Após uma Free Agency bem aquém do esperado, os Seahawks não tem muitos free agents que valham o esforço de uma renovação. Provavelmente Jarran Reed, mas ele já tem 32 anos e não deveria demandar muito dinheiro para o novo contrato. Isso deixa apenas o linebacker Ernest Jones como o único jogador em que o time deve realmente fazer algum esforço para mantê-lo no time.
Após o final da temporada foi reportado que as partes não conseguiram chegar a um acordo e por hora, as negociações seriam pausadas. Obviamente, o impasse deve ter acontecido devido as partes terem noções diferentes para qual deveria ser o valor do acordo. Vale lembrar que Jones foi trocado dos Rams para os Titans justamente por não terem conseguido uma renovação.
Sendo assim, vamos projetar aqui qual deve ser o valor pretendido por Jones IV e seu agente.
Olhando o mercado
Aqui estão os maiores contratos para linebackers em média anual:
- Roquan Smith, Ravens: 20M;
- Fred Warner, 49ers: 19M;
- Tremaine Edmunds, Bears: 18M;
- Matt Milano, Bills: 14M;
- Patrick Queen, Steelers: 13.6M;
- Jeremiah Owusu-Koramoah, Browns: 12.5M;
- Azeez Al-Shaair, Titans: 11.3M;
Acredito que os agentes de Jones saibam que ele não está no patamar de Warner e Smith. Ambos tem sido os melhores da posição em quase meia década. John Schneider também tem que ter entrado na conversa sabendo que Jones merece mais do que o contrato de Al-Shaair.
Também acredito que o contrato de Edmunds não deveria servir como parâmetro. Edmunds é mais jovem, mais atlético e já foi duas vezes Pro Bowl em sua carreira. O próximo da lista é Millano dos Bills, que chegou a ser All Pro em 2022, mas tem sofrido com lesões. Por exemplo, seu contrato é o menor do top 4 no quesito dinheiro garantido, com Fred Warner recebendo pouco mais de 27M GTD e o LB dos Bills só conseguindo 17M.
Vale lembrar (e seria bom que o agente de Jones também) que JOK e Queen eram projetados para ter contratos gigantescos. No entanto, eles conseguiram apenas 12.5 e 13.6, respectivamente. A idade deles é basicamente a mesma de Jones, ademais some ao fato do LB ter sido um dos fatores que fizeram com que a defesa dos Seahawks desse um salto de qualidade.
Acredito que o valor justo seja algo acima do contrato de JOK e no máximo o de Milano, ou seja, 12.5 e 14M. Caso Seattle queira resolver isso antes da free agency começar e evitar uma guerra de lances pelo jogador, o valor deve ficar bem mais próximo aos 14M.