A temporada dos Seahawks até aqui é tudo aquilo que prevíamos, só que não. Antes esperávamos no máximo 4 ou 5 vitórias, preocupação de como seriam desenvolvidas as identidades nos dois lados da bola e preocupados com esses calouros nas mãos de Pete Carroll e companhia. Após 10 jogos, estamos brigando pela liderança da NFC West com uma campanha de 6-4 e possibilidades de playoffs, temos um ataque dinâmico, uma defesa que apesar dos problemas vem evoluindo e o melhor grupo de calouros de 2022 em toda NFL com um impacto imediato.
Raio-X: Descanso e Reflexão. – Rapinas do Mar
A temporada está tão boa que resolvemos trazer uma dinâmica. A NFL tem seus prêmios individuais entregue aos jogadores ao término da temporada regular, agora vamos considerá-los somente com os jogadores de Seattle pelos seus desempenhos até aqui, essa semana de bye.
Então vamos lá?
Confira os premiados ao Troféu Rapinas do Mar!
Maior Decepção – Quandre Diggs
Quandre Diggs veio para temporada 2022 após o melhor ano de sua carreira. Tornando-se um Seahawk em 2019 após Seattle enviar para Detroit uma escolha de 5º rodada do draft de 2020 pelo safety. Na temporada 2021, Diggs teve 5 interceptações (4º jogador com mais interceptações em 2021), se tornando além dos números, um líder defensivo do nosso time.
Para temporada 2022, imaginávamos uma defesa em que um dos seus pilares seria o safety de 29 anos. Diggs não teve nenhuma interceptação, vem perdendo muitos tackles e falhando na cobertura ao passe. Em um grupo de safeties com pouquíssima profundidade de qualidade individual, de longe Ryan Neal tem sido o melhor safety de Seattle no ano e Quandre Diggs está longe de ser o pilar dessa secundária. Pelo contrário, ao lado dos LBs, tem sido responsáveis pelas inúmeras falhas defensivas.
Maior Surpresa – Geno Smith
Seria uma grande surpresa não ser Geno Smith o ganhador do Troféu Rapinas do Mar para a Maior Surpresa da temporada até aqui. Antes da temporada iniciar tinha mais vitória no Cara ou Coroa do que passes completados. Lógico que isso foi um exagero da minha parte, porém não foi exagero nenhum a baixa expectativa no QB de Seattle. Na liga desde 2013, se deixarmos de lado a temporada atual, Geno participou de 45 jogos, lançando 34 TDs e 37 Interceptações.
O que esperar de um QB que tinha até então menos de 1 TD por jogo e mais interceptações do que Touchdowns?
Pois é!
O cara chocou a NFL, calou os analistas, conquistou a torcida. Nem Pete Carroll estava tão certo de que tinha acertado escolher Geno Smith como QB número 1 dos Seahawks, não é possível! Entregar esse prêmio para alguém diferente do Genão da Massa só não seria mais surpreendente do que esse homem está fazendo nessa temporada.
Melhor Rookie – Ken Walker III
Jogador da Semana – 2022 Week 9 – Ken Walker III – Rapinas do Mar
Candidato a Calouro Ofensivo do Ano pela NFL, Walker assumiu o backfield de Seattle como RB1 na semana 6 devido a lesão de Rashaad Penny e desde então tem sido um dos principais jogadores do ataque de Seattle. KWIII tem sido um dos calouros ofensivos com mais destaques na temporada sendo o segundo RB em jardas corridas entre os Rookies (587 jardas em 121 corridas – média de 4,8 jardas por tentativa) e está no top 10 em Touchdowns entre todos os RBs da liga, com 7 TDs.
Faço aqui uma menção honrosa ao Tariq Woolen, candidato a Calouro Defensivo do ano com 5 interceptações, segundo entre todos os jogadores de toda a liga. Incrível como um calouro que chegou na liga com alguns pontos a serem refinados, faz com que os QBs adversários evitem lançar a bola em sua direção e tem números que lembram o ano de calouro de Richard Sherman.
A fórmula vai dar certo novamente?
Melhor Jogador Defensivo – Uchenna Nwosu
Uma das gratas surpresas dessa temporada, Uchenna Nwosu tem sido o principal destaque defensivo da equipe de Seattle nessa temporada. Cito aqui nosso CEO Alexandre, “fechamento nosso” aqui do Rapinas do Mar, Nwosu saiu dos Charges diante dos nomes de pesos que chegaram em LA e chegou em Seattle pra ser um dos principais nomes da temporada, superando as expectativas.
Nwosu é disparado o jogador com mais sacks da equipe de Seattle, são 7 até o momento, causando danos de 44 jardas para os ataques adversários e 8 tackles para perdas de jardas. Numa temporada em que imaginávamos um destaque maior de Darrell Taylor e L. J. Collier (Brincadeira kkk…), Uchenna Nwosu chegou com boas expectativas, mas o encaixe tem sido muito favorável para Seattle e recebe aqui o prêmio de Melhor Jogador Defensivo até aqui.
Jogador da Semana – 2022 Week 8 – Gênio Smith – Rapinas do Mar
Melhor Jogador Ofensivo – Ken Walker III
Além de ser eleito o Melhor Rookie até aqui na temporada, Ken Walker tem sido um dos principais destaques ofensivos de Seattle. Não vou repetir os números do calouro, mas quero justificar esse prêmio dado por dois motivos:
Primeiro pelo gap de qualidade em relação ao seus reservas. Basicamente só temos Walker de RB. Isso justifica o número elevado de snaps que o rookie vem tendo e mudar isso pode ser um risco no desenvolvimento do ataque. (Aqui vai o desafio para Shane Wadron, dosar a quantidade de carregadas de Walker sem que o ataque perca a qualidade, vide a importância do jogo terrestre para os Seahawks).
Segundo pela importância do calouro para fechar os jogos. 6 dos 7 TDs de KWIII vieram no último quarto. Se Geno Smith, apesar da temporada surreal que vem fazendo, ainda não “ganhou um jogo” para os Seahawks (digo teve aquela campanha que sacramentou a vitória), o RB vem sacramentando as vitórias com suas corridas até a endzone. Além de ser um jogador muito versátil, Walker é decisivo e fundamental no desenvolvimento do ataque de Seattle.
MVP – Geno Smith
O Prêmio de MVP é dado para o jogador mais importante da temporada. Nesse cenário que criamos, o mais importante dentre o elenco de Seattle até aqui.
O que faz com que Geno Smith esteja aqui é a forma com que ele tem conduzido o ataque de Seattle. Ele não é mágico e nem é um QB de elite, pelo contrário, tem muitos pontos questionáveis em seu jogo. Porém, sua evolução mental é algo expressivo.
Ele não tem jogado o snap, mas tem jogado o jogo. Ele não derreteu nas adversidades dentro da partida, mas voltou quando elas aconteceram. Ele tem executado de maneira sólida o que se espera de um QB titular da NFL e demonstra uma evolução. Se antes o tinham como um dos piores QB da liga (com razão), hoje tem números de um QB top 10 ou até top 5 nessa temporada.
Jogador da Semana – 2022 Week 8 – Gênio Smith – Rapinas do Mar
Contudo, esses prêmios refletem o quanto a temporada tem superado as expectativas. Cientes de um processo de reformulação, esse processo pode durar menos tempo do que imaginávamos e logo poderemos sonhar com o Super Bowl.
E aí… Daria esses prêmio para alguém diferente?
Deixe seus premiados nos comentários das nossas publicações nas redes sociais e…
#GoHawks
e
Broncos Country, Let’s Cry!
[…] Troféu Rapinas do Mar 2022 – Meio de Temporada – Rapinas do Mar […]