Durante essa offseason antes das contratações e draft para 2020, vamos fazer um exercício para ver se na temporada de 2019 o elenco evoluiu ou involuiu em relação a 2018.
Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:
Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo
Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano
Tudo que você precisa saber para o começo da offseason
Playbook 17: Pontuações na NFL
Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano
Sem mais delongas vamos para a comparação!
Ataque
Wilson 2018 x Wilson 2019
O Wilson de 2019 foi privilegiado por um plano de jogo mais equilibrado entre passe e jogo corrido. Foram quase 60 passes completos a mais e conquistando mais de 4 mil jardas. A porcentagem de passes certos aumentou de 65% para 66%. O número de TDs caiu de 35 para 31 e as interceptações foram de 7 para 5. Esses números o credenciaram para a disputa de MVP, que mais uma vez não teve êxito, graças a interferência da midia.
Por que tanto ódio a Schottenheimer?
Quem foi o culpado do desempenho do ataque no SNF?
Vencedor: Wilson 2019.
Carson 2018 X Carson 2019
Em 2018 ele perdeu mais jogos por conta de lesão. Em 2019 veio saudável até o jogo que o colocou no IR. Aumentou o seu número de jardas de 1151 para 1230. Seu número de TDs veio de 7 para 9, mas a grande diferença veio nos fumbles que vieram de 3 para 7, fazendo com que a torcida ficasse com um pé atrás a respeito dele. Oscilou bastante, acho o Carson de 2018 mais seguro.
Salários de Carson, Griffin e Thompson são ajustados
Chris Carson já merece ser colocado no banco?
Chris Carson, um dos responsáveis pelo ressurgimento do jogo corrido em Seattle
Vencedor: Carson 2018.
Penny 2018 X Penny 2019
A temporada de novato de Penny foi bem abaixo e gerou muitas cobranças. Em 2019 ele também oscilou mas em questão de desempenho, principalmente quando começou a finamente ser utilizado como deveria. Os números mostram certa regressão em número de jardas de 419 para 370. As jardas por carregada no entanto, aumentou de 4.9 para 5.7 e com isso os TDs foram de 2 para 3. As jardas recebidas foram de 75 jardas para 83 e teve seu primeiro TD.
Jogador da semana: Rashaad Penny
Vencedor: Penny 2019
Lockett 2018 X Lockett 2019
Com a saída de Baldwin ele precisou se estabelecer como WR1 e isso pode ser visto já que seus alvos aumentaram de 70 para 110. Finalmente teve sua primeira temporada para mais de mil jardas. Seus TDs caíram de 10 para 8 mas isso se deu por conta de uma lesão que teve na primeira partida contra os 49ers e depois disso não conseguiu manter o nível durante a temporada.
Jogador da Semana: Tyler Lockett
Tyler Lockett pode ser movido para slot?
Jogador da Semana: Tyler Lockett (2)
Vencedor: Lockett 2019
Moore x Metcalf
Metcalf bateu records da franquia e da NFL e se estabeleceu como segundo WR do outside fazendo um trabalho melhor do que Moore que foi muito inconsistente. O novato teve 900 jardas e 7 TDs durante a temporada regular.
Raio-X: Metcalf e sua rota Go!
Vencedor: Metcalf
Baldwin x Moore
O WR3 não em questão de importância, mas em esquema tático. Passamos 2019 sem nenhum slot propriamente dito e isso se deu muito pela ausência de Baldwin, um dos maiores WRs da franquia (e um dos meus jogadores preferidos da franquia). Moore oscilou demais durante todo ano, sempre desaparecendo em momentos importantes.
Doug Baldwin, o recebedor que mudou a arte do route running, vai deixar saudades!
Vencedor: Baldwin
Dissly 2018 X Dissly 2019
Nesse ano participou de 2 jogos a mais. Antes da lesão tinha uma das melhores conexões de toda a liga. Foram 23 recepções para 262 jardas, 4 TDs e uma taxa de recepção de 85%. Em 2018 fora apenas 4 jogos e contribuiu com 8 recepções para 156 jardas e 2 TDs.
Qual potencial Will Dissly pode atingir?
Vencedor: Dissly 2019
Dickson x Willson
O papel de TE2 não ficou bem definido, ambos participaram de poucos jogos. Willson ficou mais preso a funções de bloqueio. Já Dickson, apesar de não ser um jogador que gosto, foi mais produtivo com 3 TDs no ano, inclusive um decisivo contra os Packers e uma bela partida contra os Chiefs.
Quais jogadores correm o risco de serem cortados antes da temporada regular?
A conexão Wilson to Willson está de volta!
Vencedor: Dickson
Vannett x Hollister
O papel de TE3 que por vezes se moveu durante a temporada devido as lesões dos titulares, ficou bem acirrado. No entanto, Hollister teve um grau de importância maior, sendo a bola de segurança de Wilson, muitas vezes.
O que Nick Vannett pode mostrar no seu ano de “soma ou some”?
O versátil Jacob Hollister pode fazer muito mais do que imaginam
Vencedor: Hollister
Brown 2018 X Brown 2019
A grande questão é que Brown jogou 2019 quase que em sua totalidade machucado e por isso teve algumas partidas um pouco abaixo do seu nível. Levando em consideração isso, fico com o Brown de 2018.
A fantástica temporada de Duane Brown
Duane Brown: A NFL precisa falar mais dele
Vencedor: Brown 2018
Sweezy X Iupati
Ambos jogadores vieram para ajudar no jogo corrido, só que em formas diferentes. Iupati com mais força e Sweezy com mais técnica. Acho que o impacto de Iupati no jogo corrido foi acima de Sweezy, mas seu trabalho protegendo o QB foi sofrível. Pelo fato de ter sido o grande líder do jogo corrido esse ano, ficaremos com Iupati.
Qual impacto de Mike Iupati na linha ofensiva?
Vencedor: Iupati
Fluker 2018 X Fluker 2019
Fluker em 2018 mudou TOTALMENTE a cara da OL de Seattle, fez ressurgir o jogo corrido. Em 2019, nem de longe ele conseguiu um impacto semelhante e ainda fez um jogo pior protegendo ao passe.
Habemus linha ofensiva, o que mudou em Seattle?
Vencedor: Fluker 2018
Britt X Hunt
Britt vinha em declínio desde a metade da temporada passada. Seu 2019 não começou bem, mas não tem como perder para Hunt. O ex-jogador de TCU era amplamente explorado pelos adversários e foi destruído por vários DTs. Segundo Pete, ele jogou o último mês com duas lesões em total sacrifício, mas ainda assim, desempenho sofrível.
Conheça nosso “QB” da OL, Justin Britt, e a falta que ele fará!
Hunt é a resposta para a função de center?
Vencedor: Britt
Ifedi 2018 X Ifedi 2019
Deixando claro que o Ifedi de 2019 foi melhor que o de 2016 e 2017 com ampla vantagem. Mas o ano da carreira de Ifedi foi realmente ano passado. Teve um declínio considerável, apesar de como disse anteriormente, ter sido bem melhor que seus primeiros dois anos.
Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi?
Vencedor: Ifedi 2018
Defesa
Clark x Clowney
Clowney é um bom jogador mas não dá para comparar com os 3 fumbles forçados e os 13 sacks de Clark.
Jogador da semana: Jadeveon Clowney
Procura-se vivo ou morto: GM comete assalto a mão armada em Houston!
Vencedor: Clark
Jefferson x Ansah
Preciso falar algo, ou a temporada pífia de Ansah fala por si só?
Finalmente Ansah é anunciado e reforça o pass rush de Seattle
Vencedor: Jefferson
Reed 2018 X Reed 2019
O ano da sua vida foi 2018, com mais de 10 sacks. Esse ano perdeu seis jogos por suspensão, mas quando voltou também não agregou muito. Vale salientar que ele está sonhando com um contrato mais alto do que merece por conta desse 2018.
Quanto custará o contrato de Jarran Reed?
Vencedor: Reed 2018
Stephen x Ford
Stephen foi mais útil do que esperava, mas Ford tem vantagem. É o melhor jogador da DL combatendo o jogo corrido e esse tem evoluído muito suas técnicas de pass rush.
Conheça Poona Ford, um dos rookies mais subestimados dessa classe
A lenda de Poona Ford cresce em Seattle
Vencedor: Ford
Wagner 2018 X Wagner 2019
Wagner em 2019 foi o LB que mais cedeu jardas aéreas. Isso diz muito, parabéns KNJ.
Bobby Wagner próximo de mais um recorde!
Vencedor: Wagner 2018
Wright 2018 X Wright 2019
Passou boa parte de 2018 machucado e teve um declínio. Ainda existem suspeitas se o time irá mantê-lo, mas em 2019 ele fez valer o contrato que recebeu, principalmente cobrindo o passe.
Vencedor: Wright 2019
Mingo x Kendricks
Mingo nunca foi um grande jogador, apesar de ter sido escolhido numa primeira rodada. No entanto, ele era bastante subestimado pela torcida. Conseguia trabalhar de forma regular na proteção ao passe, indo atrás do QB e principalmente nos times especiais. Kendricks sofreu com suspensão e lesões e se moveu para LOLB e em 2018 foi bem melhor que 2019, onde conseguiu chegar ao QB, mas foi o líder do time em tackles perdido.
Sentença de Kendricks adiada pela quinta vez
Vencedor: Empate
Griffin 2018 X Griffin 2019
Essa também é fácil, Griffin em 2018 foi um dos piores jogadores da defesa, e em 2019 teve uma temporada digna de lutar pelo All Pro.
Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada
Qual o motivo do declínio de Griffin?
Raio-X: Griffin jogando realmente como CB1?
Vencedor: Griffin 2019
Flowers 2018 X Flowers 2019
Flowers sofreu do inverso de Griffin. Ele chegou como um projeto, para compor elenco e virou titular. Nesse ano perdeu muitos tackles e apesar de ter evoluído em sua capacidade de rastrear a bola regrediu bastante em outros aspectos.
Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [2]
Mais um case de sucesso: A conversão SS>CB de Tre Flowers
Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle
Vencedor: Flowers 2018
McDougald 2018 X McDougald 2019
Em aspectos de desempenho os anos foram bem semelhantes, mas durante 2019 McDougald sofreu com lesões que o tiraram de campo e o limitaram quando esteve nele.
Raio-X: Bradley McDougald, o novo mentor da jovem secundária de Seattle?
Vencedor: McDougald 2018
Thompson x Diggs
Diggs foi uma grata surpresa para muitos. Se tivesse ficado saudável por mais tempo, poderia ter produzido bem mais. Em campo criou muitos turnovers, já Thompson, sofreu demais por ter que substituir um dos grandes safeties do jogo e por ser um jogador no máximo “OK”, as expectativas e comparações colocaram nele uma pressão ainda maior.
Quandre Diggs, será a solução para os nossos problemas da secundária?
Hill, Thompson e Luani lutam pelas vagas no elenco na posição superlotada de Safety
Vencedor: Diggs
Times Especiais
Dickson 2018 X Dickson 2019
Foi muito subestimado em 2019 e apesar de ter oscilado fez chutes muito bons.
Michael Dickson, o melhor rookie do Seahawks?
Vencedor: Dickson 2019
Janikowski x Myers
Eu nunca confiei em nenhum dos dois. A diferença é que Seabass vinha para o último ano de carreira e teve alguns chutes para vitórias. Myers teve apenas o jogo contra os niners e VÁRIAS vezes deixou o time na mão.
Raio-X: Hora de se preocupar com Myers?
Vencedor: Empate
Placar Geral
O time de 2018 venceu por 13×12 o time de 2019, analisando peça por peça. Num conjunto será que o resultado seria o mesmo? O time regrediu? Deixem nos comentários.
Go Hawks!