Shead inicialmente assinou com o Seahawks como um agente livre undrafted antes da temporada de 2012 e passou todo o seu primeiro ano no time de treino. Ele fez sua estreia basicamente nos times especiais em novembro na temporada seguinte, e acabou jogando de safety durante a vitória de 43 a 8 sobre os Broncos no Super Bowl XLVIII.
Nas duas próximas temporadas, o versátil defensor de 6’2” e 216 libras (1,87m e 98 kg) fez a transição para cornerback e se tornou um titular em tempo integral ao lado de Richard Sherman durante a temporada de 2016. Aproveitando a melhor época da sua carreira, terminou com 80 tackles, 14 passes defendidos e 1 interceptação.
Infelizmente, Shead sofreu um dilaceração no ACL durante a derrota no jogo divisional de Seattle, contra o Atlanta Falcons. Com a lesão chegando até o final da temporada, ele não retornou à ação até o final de dezembro de 2017 e vestiu a camisa em apenas dois jogos sem registrar nenhuma estatística.
Seahawks cornerback DeShawn Shead downgraded to OUT. Non-contact injury to left knee with visible buckle concerning for ACL tear. #seahawks pic.twitter.com/6lx9F325FK
— DocFlynn (@jessdeede) January 14, 2017
Enquanto os Seahawks poderiam segurar o Shead porque o time tinha direito de renovar automaticamente por 1 ano, com o mesmo valor, por ele ter jogador menos de 6 jogos, o GM John Schneider prometeu liberá-lo e manteve sua palavra. Ele assinou um contrato de um ano com o Detroit Lions e acabou jogando 12 jogos contra o Lions na última temporada, conquistando 18 tackles e forçando um fumble.
Vamos a alguns lances do nosso antigo novo camisa #35:
DeShawn Shead with a nice one-handed catch #Seahawks pic.twitter.com/xsuVVmqFpL
— Josh Kirshenbaum (@J_Kirshenbaum) July 28, 2019
Brincando nos treinos da preseason, Shead dá uma de Odell Beckham Jr.
I really hope DeShawn Shead gets healthy for #Seahawks. He was seriously underrated last season. Stuck to Edelman like a glove.#GoHawks pic.twitter.com/PzDgk1fQwj
— Samuel Gold (@SamuelRGold) June 27, 2017
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
Eu sempre achei um Shead um dos jogadores mais subestimados. Deve haver torcedores de Seattle que nem lembram dele. Ele sempre incorporou o espírito da legion of boom, jogando com fisicalidade e agressividade. Todo mundo sabe que Brady tem uma excelente sintonia com Edelman, Shead não dá espaço para ele e consegue desviar o passe. No jogo contra os Falcons, defendendo o passe para Julio Jones ele chega na pancada para desviar o passe. Big Ben tenta usar seu passe no fundo do campo e Shead apesar de não ter uma velocidade de elite, ele consegue desviar o passe, ao derrubar o recebedor.
SHEAD with the INTERCEPTION!! #gohawks #SEAvsNE #SNF pic.twitter.com/TN3ioWQ4eG
— Bender (@TheBenderNation) November 14, 2016
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
Nem o Goat conseguiu escapar de Shead, naquele ano foi um dos poucos que conseguiu interceptá-lo. As vezes quando a jogada demora muito para se desenrolar os DBs perdem o contato com o recebedor, Shead mantém ele na mira e ainda consegue ficar de olho em Brady, que erra o passe e Shead intercepta.
Contra os Cards ele faz uma boa recepção na endzone e ainda consegue um bom retorno.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
A característica principal da LOB é:…o boom, é claro. Shead gosta de punir os adversários, sempre chegando bem com a pancada.
https://twitter.com/i/status/1065674432570630147
Essa agressividade e rastreio de bola o ajudam muito. Ele normalmente sempre sabe onde está a bola, conseguindo atacar para desviar passe ou forçar o fumble como foi nessa jogada.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
Como bom DB de tio Pete, ele não tem medo de ir para cima, ajudando no jogo corrido e sendo usado muito bem a blitz. Características muito importantes para um nickel, lembrando que desde que Coleman saiu, Seattle não trouxe ninguém de peso para posição e Shead pode aparecer por aqui (gosto dessa opção). Algumas pessoas sugerem que King vá jogar por lá e espero que isso não aconteça. Taylor e Reed tem as características mas não se provaram ainda na liga (podem ter a chance de fazer isso nessa temporada). Amadi é um jogador que gostaria de ver nessa posição, entretanto o time sempre o anuncia como safety.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 29, 2019
Outro fator importante para Shead é que ele trabalha muito bem nos times especiais, seja bloqueando punts ou fazendo aquelas jogadas engraçadxinhas (ler isso com a voz de Paulo Antunes).
Allen Robinson made Deshawn Shead look ________ (insert whatever word you want) #OnePride #DaBears pic.twitter.com/eETeCzmViX
— Russell Brown (@RussNFLDraft) November 11, 2018
Claro que Shead não é o melhor DB do mundo e tem suas falhas. Ele dá o espaço errado para o recebedor, abre os quadris antes e é batido na saída por Robinson. O WR antecipa o jam do DB e o evita, chegando na endzone numa boa distância (distância tão boa que Trubsky conseguiu acertar o passe, sorry se você é torcedor dos Bears)
Veredito
Eu gostei muito da contratação, vem por um valor baixo, conhece o esquema de jogo e ainda tem versatilidade para jogar em TODAS as funções da secundária (já alinhou até como LB). Inclusive a sua presença ou não pode mudar quem fica ou quem vai da secundária, já que em tese, ele contaria como dois jogadores (CB e Safety).
Ele tem uma identificação com o clube, ajuda nos times especiais. Não é aquela contratação de impacto, mas também não vai passar vergonha. PC falou em entrevista que ele não está 100% da lesão grave que teve. Em minha opinião se ele se mostrar saudável, deve garantir sua vaga no elenco.
Go Hawks!