Revisitando as tentativas de quarta descida de Seattle em 2023

O trabalho nas terceiras descidas é fundamental. Mas, no texto de hoje vamos discutir as decisões de quarta descidas. Aqui vemos a agressividade dos técnicos e o brilhantismo ou incompetência dos coordenadores ofensivos. É uma situação de matar ou morrer. Na terceira descida, por mais que tenha importância você ainda tem o “bote salva-vidas” da quarta descida.

Vamos analisar aqui todas as jogadas de Seattle nesse sentido esse ano. O intuito é ver se a chamada foi boa, a execução foi boa e obviamente o resultado.

Análise Geral

Seattle arriscou 18 vezes numa quarta descida. O time obteve sucesso de 61% (11) e fracassou 39% (7). Ainda é um número bom, mas leve em conta o contexto. Em alguns momentos essas quartas descidas ocorreram com a defesa jogando em modo de garbage time, sem se esforçar muito.

Jogada 1: 4th & 1 at DEN 7 (3:00 – 1st) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Poderia ser melhor

Execução da Jogada: Poderia ser melhor

Sobre arriscar aqui, sem ser engenheiro de obra pronta foi uma boa decisão. O time vencia por 7×3 a torcida estava empolgada e era apenas uma jarda. Um sucesso aqui poderia levar o jogo para 14×3 e colocar uma atmosfera ainda mais pesada. O time chamou a jogada padrão para distâncias curtas, um QB sneak. Acho que o real fracasso dessa jogada foi o lance anterior, onde na terceira descida Noah Fant não lutou tanto por essa jardinha.

Também, como ponto de melhoria se criou um espaço gigante entre o RG e RT que Dre Jones (hoje em Seattle) conseguiu infiltrar.

Análise Denver Broncos 16 x 17 Seattle Seahawks

Jogada 2: 4th & 2 at ATL 41 (4:39 – 2nd) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Pela formação defensiva era possível inferir uma marcação individual. Seattle estava numa formação 4×1 com o marcador de Marquise Goodwin marcando a distância (em cushion). Isso ajuda o CB em rotas verticais, mas dá uma desvantagem em rotas curtas ou cruzadas. Shane Waldron chamou o conceito Mesh com Will Dissly e Rashaad Penny correndo rotas que se cruzam, o intuito era prender o marcador do meio do campo para que Goodwin pudesse passar em suas costas.

Isso acontece e Geno só precisa ter paciência, faz a leitura correta e acerta o passe.

Playbook 31 – Usando o Conceito Smash e Mesh

Atlanta Falcons 27 x 23 Seattle Seahawks

Jogada 3: 4th & 1 at SEA 46 (3:40 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Jogada simples para ganhar uma jarda. Sobre a decisão de ir, nem havia o que se pensar, já que estávamos perdendo. Penny abaixou a cabeça e correu bem atacando o gap B. Trabalho seguro de Damien Lewis e Charles Cross no lado esquerdo da linha.

Atlanta Falcons 27 x 23 Seattle Seahawks

Jogada 4: 4th & 18 at ATL 38 (1:29 – 4th) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Sem criatividade

Execução da Jogada: Pífia

Sem o que pensar aqui. Perdendo por 4 pontos, era a chance de Geno de mostrar que ele poderia nos levar a um drive da vitória. A terceira descida foi muito impactante aqui. Austin Blythe errou feio (como lhe era comum) e cedeu um sack transformando isso numa descida longa. A chamada foi sem criatividade nenhuma da parte de Waldron.

O coordenador ofensivo chamou simplesmente rotas verticais e seja o que Deus quiser. Claro que não fazia diferença aqui já que estávamos perdendo, Geno teve que tentar algo. Minha única questão é que ele nem tentou a bola na redzone, mandou um passe no meio de três defensores.

Atlanta Falcons 27 x 23 Seattle Seahawks

Jogada 5: 4th & 1 at NYG 18 (14:17 – 2nd) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Linda

Execução da Jogada: Correta

Seattle mostrou coragem de ir aqui, em outros tempos Seattle não iria. Waldron mostrou criatividade aqui colocando Ken Walker como recebedor e Tyler Lockett no backfield. O conceito aqui foi chamar várias rotas para o lado direito para atrair a atenção da defesa dos Giants que estava um pouco confusa com o posicionamento a seguir.

Lockett corre sozinho para o lado esquerdo e consegue o avanço suficiente para a conversão. A defesa dos Giants ficou presa no congestionamento do meio do campo.

Pós Jogo – New York Giants 13 x 27 Seattle Seahawks

Jogada 6: 4th & 2 at NYG 6 (12:42 – 2nd) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Criativa

Execução da Jogada: Correta

Play action com ameaça de Ken Walker correr. Isso congela a defesa o suficiente. Phil Haynes e Will Dissly se movem do lado direito par ao esquerdo, como se fossem bloquear para o jogo corrido como pullers. Isso dá a liberdade para Dissly receber o passe e avançar para a conversão com bom trabalho da OL.

Pós Jogo – New York Giants 13 x 27 Seattle Seahawks

Jogada 7: 4th & 2 at ARI 36 (6:47 – 2nd) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Boa

Execução da Jogada: Péssima

Jogada bem parecida com do lance acima. A diferença foi o lado oposto e a execução que foi péssima. O bloqueio de Damien Lewis acho que deveria ser mais fechado do que pegar o ponta. No entanto, o real culpado pelo fracasso aqui foi Phil Haynes que não conseguiu manter o seu bloqueio por tempo suficiente. Abe Lucas poderia ter ajudado mais antes de ir para o segundo nível? Sim. Mas Haynes fica como resposável aqui.

Pós Jogo Seattle Seahawks 31 x 21 Arizona Cardinals

Jogada 8: 4th & 3 at TB 38 (5:43 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

O time dos Bucs já estava em modo de Garbage time. De modo que um dos LBs não cai para a zona correta e deixa o CB com para marcar. Goodwin ia passar livre, então Geno poderia ter conseguido um avanço maior. Mas o avanço foi sólido e fundamental.

Pós Jogo Seattle Seahawks 16 x 21 Tampa Bay Buccaneers

Jogada 9: 4th & 1 at TB 19 (3:58 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Muito boa

Novamente, a defesa dos Bucs não estava tão afim de jogo aqui. Goodwin correu uma rota muito boa. Ganhou rápido do CB na saída do snap e ameaçou uma rota post para manter o safety longe da sua rota corner. Belo passe colocado de Genão da massa.

Pós Jogo Seattle Seahawks 16 x 21 Tampa Bay Buccaneers

Jogada 10: 4th & 7 at CAR 49 (0:45 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Panthers com o jogo ganho estavam em marcha lenta. O objetivo era só tentar impedir rotas longas tanto que o CB está respeitando a velocidade de DK marcando ele a distância. Metcalf percebe isso e acha o espaço entre as zonas para a conversão..

Pós Jogo Carolina Panthers 30 x 24 Seattle Seahawks

Jogada 11: 4th & 3 at KC 41 (4:15 – 1st) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Ruim

A chamada foi boa com uma formação 3×1. As rotas verticais abriam espaço para Laquon Treadwell. Geno manda um passe baixo e Damien Lewis estava mais passivo que uma pedra no meio do caminho.

Pós Jogo Seattle Seahawks 10 x 24 Kansas City Chiefs

Jogada 12: 4th & 4 at KC 34 (7:30 – 3rd) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Terrível

Execução da Jogada: Péssima

Esse tipo de jogada é chamada de “pick play”. Os recebedores se cruzam, um acaba “bloqueando” para o outro pelas rotas em “X” que eles correm. O grande problema foi que Waldron escolhe ir com Parkinson para receber e Penny Hart para bloquear. O recebedor se afobou e Parkinson correu uma rota ruim que deu tempo para o defensor chegar nele e impedir o avanço.

Pós Jogo Seattle Seahawks 10 x 24 Kansas City Chiefs

Jogada 13: 4th & 8 at KC 29 (15:00 – 4th) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Méh

Execução da Jogada: Ruim

Metcalf corre uma “clearout route” uma rota para abrir espaço. Treadwell deveria explorar o espaço deixado por ele. Ele para antes da linha de primeira descida e o passe que também não foi bom força ele a voltar um pouco e não chegar a jardagem necessária.

Pós Jogo Seattle Seahawks 10 x 24 Kansas City Chiefs

Jogada 14: 4th & 4 at SEA 31 (3:54 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Geno improvisa contra uma defesa que já ganhava por 21 pontos. Com as opções em profundidade marcadas para impedir pontos rápidos Geno usa as pernas e consegue o avanço.

Pós Jogo Seattle Seahawks 10 x 24 Kansas City Chiefs

Jogada 15: 4th & 8 at KC 23 (2:57 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Acho que esse foi um dos melhores lances da vida de Treadwell. Passe no back shoulder e contra uma defesa jogando soft consegue o avanço.

Pós Jogo Seattle Seahawks 10 x 24 Kansas City Chiefs

Jogada 16: 4th & 6 at NYJ 21 (2:00 – 4th) – FALHA

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

A ideia era deixar o CB do canto inferior em conflito com a rota de Young e do RB. A rota do corredor foi ruim e parou antes do necessário. Geno não processou bem e nessa situação era melhor tentar com Dareke aqui.

Pós Jogo New York Jets 6 x 23 Seattle Seahawks

Jogada 17: 4th & 1 at LAR 22 (4:32 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Sem juízo

Execução da Jogada: Muito boa

Seattle tinha problemas no jogo corrido e esse lance colocava muita pressão em CHarles Cross que é fraco nesse quesito. Mas aqui foi o melhor lance da vida dele em corridas. Domina o defensor por muitas jardas e Damien Lewis fechou a DL com um reach block perfeito.

Playbook 09 -Tipos de bloqueio

Pós Jogo Seattle Seahawks 27 x 23 Los Angeles Rams

Jogada 18: 4th & 5 at 50 (3:16 – 4th) – Sucesso

Decisão de ir: Correta

Jogada Chamada: Correta

Execução da Jogada: Correta

Perdendo aqui, só restava a tentar. Numa formação 3×1, Seattle tem duas rotas ameaçando em profundidade para criar espaço para Cade Johnson vindo do slot se esgueirar e conseguir chegar na marca de primeira descida.

Pós Jogo San Francisco 49ers 41 x 23 Seattle Seahawks

Forever a 12s!

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