Playbook 09 – Tipos de bloqueio

Princípios

Stance (postura)

  • Os pés devem estar alinhados um pouco mais afastados que a largura dos ombros;
  • Centers vão alinhar com os dois pés na mesma linha;
  • Guards vão alinhar com o pé de dentro na altura da metade do pé de fora;
  • Tackles vão alinhar com o pé de fora atrás do calcanhar do pé de dentro;
  • Joelhos e pés devem sempre apontar para frente;
  • Sua mão de fora será sua “mão para baixo”, com a exceção dos centers;
  • Estique a mão na frente o máximo possível, mas coloque pouco ou nenhum peso nela, apenas as pontas dos dedos tocarão;
  • Você deve ser capaz de puxar sua mão para trás sem que seus quadris balancem para trás e perca o equilíbrio;
  • As costas devem ficar retas e a cabeça sempre levantada;
  • A mão de fora, deve ficar descansando na coxa da perna externa. No momento do snap, as mão dever vir para a altura dos olhos;

Playbook 01 – Papéis na formação de Punt

Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe

Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3

Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle

Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?

Playbook 06 – O bandit package, a solução criativa para confundir e pressionar os QBs adversários

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

Playbook 08 – A árvore de rotas dos recebedores

Footwork (trabalho de pés)

  • Focar em fazer os primeiros passos com os pés corretos;
  • Focar em não fazer false steps (usar o minímo de passos possíveis para ir do ponto A ao ponto B);
  • Focar no segundo passo para iniciar o contato com o defensor;
  • Focar em manter uma base correta, com os pés um pouco mais afastados que a linha dos ombros;

Resultado de imagem para steps offensive lineman

 

  • Passo A: Conhecido como drive step, é um passo curto, em linha reta para frente, em direção ao defensor. Esse tipo de passe é a base no bloqueio Drive Block, que abordaremos mais a frente;
  • Posição B: O directional step, é um passo curto em diagonal para o lado que se desenha a jogada, normalmente é utilizado no Down Block;
  • Posição C: Esse é o slide step, um passo curto e lateral, pode ser utilizado na proteção ao passe e em corridas em zona;
  • Posição D: Drop Step, é um passo curto para trás que normalmente é utilizado em situações de passe;
  • Posição E: Por último, o bucket step, é uma mistura do drop com o directional. Ele faz o passo para trás e “ao mesmo tempo” no lado da jogada.  Normalmente é usado para fazer Pulls e Traps.

Nomenclatura

Interior Defensive Lineman

Recebem esse rótulo os jogadores que ficam entre os ombros internos dos jogadores dos extremos da linha ofensiva (incluindo o TE), normalmente os DT.

EMOLOS (Edge Man On Line Of Scrimmage)

O primeiro jogador da linha de defesa alinhado depois do último jogador da linha ofensiva no lado da jogada (playside). Normalmente defensive ends.

Cutback defender

O primeiro jogador da linha de defesa alinhado depois do último jogador da linha ofensiva no lado contrário da jogada (backside). Normalmente defensive ends, que tem como missão evitar que o RB mude direção para o lado dele e acabe conquistando maiores avanços.

2nd Level defender

Qualquer jogador posicionado diretamente atrás da linha defensiva (1st level). Geralmente são Linebackers que se movem depois do snap na direção que o RB pretende correr.

Force Defender

Não tem que defender um gap especificamente, mas por estar alinhado próximo a linha deve ajudar a conter a corrida. Esse jogador pode ser um Safety, um Nickelback ou um Outside Linebacker.

Secundary Support

Jogadores da secundária que não tem responsabilidade direta para parar a corrida.

Tipos de bloqueio

Crack block

https://twitter.com/i/status/1151321102876106758

É feito por um WR  contra um Force Defender2nd Level defender ou Secondary Support. Normalmente o defensor é pego de surpresa, porque ele fica de olho no RB e o WR vem por um ângulo que o defensor não espera e…“Surpresa!!”. Na jogada acima, temos Golden Tate, destruindo Sean Lee. Jogada que fica na memória até hoje.

Down block

https://twitter.com/i/status/1147598213081382912

É feito por um jogador da linha ofensiva (inclusive o TE) em um IDL. É o mais importante no esquema de gaps, é feito no lado da jogada empurrando o adversário de dentro para fora, e normalmente é o que começa a abrir espaços. Normalmente o espaço aberto é para onde a corrida se destina (POA, ou Point of Attack). Na jogada acima, Britt faz muito bem esse bloqueio que acabou resultando no TD de Penny.

Drive block

https://twitter.com/i/status/1137500600009199616

É bloqueio “simples”. O jogador busca basicamente sair empurrando o IDL para trás. É necessário muita força e manter o equilíbrio. Na jogada acima, Haynes nosso novato, sai empurrando o jogador várias jardas para trás.

Kickout block

https://twitter.com/i/status/1069368910808518656

Ele tem o objetivo bloquear o EMOLOS ou um Force defender. O POA do RB corre no espaço aberto pelo bloqueador. Na jogada acima nosso líder da OL, Brown, sai para fazer o bloqueio no nickelback e Penny corre para o TD.

Lead Block

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1148572314545602560

É feito com um pull, movimento que faz para se mover lateralmente até o Gap do Point of Attack em um 2nd Level Defender. É como o nome sugere, o bloqueio que lidera a corrida do RB. Nesse lance, Vannett fez o lead block que gerou a primeira descida que confirmou nossa vitória contra os Packers.

Reach block

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1146811136572121088

Um OL que faz o reach block, precisa dar um passo lateral para bloquear um adversário que não esteja exatamente na frente dele. Pode ser para bloquear um EMOLOS ou um IDL. Normalmente é utilizado para corridas em outside zone.

É um dos bloqueios mais complexos de se executar, pelo movimento inicial o OL pode perder a base e ficar exposto. Justin Britt faz uma execução PERFEITA, no lance acima.

Combo block

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1147596535821041664

É um bloqueio feito por dois jogadores em um defensor, também conhecido como double-team. Os jogadores começam o bloqueio juntos e depois um deles irá sair para bloquear no segundo nível, É preciso paciência, técnica e o timming certo para fazer a transição para o outro defensor. Mais uma vez nosso center faz uma boa execução do bloqueio.

Trap/Fold block

https://twitter.com/SamuelRGold/status/1056608651748745216

Trap é quando um jogador  da OL sai para bloquear outro jogador, sem ser o que está exatamente a sua frente. Normalmente acontece assim: o RG sai para bloquear no segundo nível, deixando o jogador que está a sua frente desbloqueado, daí o LG faz o pull e bloqueia ele, daí o nome de trap. O bloqueio feito pelo RG seria chamado Fold e o do LG o trap.

PS: Quando não acontece juntamente com o Trap Block, o Fold muda de nome para Scoop Block.

Sweezy executava muito bem trap blocks e nessa jogada Fluker vai ao segundo nível e nosso LG faz o bloqueio “surpresa” no IDL.

Hinge block

https://twitter.com/i/status/1151323070252101632

É normalmente feito em cima de um Cutback defender. E geralmente feito por um TE e o intuito é simplesmente para e travar o adversário, sendo assim o jogador fica por vezes de costas para a jogada só para impedir o cutback defender. Dissly executa muito bem o hinge block no lance acima.

Bim block

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1148590320688467970

Tem a mesma função do Hinge Block, mas nesse caso é feito por um FB ou um WB, que poderá se alinhar no lado da jogada antes do snap e ir para o lado oposto depois do snap para bloquear o cutback defender. Dickson faz o bloqueio que permite que Brown sai para fazer um pull.

Continuem acompanhando nosso blog!

Esse texto foi baseado no material do Play Action FA

Go Hawks!

33 Replies to “Playbook 09 – Tipos de bloqueio”

  1. […] das minhas jogadas preferidas da temporada, extremamente bem desenhada. Iupati e Brown fazem o pull e saem para bloquear no lado oposto. Iupati faz um bloqueio para jogada simplesmente acontecer e […]

  2. […] sim! Fugindo do box lotado, uma jogada extremamente bem desenhada. Iupati faz o pull, simulando que a corrida seria para o lado direito da linha e o time executa um toss para o lado […]

  3. […] tivemos um texto falando sobre os tipos de bloqueio. Mas eram realtivos basicamente aos jogadores de linha ofensiva. Vamos mostrar aqui os tipos de […]

Deixe um comentário