Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks

Pela segunda vez em tantos anos, o Seattle Seahawks investiu uma escolha no início da rodada na posição de running back, usando sua 52ª escolha geral na segunda rodada no RB de UCLA, Zach Charbonnet. A pick causou estranheza e rejeição por parte de alguns torcedores. Sem querer ser o dono da verdade, o objetivo desse texto é mostrar porque a escolha de um RB era necessária e a pick foi um acerto.

Avaliando o dia 1 do Draft 2023

Live de Draft do Dia 1

Live de Draft do Dia 2

Live de Draft do Dia 3

Melhores e piores picks dos dias 2 e 3 do Draft de 2023

Vale lembrar que a escolha de Ken Walker ano passado também foi vista com desconfiança. No entanto, após a lesão e aposentadoria de Chris Carson, e depois da de Rashaad Penny, vimos Walker ser o nome do jogo corrido de Seattle e quase vencendo o OROY (calouro ofensivo do ano).

Kenneth Walker vai quebrar a sina de RBs escolhidos cedo em Seattle?

Chris Carson se aposenta da NFL

Vamos lá!

2023 OFFSEASON TRACKER

Devon Witherspoon vai corresponder o investimento de top-5?

Jaxon Smith-Njigba será o WR que tanto pedimos?

Derick Hall valerá a aposta tão alta?

Palavras de Pete Carroll

Ele é muito versátil“, disse Carroll numa entrevista após a escolha de Zach. “Ele simplesmente se encaixará e será uma ótima adição. E, realmente, vamos descobrir até onde ele pode ir em termos de recepção. Sabemos que ele é muito bom nisso. Mas Kenneth também, então esses caras vão disputar a vaga.”

Visão de John Schneider

Schneider diz que eles pensaram em pegar Zach Charbonnet na 37 e escolheram entre ele e Derick Hall. Decidiu-se por Hall e ficou satisfeito/surpreso ao ver Charbonnet ainda lá em 52 depois de algumas tentativas de subir, sem sucesso.

“Pegamos um baita jogador independentemente da posição”, disse ele. “Ouvi muitas vezes que você não deveria pegar running backs em certos pontos. No ano passado, Breece Hall e Ken Walker, na minha opinião pessoal, foram os 15 melhores jogadores naquele draft, então para onde esses dois jogadores foram no ano passado foi surpreendente para mim, pessoalmente. Zach é um cara que chega e complementa muito bem o Ken. Ele joga com um pad level um pouco alto, mas com um equilíbrio de contato muito bom, pés muito bons, mãos muito boas.”

Quem é Zach Charbonnet?

Zach Charbonnet, da Oaks Christian High School, foi classificado como recruta 4 estrelas pela ESPN e recebeu uma nota 4 estrelas pela 247 Sports. Após o colegial, Charbonnet optou por ingressar em Michigan.

Ele tem uma história parecida com Ken Walker. Ambos se transferiram no ano de 2021, Walker de Wake Forest e Zach de Michigan.

Draft Report 2023: Zach Charbonnet, RB, UCLA

Como maximizar o talento de Ken Walker?

Eles explodiram para as melhores temporadas de suas carreiras e despontaram como os melhores da classe em produção. Walker aproveitou o momento e se declarou para o draft, mas Zach decidiu voltar para mais um ano, o que eu acho arriscado para um RB que é uma posição de contato. Mas ele conseguiu uma temporada ainda melhor e conseguiu se colocar entre os melhores da posição para o draft.

Stats

Em 2019, como freshman, Charbonnet esteve em ação em 13 jogos para os Wolverines enquanto corria para 726 jardas em 149 tentativas para uma média de 4,9 jardas por carregada, com 11 touchdowns e um fumble. Como recebedor, ele fez 8 recepções para 30 jardas.

No segundo ano em 2020, ele disputou 5 partidas. e correu para 124 jardas em 19 carregadas para uma média de 6,5 jardas, com um TD e nenhum fumble. No jogo de passes, ele conseguiu 6 recepções para 41 jardas.

Após o final da temporada, Charbonnet foi transferido para a UCLA, onde um Charbonnet júnior esteve em ação em 12 jogos pelos Bruins. Ele correu 1.153 jardas em 204 tentativas para uma média de 5,7 jardas, com 13 touchdowns e nenhum fumble. Como recebedor, ele fez 23 recepções para 181 jardas.

Como sênior em 2022, ele disputou 10 jogos e correu 1.358 jardas em 194 carregamentos para uma média de 7,0 jardas, com 14 touchdowns e apenas um fumble. No jogo de passes, ele teve 37 recepções para excelentes 320 jardas.

Capacidade Atlética

Construído com muita massa e força na parte inferior do corpo, Charbonnet de 214 libras joga de forma física e com autoridade e consistentemente arrasta a pilha quando os defensores tentam derrubá-lo, o típico RB que cai para frente. De acordo com o Pro Football Focus, ele ficou em quarto lugar no país entre os corredores qualificados com média de 4,17 jardas por carregada após o contato e forçou 53 tackles perdidos.

Player Height Weight Bench 40yard Vertical Broad
Marshawn Lynch 5’11 215lbs 20reps 4,46s 35″ 125″
Chris Carson 6’0 218lbs 23reps 4,58s 37″ 130″
Zach Charbonnet 6’0 214lbs 18reps 4,53s 37″ 122″

Podemos ver que Seattle tem certo tipo de RB. Os que deram certo aqui na era Carroll, eram mais fortes e explosivos que velozes. Esse parece ser o que eles procuram em um real Power Back, e Charbonnet entrega isso.

O duelo saudável com Ken Walker

A maior razão pela qual essa escolha faz sentido para mim é que ajudará na longevidade de Kenneth Walker como jogador. Na última temporada, das semanas 6 a 18, Walker lll teve 226 toques e em um desses jogos ele teve apenas três devido a uma lesão. Se você remover esse jogo, Walker lll teve uma média de 22,3 toques por jogo nesse trecho. Ao longo de uma temporada completa de 17 jogos, seriam 379 toques, o que é demais se você quiser que ele permaneça saudável e eficaz durante a temporada regular e a pós-temporada.

Trazer Charbonnet para o grupo fará com que Walker lll perca vários toques em um jogo, o que, por mais estranho que seja, é uma coisa boa. Se esse número cair para, digamos, 16 por jogo, ele terá apenas 272 toques em uma temporada completa, o que é um número significativamente mais palatável.

Como pode ser usado?

Zach Charbonnet é um encaixe perfeito para os Seahawks . Explosivo, tamanho ideal para o esquema. Corre através do contato e finaliza. Melhor recebedor do que as pessoas pensam, principalmente em screens.

Visão/Processamento

Um RB precisa ser paciente para esperar os bloqueios acontecerem e ser inteligente para enxergar onde atacar.

Outro fator importante é a antecipação/processamento. É tipo o QB. O bom QB vai passar a bola antes do jogador ficar livre. O bom RB se antecipa para onde os gaps irão se abrir no futuro.

Novamente, a leitura de campo. Ele passa da primeira linha e processa bem e rápido o movimento da defesa para conseguir o TD.

Inside Zone

Charbonnet é um corredor muito bom e paciente que tem capacidade de localizar e atacar oportunidades de cutbacks. Algumas das corridas mais explosivas e empolgantes de Kenneth Walker lll na última temporada ocorreram quando o gap estava fechado e ele teve que fazer o corte, algo em que Charbonnet se destaca.

Apesar de ser um “RB menor” com 6’0, 214 libras, Charbonnet ainda é capaz de quebrar os tacklers e manter as pernas em movimento mesmo com os defensores em cima dele. Kenneth Walker lll foi ótimo para os Seahawks em situações de jardas curtas, mas a força bruta de Charbonnet pode levá-lo a se tornar o RB de linha de gol para Seattle.

Outside Zone

Como sabemos, o ataque de Shane Waldron é algo que apresenta muitas jogadas de outside zone. Charbonnet vem de uma esquema que usou muito o esquema de bloqueio de gap, mas para mim não vejo nenhum problema para ele em fazer a transição para um esquema de bloqueio de zona por causa de sua paciência, aceleração e visão.

Charbonnet teve vários snaps em outside zone jogando em UCLA (60%). Ele possui a explosão para vencer os defensores mais atléticos para o lado de fora, além de ter a elusividade em seu jogo para fazê-los errar em campo aberto. Charbonnet será um back impactante nas jogadas de corrida de inside/outside zone para este ataque de Seattle.

Recebendo passes/Pass Protection

Isso para mim é onde a escolha faz mais sentido. Incluindo o jogo do playoff, Walker lll teve apenas 28 recepções para o Seattle Seahawks na última temporada. Por UCLA em apenas 10 jogos na última temporada, Charbonnet teve 37 recepções, 18 a mais do que Walker lll teve em toda a sua carreira na NCAA.

Depois de receber apenas 14 passes em dois anos em Michigan, ele se destacou mais como recebedor nos últimos dois anos, conseguindo 61 passes para 518 jardas, com média de 8,6 jardas por recepção.

Charbonnet de forma alguma é um recebedor do tipo Austin Ekeler fora do campo de defesa que vai conseguir 4+ recepções em um jogo. Mas, o mais importante, ele executa toda a árvore de rotas de corrida de volta e a executa bem.

Além disso, ele sabe quando apresentar seus pads ao quarterback em swings, flats e outras rotas rápidas, especialmente quando o quarterback está sob pressão. Walker ainda está trabalhando para adicionar esses aspectos ao seu jogo.

Ademais, Charbonnet também foi encarregado de grande parte da proteção do passe de 3ª descida para a UCLA. Isso é algo que Walker III não fez muito em sua carreira e, quando o fez, parecia desconfortável.

Embora ele geralmente faça um bom trabalho cumprindo suas atribuições em relação à identificação de blitzers e enfiando a cabeça na luta, ele frequentemente avança muito em direção à linha de scrimmage e, consequentemente, os defensores passaram por ele mais do que o desejado.

A capacidade de ler os blitzers e stunts é algo bem acima do comum.

Realmente, o que falta a ele é refinar essa técnica de contato.

As vezes ele abaixa a cabeça, a vezes ele avança muito e perde o contato.

Aqui ele dá aula. Percebe o LB vindo na blitz, faz o contato correto e joga ele no chão.

Contact Balance/Jardas após o contato

Ele não desiste nunca.

Ele precisa melhorar esse pad level. Jogando tão alto assim, ele ainda faz estragos. Imagine se consertar isso…

Também gostaria de ver ele usando mais stiff arms no contato.

Veredito

Juntando-se a um time que adora correr com a bola, Charbonnet entrará em uma ótima situação disputando o tempo de jogo, atrás do vice-campeão do prêmio de calouro ofensivo do ano (campeão moral), Ken Walker III, e do jogador do quarto ano que não apresentou nada até agora, DeeJay Dallas. E com sua chegada nosso ataque fica ainda mais forte por vários motivos.

O primeiro é que ele vai conseguir tirar uma quantidade significativa de trabalho de Kenneth Walker, o que vai permitir que ele se mantenha saudável. Em segundo lugar, os Seahawks agora têm dois RBs que podem punir as defesas no final do jogo. Por fim, ele traz um elemento que Walker simplesmente não tem em seu jogo ainda, que é o impacto do jogo de passes.

Forever a 12s!

12 Replies to “Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks”

  1. […] Zach Charbonnet, RB, UCLA; […]

  2. […] – Zach Charbonnet – 6’1, […]

  3. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  4. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  5. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  6. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  7. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  8. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  9. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  10. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  11. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

  12. […] Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks […]

Deixe um comentário