Review Posicional 2023 – Quarterbacks

Como é padrão em todos os anos nessa empresa vital, iremos fazer uma análise de cada setor da equipe. O intuito é identificar os problemas, saber onde precisamos de reforços e também ver os pontos onde podemos ter confiança de que iremos produzir bem. Um detalhe é que escrevo essa análise em Maio, pouco depois do draft. Sendo assim, alguns nomes podem ter sido cortados ou adicionados. Iremos identificar isso riscando os nomes para os que foram cortados e colocando em outra cor o texto dos que forem adicionados.

Review Posicional 2023 – Quarterbacks

Review Posicional 2023 – Running Backs

Review Posicional 2023 – Wide Receivers

Review Posicional 2023 – Tight Ends

Review Posicional 2023 –  Linha Ofensiva

Review Posicional 2023 – Linha Defensiva

Review Posicional 2023 – Linebackers

Review Posicional 2023 – Secundária

Hoje é dia de Quarterback!

Vamos lá!

Geno Smith: titular absoluto… mas até quando?

Pro Bowl, Comeback Player of the Year e levou o time para os playoffs, mesmo quando todos imaginavam uma pick no top-5 (inclusive, eu). Com isso conquistado, ele recebeu um bom contrato de Seattle e finalmente o primeiro de longa duração e grande valor na sua carreira. A grande questão é que o contrato de 3 anos no papel, pode se tornar um contrato de apenas 1 ano na prática. Ou na verdade poderia. Se Seattle tivesse escolhido um QB no último draft, ele poderia sentar um ano no banco, aproveitar Geno como escudo/ponte e virar o titular em 2024, após o potencial corte do veterano.

Geno Smith renova com Seattle

No entanto, os 3 QBs que potencialmente Seattle estaria interessado foram escolhidos antes que o time tivesse chances, então iremos de Geno. Mesmo sendo o mais otimista possível sobre Smith, é quase que indiscutível que Seattle tem que ir de QB na primeira rodada do draft do próximo ano. A classe parece ser mais profunda que do draft 2023, nesse momento. E isso põe em questão a continuidade de Geno em Seattle.

Contrato

O contrato foi muito bem estruturado de forma que, boa parte dos valores vem em escaladores de desempenho. Ou seja, se Geno bater as metas estabelecidas (replicar o desempenho de 2022 em vitórias TDs, taxa de passes completos e levar o time aos playoffs) ele ganha o valor no contrato do ano seguinte. Jogou bem em 2023 só vai receber esse valor NÃO GARANTIDO em 2024 e SE, ele permanecer no elenco.

Inconstância

É óbvio que nenhum jogador é 100% o ano todo. Mas se Geno tivesse feito metade do que fez na primeira metade da temporada, seu ano poderia ser ainda mais fantástico. Esse é o grande ponto sobre o futuro do veterano em Seattle. O Geno da primeira metade da temporada poderia estar dentro top-5 da liga, ou bem perto disso. O da segunda metade estaria a frente de alguns backups.

Poderia ele ser mais constante durante todo o ano?

As defesas agora tem mais tape dele, como ele conseguirá sair disso?

Some isso a “questões” antigas como ele não ser um jogador decisivo. A primeira vez que ele levou um drive da vitória em 10 anos foi na primeira partida contra os Rams. Ele não parece ser o QB que consegue buscar grandes viradas no placar ou recuperações.

Veredito

Se vai ser em 2024 ou em 2025, eu acredito que esse contrato de Geno não vai até o final dos 3 anos. Foi um valor justo para o que ele fez em 2022, mas acho bem improvável que ele consiga replicar isso adiante. Existe um mundo em que ele é cortado, Seattle deixa ele testar o mercado (alerta de spolier: ninguém via pagar o que Seattle paga e ele volte num contrato mais amigável.

Drew Lock: sonhando em ser o Geno Smith 2.0

A não ser que Geno Smith se machuque as chances de Drew Lock ser titular são basicamente as mesmas que as minhas. Seattle deu um contrato a ele bem similar ao de Geno do ano passado. Boa parte do valor está em incentivos, que sem jogar bem ele fatalmente não alcançará. Eu achei que ele tentaria outros lugares antes de assinar com Seattle. Existe e existia antes do draft alguns times em que a posição de QB não é briga certa, sobre quem irá liderar o time.

Parece que ninguém acredita no potencial de Lock que outrora foi vislumbrado como um QB de primeira rodada e hoje nem faz jus a segunda em que foi escolhido. O draft não mudou muita coisa para ele. Hoje ele é o QB2, e acho que mesmo se o time draftasse um QB, ele ainda seria o 2. Explico a seguir:

Muitos dos QBs da classe, mesmo os do topo, precisam de algum refino. Então, mesmo que Geno fosse mal, ou se machucasse, provavelmente a franquia lançaria Lock e deixaria o novato protegido, para realmente só precisar entrar em campo, no ano que vem.

Sendo assim, ou acontece uma improvável lesão em algum lugar e o time está tão desesperado que manda alguma coisa pelo Lock ou ele vai ficar jogando free fire no banco de Seattle e embolsando uma boa grana.

A única disputa real é para QB3

Na função de QB, só existem duas dúvidas e ambas pairam sobre o QB3.

O time levará 3 QBs nos 53?

Quem será o QB3?

Acredito que pelo fato do time ter mais confiança em Geno do que no ano passado, eles levarão apenas 2 e deixarão o outro no time de treinos. Diferente do que fizeram no ano passado quando levaram Sean Mannion no roster final. Seattle no rookie minicamp trouxe dois jogadores aleatórios e além do UDFA Holthon Ahlers, o QB Jack Coan.

Ahlers, descendente de Vikings, é visto como um grande líder e cheio de habilidades intangíveis. Seu braço esquerdo forte o levou a quebrar vários records de East Carolina e colocar seu nome na história da universidade. No entanto, o esquema em que jogava era um Air Raid pesado, onde basicamente só recebia a bola em shotgun (quando o center joga a bola para trás diferente do under center onde o QB pega a bola diretamente das mãos do center). Ou seja, ele precisaria passar por uma adaptação pesada para o mundo da NFL.

Coan passou tempo em Wisconsin e Notre Dame. Como esperado ele não foi draftado e passou tempo no time de treinos dos Colts até ir jogar na XFL, onde recebeu o convite par ao minicamp. Ainda apostaria minhas fichas em Ahlers. Se Seattle não gostar do canhoto, acho mais provável o time tentar um nome mais veterano, como fora Sean Mannion no ano passado do que Coan ter um chance.

Forever a 12s!

7 Replies to “Review Posicional 2023 – Quarterbacks”

  1. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

  2. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

  3. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

  4. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

  5. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

  6. […] Review Posicional 2023 – Quarterbacks […]

Deixe um comentário