Líderes e com a seed 2 da NFC!! A última semana para nosso time foi muito especial. O Seahawks se consolida de vez como um candidato forte ao tão sonhado Super Bowl. Mas antes de pensar em chegar tão longe temos que superar os desafios mais próximos: vencer o Rams e garantir de vez a vaga nos playoffs e manter alinhado para poder garantir um título de divisão no fim da temporada. Seattle tem pela frente quatro jogos difíceis que vão exigir concentração para não cometer erros e não dar chance para que 49ers possam reassumir essa liderança e complicar mais nossa vida.
Minnesota Vikings 30 x 37 Seattle Seahawks
Análise Los Angeles Rams 29 x 30 Seattle Seahawks
Ouça também nossos últimos podcasts:
Blog do Sehawks Brasil – Rasocast #9 – Semana 13: Como treinar seu dragão
Rasocast Q&A #5 – Dá para criar uma nova LOB ano que vem?
O principal ponto positivo de tudo é que o time tem evoluído. As complicações defensivas que o time teve no início da temporada foram minimizadas, o ataque continua a produzir e até mesmo a linha ofensiva que vinha sendo questionável, começou a dar sinais de que podemos começar a confiar um pouco nela.
O grande teste de confiabilidade de tudo isso será na próxima semana: Rams em LA. Por mais que os Rams não seja um time tão confiável como na temporada passada, ainda é um time muito perigoso e que por muito, mas muito pouco mesmo não venceu Seattle no CenturyLink Field no Thursday Night Football da semana 5.
“Esse jogo foi teste para cardíaco, amigo” (Leia na voz de Galvão Bueno)
#Rams missed the game winning field goal 🤣#SeahawksvsRams #RamsVsSeahawks #Seattle #Seahawks 🗣🙌💯🏈‼️🙏 pic.twitter.com/1DQZhrQuAG
— ☕️🐸 Fantasy Nerd (@TheFantasyDepot) October 4, 2019
Esse jogo foi extremamente disputado com direito a um touchdown maravilhoso no passe de Russell Wilson para Tyler Lockett.
TOUCHDOWN TYLER LOCKETT!!!
Look at the toe tap by Lockett on the sideline. My god. What great body control! #Seahawkspic.twitter.com/jJ97EAVtu4
— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 4, 2019
E a interceptação magnífica de Tedric Thompson.
That's an interception. This should be #Seahawks ball. pic.twitter.com/sp9KEAPsWE
— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 4, 2019
Da semana 5 até a semana 14 muita coisa mudou. Seattle evoluiu em alguns pontos, mas também perdeu peças importante como o tight end Will Dissly e o center Justin Britt que tinha feito um trabalho muito bom parando Aaron Donald naquele jogo. Por isso não dá para cravar nada quanto a esse jogo ainda mais porque os Rams precisam dessa vitória mais do que tudo! Uma derrota para Seattle coloca o sonho de pós temporada muito distante para o time que chegou no Super Bowl no ano passado.
Vamos analisar os matchups e ver onde Seattle é capaz de vencer LA.
Ataque dos Rams x Defesa de Seattle
É fato que o ataque dos Rams não é nem de perto comparável com aquele ataque de 2018. Mesmo assim as peças permaneceram. Apesar de não estar tão saudável como no ano passado, Todd Gurley vem tendo bastante espaço e ainda é um dos melhores running backs da liga, Jared Goff mesmo não sendo um QB extraordinário é um quarterback que tem uma boa precisão, postura no pocket e um braço forte capaz de acionar o respeitável grupo de recebedores é com Cooper Kupp, Robert Woods e Brandin Cook. O único ponto que é bastante questionável é a linha ofensiva, principalmente o miolo que tem cedido pressões e dificultado a vida de Goff.
E é esse ponto que Seahawks tem que explorar! O crescimento da linha defensiva nos três últimos jogos é exponencial e deixou de ser uma fraqueza e passou a se tornar uma força. Jadeveon Clowney, Ziggy Ansah começaram a mostrar para que vieram pressionando as pontas da linha enquanto Poona Ford e Jarran Reed criam o caos no miolo. Isso vai ser peça fundamental para poder vencer os Rams.
Com Clowney fora, Ansah cresceu no jogo contra os Eagles.
Sack de Ziggy Ansah pic.twitter.com/swGLAG8jbN
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 24, 2019
Clowney e sua facilidade de sair de bloqueios. Nesse lance o bloqueio do TE Irv Smith Jr. foi inexistente.
An idea: Don't ask your tight end to block Jadeveon Clowney 1-on-1 pic.twitter.com/O3FwgkITIk
— Alistair Corp (@byalistaircorp) December 5, 2019
Outro ponto da defesa que vai ter que atuar bem é a secundária. Como foi dito, o Corpo de recebedores dos Rams é muito forte e para segurar esses jogadores, o time tem que ficar atento. Um destaque especial à Cooper Kupp que é um dos melhores slot receivers da liga. Kupp é o principal nome em recepções dos Rams e é o oitavo na NFL com 945 jardas até agora.
Em contrapartida de nickelback nosso time tem Akeem King, que não é nada confiável. Ainda dá para ter uma esperança que Ugo Amadi seja testado nessa posição ou que Quandre Diggs assuma a posição de nickel enquanto Marquise Blair assume a posição de Safety. Porém é só especulação, a tendência é que King seja o nome da posição e se manter o nível das últimas atuações, Seattle vai ter problemas sérios com Cooper Kupp.
Cooper Kupp em ação.
Cooper Kupp continua sua GRANDE temporada! Belo TD do WR para colocar os Rams na partida! #NFLBrasil #NFL100
Aproveite que hoje o NFL Redzone está de GRAÇA para ficar por dentro de tudo que rola na rodada! Inscreva-se no plano FREE em https://t.co/uMRqwy0GpZ pic.twitter.com/gEIbsJdINO
— NFL Brasil (@NFLBrasil) September 29, 2019
Defesa dos Rams x Ataque de Seattle
No último jogo contra os Rams, o ataque liderado por Russell Wilson foi o responsável por vencer o jogo. Em um belo jogo de Tyler Lockett, DK Metcalf e Will Dissly, Seattle conseguiu controlar bem a partida e vencer o jogo. Nas últimas semanas não temos visto aquele ataque explosivo que era no início da temporada, porém, um ponto importante que cresceu bastante no último jogo foi a utilização dos running backs. Há muito tempo vemos batendo na tecla de uma utilização melhor de Rashaad Penny e com uma melhor divisão de corridas entre ele e Carson. Isso aconteceu no último jogo e deu muito certo! É necessário que Seattle aposte nisso no próximo jogo também. Ainda mais que a defesa dos Rams é uma das melhores contra o jogo corrido e encaixar um bom jogo corrido ajuda a abrir espaço no jogo aéreo com jogadas de play action.
Rashaad Penny evoluindo a cada jogo sua leitura de gaps pic.twitter.com/5eCMQTxKzp
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 5, 2019
Chris Carson dando a definição do que é um Power Back pic.twitter.com/LJJEpUPgom
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 5, 2019
Jogador da semana: Running Backs
Como a defesa dos Rams é uma das três melhores contra o jogo corrido, é necessário apostar na qualidade de Russell Wilson lançando e buscar avançar bem pelo ar. Uma boa notícia é que Tyler Lockett treinou normalmente durante a semana e muito provável que esteja 100% no próximo jogo e seja mais acionado já que na ultima semana ele foi acionado apenas 3 vezes, não conseguindo a recepção em nenhuma. Outra oportunidade que vejo nessa partida é acionar mais Josh Gordon que vem tendo poucos snaps no jogo e ele é um excelente recebedor. E claro, continuar a boa ligação Wilson – Metcalf e Wilson – Hollister que tem sido responsável por bons avanços nos jogos.
O grande problema do ataque de Seattle continua sendo a linha ofensiva, em especial o meio. Para piorar vamos ver um dos piores matchups possíveis: Joey Hunt x Aaron Donald.
Aaron Donald é o melhor jogador da NFL hoje e é um dos jogadores mais dominantes na sua posição de toda a história. Ele é um monstro.
E esse monstro vai enfrentar Joey Hunt que tem literalmente apanhado todo jogo para parar jogadores muito físicos como foi com D.J. Jones, Vita Vea e Fletcher Cox.
Joey Hunt sendo atropelado por D.J. Jones
DJ Jones with the vicious bull rush on 3rd down. Joey Hunt had no chance #49ers pic.twitter.com/fCMgeyP174
— Fourth and Nine (@fourth_nine) November 12, 2019
Joey Hunt sendo atropelado por Vita Vea
Vita Vea is impossibly strong. He threw 300 pound Joey Hunt to the ground with one arm like it was nothing pic.twitter.com/WF030feC1R
— Parker Lewis (@ParkerLewisJR) November 4, 2019
Joey Hunt sendo atropelado por Fletcher Cox
Eagles put 5 on the line with Jenkins sniffing around which frees up Fletcher Cox one-on-one vs. Joey Hunt.. the anchor snapped on this one – pic.twitter.com/zcHmXenyuU
— Michael Kist (@MichaelKistNFL) November 27, 2019
Aaron Donald sendo Aaron Donald
It's always a treat watching Aaron Donald tape. Here are four plays where he has his way with the Bears O-Line. pic.twitter.com/sVmwhltyqD
— Bobby Peters (@b_peters12) December 5, 2019
Mock Draft – Seahawks 7 rodadas – Alexandre Castro 1.0
No time dos Rams não é somente Aaron Donald que consegue pressionar. O time também tem o Clay Mathews e Dante Fowler Jr que são ótimos pass rushers e que deve dar trabalho para Russell Wilson. Para melhorar essa proteção ao passe, Mike Solari, tem encontrado uma boa solução colocando George Fant como um sexto homem de linha ofensiva para ajudar na proteção em grande parte dos snaps.
Expectativas
Os Rams vêm de um jogo muito bom contra os Cardinals e ainda tem uma leve esperança de chegar aos playoffs e essa chance de chegar à pós temporada passa por vencer Seattle. Será um jogo muito difícil principalmente pelo elenco que os Rams têm e a capacidade de Sean McVay tem de fazer o ataque produzir. Esse jogo tem todos os ingredientes para ser um dos melhores jogos da temporada e certamente será. Vamos torcer para uma boa apresentação do nosso time em Los Angeles e que traga mais uma vitória para casa e garantindo de vez nossa vaga nos playoffs.
Go Hawks!!