ele vai marcar o espaço entre as zonas dos safeties (hook);
  • Safeties: esses tem o papel mais fácil de explicar. Irão dividir o fundo do campo em duas partes iguais e marcar homem a homem que chegar nessas zonas.

Eu sei, eu sei, muita coisa para decorar, mas vendo a jogada eu juro que vai ficar mais fácil.

Vamos nos atentar para o lado direito de defesa (esquerdo) de ataque, que tem o melhor ângulo e é onde a mágica acontece. O #1 faz uma rota para dentro do campo, então deixa de ser obrigação do CB externo. O #2 faz uma rota vertical e deixa de ser responsabilidade de Amadi. Então Amadi passa o #2 para o safety daquele lado e vai marcar o #1. Thorpe, o CB externo, vai para o fundo do campo uma vez que fica sem função e o safety pega o #2 já desacelerado por Amadi. Nenhuma janela para Lock tentar o passe. Excelente chamada e execução da defesa na redzone.

Variações na Redzone

Como em todas as jogadas da NFL, existem variações, para tentar, primeiramente confundir o adversário e depois corrigir alguma fraqueza da chamada.

Blitz

Nessa chamada, Seattle chama uma blitz para tentar atrapalhar a leitura do QB, mas acaba sendo TOTALMENTE QUEIMADO.

Kendricks que vai na blitz, por só ter um recebedor naquele lado, iria marcar o RB, que fica para proteção, então ele fica sem culpa aqui. Esse papel que ele executa é chamado de green dog (se o jogador que você está designado para marcar não correr rota, você vai para cima do QB). Taylor vai na blitz e Shead cobre o seu recebedor. Até ai tudo certo. A bronca está com Barton. No lado esquerdo de ataque existem 3 recebedores, qual a função dele? Marcar o #3, ele vai na blitz e quem fica livre para o TD? O #3 Irv Smith Jr. Falhas desse tipo, são imperdoáveis na redzone, onde não há espaço para se recuperar.

Drop

No jogo cotra os Rams, foi possível ver um outro ajuste nesse tipo de chamada. Infelizmente de nada adiantou.

É uma Red 2, só que eles adicionam um elemento: Clowney não vai na pressão, ele dropa para marcar a zona hook. Isso faz com que Wagner (que chamou esse ajuste antes da jogada) fique com a função de marcar o #3 nessa jogada, que no caso é Kupp. Sai o snap e BW só olha para seu marcador, todos os outros marcando suas zonas corretas, só que BW hesita muito, e como disse lá no começo, quando você marca a redzone você não pode dar espaço para o recebedor, porque completando a recepção é TD. E foi esse o caso, Wagner dá espaço e Kupp marca o TD.

Go Hawks!

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