Prévia Minnesota Vikings x Seattle Seahawks

13: para os supersticiosos diriam que esse é o número do azar. Para nós torcedores de Seattle a semana 13 será uma semana muito decisiva que pode colocar ou não o time nos playoffs de vez, e se confirmar como um time pronto para estar no dia 2 de fevereiro em Miami. Na última semana enfrentamos os Eagles na Philadelphia em um jogo em que a defesa mostrou que mais uma vez ter evoluído, mas o fiel da balança será na próxima segunda em Seattle: Monday Night Football contra o Minnesota Vikings.

Seattle Seahawks 17 x 9 Philadelphia Eagles

Os Vikings são um dos melhores elencos da NFL no geral. Têm uma boa defesa com nomes excelentes como Danielle Hunter e Harrisson Smith, no ataque a melhor dupla de recebedores da NFL com Stephon Diggs e Adam Thielen, além disso é time que vem numa crescente. Por outro lado, os Vikings ainda não tiveram aquele desempenho maravilhoso contra algumas das potências dessa temporada. O melhor jogo dos Vikings fora contra os Cowboys que pelo que a gente tem visto, é um time com muitos problemas e que tem sofrido em não conseguir impor domínio nas partidas. O último jogo de Minnesota por exemplo, eles perdiam dos Broncos por 20 – 0 e foram conseguir a virada no final, mostrando que como a instabilidade desse time o prejudica muito. Vamos analisar o que tem de melhor e de pior nesse time para ver onde podemos vencê-los e fazer a diferença

OUÇA NOSSOS ÚLTIMOS PODCASTS: 

Rasocast Q&A #5 – Dá para criar uma nova LOB ano que vem?

Blog do Sehawks Brasil – Rasocast #8 – Semana 12: Rocky

Ataque de Minnesota x Defesa de Seattle

Adam Thielen e Stephon Diggs são dois dos melhores nomes na NFL recebendo passes, isso é um fato. O problema está em quem lança esses passes. Kirk Cousins é um bom quarterback, tem um braço forte, consegue lançar bem, com bastante precisão, o problema está no aspecto mental. Em muitos momentos de sua carreira ele mostrou que em momento de pressão em que o time precisava vencer muitas vezes ele “pipocou” e não entregou a qualidade que se espera de um QB que tem um salário de 28M de dólares 100% garantido. Porém, não dá para confiar que ele será o eterno pipoqueiro da NFL. Na semana 12, Cousins teve um desempenho espetacular ao liderar os Vikings àquela virada contra os Broncos, e se esse aspecto mental de Cousins, tiver evoluído ele pode causar um enorme estrado contra nosso time na segunda. Além de Thielen e Diggs o time ainda tem dois bons TE’s: o calouro Irv Smith Jr. e o experiente Kyle Rudolph, o que faz o jogo aéreo deles dos Vikings ser muito forte.

SE INSCREVA TAMBÉM EM NOSSO CANAL DO YT

 

Para parar esse jogo aéreo, Seattle conta com uma secundária que desempenhou muito bem seu papel na última partida contra os Eagles, mas que ainda tem seus problemas. Nas pontas do campo temos um dos melhores cornerbacks da liga nessa temporada. Shaquill Griffin tem feito uma temporada com números de All-Pro em 2019 e do outro lado, embora não esteja se destacando como Griffin, tem Tre Flowers que está bem sólido e desempenha um bom papel. Cobrindo fundo do campo, Bradley McDougald faz um ótimo trabalho juntamente com o recém chegado, Quandre Diggs que consertou bastante nossa secundária. O problema está no nickel. Jamar Taylor que atuava como nickelback já foi dispensado, na última semana Akeem King foi encarregado dessa função, também não jogou bem. A minha esperança é que Ken Norton Jr. utilize Ugo Amadi nessa função, até porque o time enfrentará dois bons tight ends e ultimamente a marcação contra TE não tem sido efetiva.

Outro ponto forte dos Vikings é o jogo corrido com Dalvin Cook já passou das 1000 jardas corridas essa temporada e é um mostro correndo em campo aberto. Cook tem uma média de 4.8 jardas por carregada, a melhor média da NFL nessa temporada, e nossa defesa é uma das 15 que mais cedem jardas corridas cedendo 4.5 jardas de média por carregada.

Um ponto importante é pressionar Kirk Cousins. Apressar o passe é fundamental para que force o QB a errar e o interior da linha ofensiva dos Vikings não é tão bom, portanto, os deffensive tackles Poona Ford e Jarran Reed serão peças essenciais para gerar caos no pocket e deixar Kirk Cousins desconfortável.

Vamos torcer também para uma recuperação de Clowney para que a defesa consiga continuar com um forte pass rush como mostrou nos últimos jogos.

Ataque de Seattle x Defesa de Minnesota

Apesar de ter ganhado na última semana, o ataque preocupou bastante, em especial a linha ofensiva foi muito mal. Nessa semana Seattle enfrenta um dos melhores pass rushers da NFL. Danielle Hunter e Everson Griffen estão no top 5 de defensores que mais pressionaram o QB essa temporada. Isso me preocupa muito porque Duane Brown não está tão saudável, e nossa linha tem permitido muitas pressões sobre Russell Wilson, que fez seu pior jogo da temporada e foi sacado 6 vezes.

Além das pressões cedidas, as faltas voltaram a ser preocupação. No último jogo foram 7 faltas cometidas pelo ataque, somando 50 jardas de penalidade e que deixaram o jogo muito mais difícil para Wilson. O jogo é em Seattle, então as faltas tentem a serem menos frequente jogando em casa, mas ainda assim é uma preocupação.

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Uma fórmula que funcionou muito bem no último jogo, foram as corridas com Rashaad Penny. Segunda feira, Seahawks enfrenta um dos melhores linebackers da liga: Anthony Barr e que atua muito bem parando o jogo corrido. Os Vikings em média 4.1 jardas por carregada e é um dos 10 times com melhor marca nesse quesito. Para impor o jogo corrido é mostrar que aprendemos a usar Penny da maneira correta e esperar que Carson entre ligado no jogo e preste atenção às mudanças de jogada de Russell Wilson e não solte a bola em momentos importantes do jogo.

Jogador da semana: Rashaad Penny

Como principal arma do Seahawks temos que contar com o jogo aéreo com Lockett se espera que esteja 100% e que tenha mais participação no jogo. No último jogo, aparentemente Lockett não estava tão saudável e a missão de receber a maioria dos alvos foi de DK Metcalf que não cumpriu seu papel e dropou 3 das 6 bolas que foram em sua direção. É esperado que Josh Gordon tenha mais oportunidades no jogo, com a chance de mostrar todo seu potencial.

Expectativas

Com a queda dos Packers para os Niners, os Vikings precisam vencer e crescer nessa briga pela NFC North. E peças para isso o time tem. É um dos elencos mais completos de toda NFL, com um bom coach staff, mas que apesar disso, ainda sofre com uma certa instabilidade. Vamos torcer para que o CenturyLink Field cause mais um terremoto e que abale toda essa estrutura dos Vikings, e se tratando de Kirk Cousins não é muito difícil. Vamos com tudo garantir essa briga, até porque os 49ers tem um confronto contra os Ravens tem grandes chances de serem derrotados abrindo espaço para assumirmos a ponta na divisão.

Go Hawks!!!

Deixe um comentário