A treta Geno Smith x Sam Darnold ainda continua

No Brasil essa divisão não é tão grande, mas, quando se fala de Geno Smith, basicamente só se pensa em amor ou ódio. Então, quando Seattle resolveu trocar Geno por Sam as brigas só aumentaram. Além de Seattle recenemente jogar contra Geno, o The Athletic está fazendo o famigerado  “QB Tiers” para 2025.

Mike Sando reuniu um painel de 50 técnicos e executivos da NFL (todos anônimos, é claro) e pediu que classificassem os quarterbacks titulares por Tiers, sendo 1 o jogador com o nível mais alto de MVP e 5 um jogador reserva. Se o seu nome é Kenny Pickett, você tem exclusividade no Tier 5 este ano. O grupo do Tier 1 é composto por Patrick Mahomes, Joe Burrow, Josh Allen e (pela primeira vez, surpreendentemente) Lamar Jackson.

Qual a posição dos quarterbacks titulares atuais e anteriores do Seattle Seahawks? Coincidentemente, bem próximos um do outro no Nível 3, que é definido como “um titular legítimo, mas precisa de um jogo terrestre mais pesado e/ou um componente defensivo para vencer. Um ataque com passes de baixa intensidade é mais adequado para ele”.

Um quarterback de Nível 2: “pode carregar seu time às vezes, mas não com tanta consistência. Ele consegue lidar com situações de passe puro em doses e/ou possui outras dimensões especiais o suficiente para elevá-lo acima do Nível 3. Ele tem uma ou duas falhas em seu jogo”.

Para Darnold, ele disparou para a 20ª posição (empatado com Bo Nix dos Broncos) após ter ficado em 29º na temporada passada. O texto citado compara Darnold a Geno (logicamente), e isto é o que este eleitor disse sobre os dois.

“Sam, quando você coloca as peças ao redor dele, tem um teto mais alto”

“É absurdo dizer isso, mas Geno talvez seja melhor se o seu time for ruim. Sam é melhor se o seu time for bom.”

Smith poderia ser o jogador com maior variância, pensando dessa forma.

“Geno pode parecer ótimo, e você pode ganhar um jogo que não deveria, mas também vai perder dois ou três contra times que são iguais a você porque ele lança uma interceptação na end zone, joga às cegas, não enxerga algo claro em sua frente. Sam, quando o time está ruim, você vai sentir tip’esse cara é limitado, e não podemos superar isso’. Mas quando o seu time está bom, você vai operar muito bem.”

Geno Smith efetivamente não se moveu muito, subindo uma posição para a 19ª. A opinião sobre Smith está dividida entre fãs e mídia, mas e os técnicos? Bem…

“Acho que ele é nível 2 porque, quando o jogo está em jogo, ele consegue fazer os passes para vencer”, disse um técnico. “Ele se destaca. Caras que conseguem se destacar, aguentar pancadas quando o jogo está em disputa, seja em terceira descida ou em dois minutos finais, esses caras são legítimos.”

Este técnico colocou Smith entre os 10 ou 15 melhores da NFL em proficiência em dois minutos, elogiando-o por seu desempenho ao longo dos anos em jogos de muitos pontos contra Lions e Cowboys.

Outros veem Smith como um quarterback cujo time sempre buscará melhorias, com um coordenador defensivo sugerindo que Smith não resolve as rotações de cobertura pós-snap com rapidez suficiente, levando a turnovers e jogadas negativas.

“Ele é um game manager que vai perder a bola e não consegue carregá-la”, disse um técnico com vários jogos contra Smith. “Mesmo quando o time é bom, você sempre vai sentir que não temos o cara certo.”

Smith está apenas marginalmente à frente de Nix na divisão Oeste da AFC, o que é perfeitamente razoável, considerando que Mahomes e Justin Herbert estão na mesma divisão, enquanto o super 2024 de Darnold não foi suficiente para ele ultrapassar imediatamente Kyler Murray (o melhor QB de Nível 3) ou Brock Purdy (que é o último QB de Nível 2). Matthew Stafford está em quinto, mas acho que a maior preocupação é se suas costas vão se recuperar ou não.

Caso você esteja se perguntando, Russell Wilson está em 26º e agora no mundo de Nível 4 de “um jogador não comprovado (sem informações suficientes para os avaliadores classificarem) ou um veterano que, idealmente, não seria titular em todos os 17 jogos”.

Deixe um comentário