Playbook 61 – Qual a diferença de Pressão, Hurry, Hit e sack

Provavelmente você já escutou falar de pressão ao QB, Hurry (apressamento), hit e sack nas transmissões da NFL. Seja para quando você quer descobrir como sua linha ofensiva desempenhou, ou se sua linha defensiva está produzindo. Você sabe qual seria a diferença e relação entre esses termos? Vamos tentar explicar aqui de forma rápida para tentar difundir esse conhecimento.

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

Playbook 60: Técnicas de Pass Rush – Parte 2

Confere!

Conceito

Você lembra do conceito de ReFiCOFaGE? O modo de classificar as espécies em reino, filo, ordem, família, gênero e espécie (Rapinas do Mar também ajuda você para o ENEM). Bem, para entender é bom classificar dessa forma. Pressão é o gênero e as espécies desse gênero são apressamento, sack e hit. Todo sack, hit ou apressamento é pressão, mas o contrário é verdade.

Existem vários conceitos diferentes do que é pressão, mas normalmente se define como quando você encosta no QB ou chega entre 2.5-1.5 jardas perto dele de forma que o faça lançar a bola antes do esperado.

Com o conceito de pressão em mãos. vamos as subdivisões.

O mais simples, mais amado e mais conhecido é o sack. Chamamos de sack o ato de derrubar o QB com a posse da bola atrás da linha de scrimmage.

Dentro do sack, existe a especificação do strip-sack. Esse nome é dado quando ao fazer o sack, o defensor também força o fumble, tirando a bola das mãos do QB.

Agora vamos para o QB hit que acontece quando um defensor consegue encostar no QB. Seja bater na mão dele, derrubar ou dar aquela pancada maravilhosa enquanto o QB passa a bola.

Por fim temos o hurry ou apressamento que acontece quando um defensor chega a ~1.5  jardas do QB forçando ele a soltar a bola antes, o nome já entrega tudo mesmo.

Certo, qual o mais importante?

Somos acostumados a adorar o sacks. No entanto, nem sempre eles são méritos da linha defensiva. As vezes o sack acontece porque o jogador foi deixado desbloqueado ou o OL perdeu de forma feia, sem grande sucesso para o defensor. O que quero dizer é que existem lances que até o LJ Collier poderia fazer o sack, então podemos assumir que nem sempre os números falam a verdade.

Quando a gente passa a falar de número de pressões, começamos a ficar mais perto da realidade. Por vezes o ato da pressão atrapalha mais o QB do que um sack isolado. O fato de estar sempre próximo ao QB, encostando, apressando pode forçar o QB a se livrar da bola de forma displicente e acabar lançando um turnover e o que pode ser a diferença entre uma vitória e derrota.

Ou seja, quando você for analisar um EDGE, pense mais nas pressões que ele consegue, do que nos números de sack. As pressões mostram maior constância do sucesso e efetividade do defensor. O número de sacks pode te dar a falsa impressão de um bom jogador, enquanto um número de pressões alta, mostra a qualidade do jogador de vencer seu duelo, seu 1v1 de forma efetiva.

É isso!

One Reply to “Playbook 61 – Qual a diferença de Pressão, Hurry, Hit e sack”

  1. […] Playbook 61: Qual a diferença de Pressão, Hurry, Hit e sack […]

Deixe um comentário