Prévia San Francisco 49ers x Seattle Seahawks

Depois de tantos tiros dados no próprio pé, os Seahawks agora está numa condição complicada. A chance de playoffs é pequena, dado os adversários que teremos no futuro, 49ers, Chiefs, Jets e Rams. A escolha no draft com sete vitórias e tantos times mal no momento, também não deve gerar uma pick tão alta de draft. Num resumo, jogamos bem demais para ficar numa escolha alta e mal demais para conseguir os playoffs.

Pós Jogo Carolina Panthers 30 x 24 Seattle Seahawks

Semana passada vimos o Brasil ser eliminado, e para esta quinta, é melhor que o torcedor esteja preparado para um sentimento parecido com aquele 7×1 da Alemanha. Lá vem eles de novo… é isso que esperado se compararmos os nossos desempenhos com os desempenhos dos 49ers. Pete Carroll foi “outcoached”, o termo em inglês para “nó tático” de todos os treinadores que enfrentou no ano. O que nos faria acreditar de algo diferente irá acontecer?

O interessante para esse jogo, além da rivalidade é ver o futuro. Ficar de olho nos nossos OTs contra um forte pass rusher, como nosso front seven vai lidar contra uma OL forte, e como sempre o desempenho de Woolen que é um colírio aos olhos do desempenho da defesa em dias normais.

Vamos lá!

Final de divisão antecipada

Uma derrota para o Niners aqui, mata as chances de sermos campeões de divisão. Iríamos para 3 derrotas de diferença, além de perder duas vezes no confronto direto. Mesmo que o imponderável acontecesse deles perderem todos os jogos daqui para o final do ano, ainda assim não deixariam de ser líder. Se Seattle vence, ele traz a diferença para apenas 1 jogo e fica empatado no confronto direto.

Claro que não ser campeão de divisão não tira os Seahawks da briga pelos playoffs. Contudo, ver o título indo para os Niners num ano em que perderíamos duas vezes para ele, acho que não está nos pedidos para o papai noel de ninguém.

Prova de Fogo para Abe Lucas e Charles Cross

No primeiro confronto entre as equipes, PC falou que o time não tentou passes mais longos para não expor os novatos a um pass rush fortíssimo. Depois de mais de dez semanas, os novatos já passaram por algumas provas de fogo, mas essa com certeza é a maior. A defesa dos Niners é a mais forte da NFL, muito pelos agressividade que seu front-seven impõe.

Lucas teve um bom jogo naquela primeira partida, diferente de Cross. Acredito que Seattle não vai ter a mesma cautela da semana 2, em relação a passes, então vai ser a hora de ver o que nossa bela dupla de tackles são capazes de entregar.

Geno contra a melhor defesa da NFL

O único jogo do ano (ao menos até aqui) que nosso ataque não marcou pontos foi contra os 49ers. Eis aqui alguns motivos:

  • Nosso jogo corrido não entrou;
  • Geno foi bastante pressionado;
  • Geno não tomou boas decisões;
  • A defesa jogou muito mal e forçou o time a mudar o plano de jogo muito rápido;

Nenhum desses fatores deve ser diferente para essa partida. O jogo corrido deve sofrer sem os dois RBs titulares, ou ao menos não estarão 100%. Nossa OL tem mostrado sérios problemas para se impor, e as jardas da unidade vem muito das decisões de Walker, quando certas. Em questão de pass rush, nada muda, os 49ers devem até estar mais afiados.

Sobre o poder de decisão de Geno, estamos vindo de uma partida onde ele lançou duas INTs, teve mais 3 passes totalmente factíveis de serem interceptados, que não foram por meros detalhes, 2 dos 3 sacks foram na sua conta e ainda mostrou um problema de acurácia sério. Será que ele consegue se recuperar numa semana curta?

Sobre a defesa, fica para o próximo tópico.

Mas o que podemos fazer então?

Pô Alexandre, viesse aqui só para dar notícias ruins?

Todo jogo é vencível são 11 contra 11. A diferença está em quem escala e comanda. Mas vamos lá, o que Seattle pode fazer no seu ataque para tentar vencer?

Primeiramente, voltar ao que deu certo. Nas últimas semanas o time parou de passar a bola para TEs, que era algo que vinha dando certo. Para esse jogo, eu usaria bastante formações com 3 TEs, para:

  1. Ajudar no jogo corrido;
  2. Ajudar no pass protection;
  3. Explorar passes curtos e rápidos para os nossos TEs;

O caminho deve ser por aí, nossa OL sozinha não vai aguentar o front-seven dos Niners. Essa ajuda seria bem vinda, e como já deu certo os passes para TEs, seria algo para deixar a defesa dos Niners hesitante.

Isso porque, mesmo sem Walker ou qualquer o time NÃO PODE ABANDONAR O JOGO CORRIDO. Existem vários estudos e artigos sobre se o play action, se só funciona se você correr em qualidade ou quantidade. Eu sou mais da via que acredita na quantidade e frequência de chamadas. Motions e corridas com WRs também são importantes.

O jogo contra os Panthers, eles mandavam blitzes sem pensar duas vezes porque Seattle não reagiu com passes curtos ou hot reads simples. Chegaram a mandar 6 no pass rush sem se preocupar com a cobertura. Os Niners podem fazer algo semelhante, então é preciso aprender com os erros cometidos, senhor Shane Waldron.

A maior força dos Niners é a maior fraqueza da nossa defesa

Agora chegamos a tão odiada e xingada defesa. E parece que quinta não será diferente. O que nos assombra é sermos dominados nas trincheiras e com passes rápidos para ganho de jardas após recepção. Qual o plano de jogo ofensivo dos Niners?

Justamente esse.

CMC destruiu os safeties dos Bucs no último domingo, e não há nada que possamos nos apegar para acreditar que não fará o mesmo contra os tackles perdidos de Brooks e Diggs. Os Panthers também expuseram a fragilidade de marcar as zonas flat de passes curtos. Eles exploraram isso com screens e passes rápidos. Ou seja, do ponto de vista da defesa é tragédia certa.

O que fazer para tentar parar esse jogo?

Primeiramente, sem condições de jogar com dois safeties no fundo do campo. Devemos usar fronts com 5 homens na DL, e também formações com três safeties. É preciso deixar alguém sempre de olho em Kittle e CMC. Seattle precisa deixar o novato Brock Purdy desconfortável e fazer com que ele force passes. A receita está por aí.

A formação com 3 safeties também pode ajudar com blitzes bem desenhadas. No 1v1 vai ser difícil para o nosso pass rush ganhar no talento pra OL dos 49ers, fica então a saída de vencer esquemativamente.

Times da NFL não mudam da água para o vinho de uma partida para outra. Sem nenhum jogador novo, sem mudanças de esquema, uma vez que PC e Hurtt já falaram que não vão fazer mudanças, é esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa.

Sendo assim, o que realmente pode mudar as coisas? Algo de fora, a motivação de enfrentar o rival, o calor da torcida, a emoção de jogar no horário nobre pela primeira vez desde a semana 1. E por falar em semana 1, foi muito por esse fator externo que vencemos aquele jogo. Seria ótimo repetir.

Vamos ter fé!

Let’s pray!

One Reply to “Prévia San Francisco 49ers x Seattle Seahawks”

  1. […] Prévia San Francisco 49ers x Seattle Seahawks […]

Deixe um comentário