A decisão faz parte da diretriz de Paul Allen de vender seus ativos esportivos, mas os Seahawks não serão vendidos tão cedo.
Sete anos após o falecimento de Paul Allen, seu espólio colocou formalmente um de seus times esportivos à venda.
Na terça-feira, o Portland Trail Blazers, da National Basketball Association (NBA), anunciou que um processo formal de venda foi iniciado, “em conformidade com a diretriz de Allen de eventualmente vender seus ativos esportivos e direcionar toda a renda do espólio para a filantropia”.
Estima-se que esse processo “continue na temporada de basquete de 2025-26”, que talvez não por coincidência marque o início de um novo e enorme acordo de direitos de transmissão da NBA com a NBC, ABC/ESPN e Prime Video.
A parte mais relevante da declaração diz respeito ao Seattle Seahawks, também de propriedade do espólio de Allen: “Esta notícia não afeta a franquia da NFL Seattle Seahawks ou a participação de 25% do espólio na MLS Seattle Sounders, e nenhuma das duas está à venda”.
A Front Office Sports afirma que o patrimônio dos Blazers é estimado em US$ 3,5 bilhões.
Jody Allen atua como executora testamentária e administradora do patrimônio de seu falecido irmão. Ela foi presidente do conselho dos Blazers e dos Seahawks durante esse período.
Paul Allen assumiu a propriedade dos Blazers em 1988 a um custo de US$ 70 milhões, supervisionando rapidamente duas aparições nas Finais da NBA nos quatro anos seguintes. Os Blazers estiveram brevemente à venda em 2006, durante um momento difícil na história da franquia, mas Paul Allen os retirou do mercado.
Os Blazers atuais não foram aos playoffs em quatro temporadas consecutivas pela primeira vez desde uma sequência de cinco anos de ausências nos playoffs, de 2003 a 2008, e não vencem uma série de playoffs desde a sua mágica campanha nas Finais da Conferência Oeste de 2019. Com um recorde de 117-211 (0,357) desde 2021-22, o único período de quatro anos pior na história dos Blazers foi durante seus primeiros dias de expansão, na década de 1970. Eles não estão mais na ROOT Sports, então não foi tão ruim assim.
Houve alguma especulação sobre se os Blazers poderiam ou não ser transferidos de Portland, que acaba de receber uma equipe de expansão da WNBA para 2026, mas a cidade acaba de renovar seu contrato de locação com o Moda Center até 2030. Não há muitos motivos para acreditar que os Blazers possam ter o mesmo destino do Seattle SuperSonics (ou… em uma reviravolta, se tornarem os novos SuperSonics), mas é difícil fazer uma declaração definitiva até que a venda seja concluída.
Quanto aos Seahawks, o acordo entre o time e o estado de Washington para dar ao estado uma redução de 10% no preço bruto de venda expirou em maio passado, então isso não será levado em consideração em qualquer eventual venda dos Seahawks. Sempre se esperava que os Blazers fossem vendidos antes dos Seahawks, então veremos se algum cronograma para os Seahawks começará depois que a venda dos Blazers for finalizada.
Esse texto é uma tradução livre de:
Forever a 12s!