Depois de muita especulação para o que Seattle poderia fazer no Trade Deadline, o time fez apenas uma troca e, diferente do que se imaginava não foi por um jogador de linha ofensiva. Os Seahawks enviaram uma quarta e quinta rodada pelo WR Rashid Shaheed que estava nos Saints. Vamos analisar essa troca?
Cap e Valores
Isso deixa os Seahawks com apenas 4 escolhas no próximo Draft:
- 1, 2, 3, 6 (from CLE);
Aqui as últimas escolhas de quarta e quinta rodada dos Seahawks:
- Coby Bryant, DB: Starter;
- Riq Woolen, CB, Starter;
- Tyreke Smith, EDGE, released;
- Anthony Bradford, OG, a Bad Starter;
- Cameron Young, NT, released;
- Mike Morris, DL, backup;
- Olu Oluwatimi, C, backup;
- Tyrice Knight, LB, backup;
- AJ Barner, TE, Starter;
- Nehemiah Pritchett, CB, backup;
- Rylie Mills, DL, NFI List;
- Tory Horton, WR, backup;
- Robbie Ouzts, FB, Starter;
Sobre as escolhas que não temos, obviamente, a 4ª e 5ª são referentes a essa troca, nossa sexta nativa foi enviada por Roy Robertson-Harris e a sétima foi enviada junto com Nick Harris para os Browns por essa sexta rodada. Shaheed está no ano final do seu contrato e custará aos Seahawks 2,1M pelos 8 jogos restantes da temporada. Ele tem dois void years no contrato, mas, os Saints assumem os dead cap de US$ 2,35 milhões em 2025 e US$ 500 mil em 2026. Muito se comentou sobre o fato de Shaheed ser um FA ano que vem ele gerar uma pick compensatória e isso poderia gerar uma quarta rodada compensatória de acordo com projeções sobre sua renovação. Porém, não é tão simples assim:
- A pick compensatória só viria em 2027;
- Isso só vai acontecer se os Seahawks “perder” mais jogadores que adicionar na FA. Isso é algo improvável já que o time só tem 4 picks de Draft, então terá que recorrer a FA para reforçar o time;
Histórico de John Schneider com recebedores
A troca por Rashid Shaheed é a quinta vez, durante sua gestão em Seattle, que John Schneider utiliza uma escolha de quarta rodada em um wide receiver. Os quatro anteriores (Gary Jennings, Kevin Norwood, Chris Harper e Kris Durham) combinaram para 12 recepções e 132 jardas em suas carreiras nos Seahawks. NOTA: A única escolha de quinta rodada usada por Schneider em um WR foi Tory Horton. Essa é a terceira vez que os Seahawks trocam por um WR sob o comando de Schneider. O primeiro foi Percy Harvin que custou uma primeira, sétima e terceira (do ano seguinte) além de um contrato de seis anos e 67M. Harvin produziu em 6 jogos: 23 recepções, 150 jardas e 0 TDs, além de 11 carregadas para jardas e 1 TD e por fim, 13 retornos de punt para 341 jardas. A outra troca envolvendo WR foi Marcus Johnson que veio no pacote por Michael Bennett. Johnson foi trocado antes da temporada regular para os Colts pelo TE Darrell Daniels que fez nove jogos por Seattle e registou apenas um alvo.
Quem é Rashid Shaheed?
Shaheed assinou com os Saints como agente livre não draftado vindo da Weber State em 2022, tem 44 recepções para 499 jardas e dois touchdowns nos primeiros nove jogos da temporada 2025. Em quatro temporadas com os Saints, Shaheed acumula 138 recepções para 2.055 jardas e 12 touchdowns, além de 19 corridas para 128 jardas e um touchdown. Sob o comando do atual coordenador ofensivo dos Seahawks, Klint Kubiak, Shaheed teve um ótimo início de temporada no ano passado antes de sofrer uma lesão no joelho que o tirou do restante da temporada no sexto jogo, tendo feito 20 recepções para 349 jardas e três touchdowns, o que lhe deu uma média de 17,5 jardas por recepção, a melhor de sua carreira. Shaheed também se destacou como retornador, conquistando o prêmio de All-Pro como retornador de punt e a seleção para o Pro Bowl como especialista em retornos em 2023, quando teve 25 retornos de punt para 339 jardas e um touchdown, e 28 retornos de kickoff para 1.479 jardas. Em sua carreira na NFL, Shaheed, que foi um retornador All-American na universidade, tem 64 retornos de punt para 804 jardas e dois touchdowns, além de 38 retornos de kickoff para 3.891 jardas.
Rashid Shaheed: verticalidade, verticalidade e mais verticalidade
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
Ele corre em direção ao CB mirando uma inclinação para a sideline, quando o CB reage, ele corta e fica livre. pic.twitter.com/6xOKQH85oR
Ele está alinhando contra Jaycee Horn, um grande CB. Shaheed ataca o ombro externo do CB, como se fosse buscar a sideline. Quando o CB reage a esse movimento, ele corta para dentro e não há mais nada que possa ser feito.
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
As defesas respeitam muito sua velocidade em profundidade . O safety dá muito espaço para ele underneath com medo de ser batido. pic.twitter.com/ABJvtg8Cbt
Como ele é basicamente uma ameaça em profundidade, a ideia do safety é recuar o máximo para impedir um TD longo no mano a mano. Isso cria um espaço para uma recepção tranquila. Isso também deve ser maximizado com o aprimoramento de leituras das zonas por parte de Shaheed.
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
O cara é muito rápido e tem uma mudança repentina de direção. Se o DB simplesmente hesitar, vai criar o espaço para ele. pic.twitter.com/AveUfkEvTP
Ele não faz muita força para se desmarcar em profundidade. É um movimento rápido e…boom… está livre.
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
O cara sabe manipular muito bem os defensores nessas rotas em profundidade. Precisa de um trabalho melhor recebendo passes contestados, mas aqui o erro foi do QB. pic.twitter.com/qSbyG2pIZv
Ele vende a rota out e quando o CB reage ele consegue o seu espaço em profundidade. O passe é ruim e por isso perderam o TD.
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 5, 2025
Pure speed and great catch. pic.twitter.com/vw8Sr1PqUC
Aqui não tem nada de muito rebuscado depois do jab inside. Ele simplesmente “aposta corrida” com o CB e consegue o espaço para um belo passe e uma recepção mais linda ainda.
Importância Esquemática
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
Ele é uma ameaça em campo aberto, então deve ajudar bastante no screen game. pic.twitter.com/kxWGdUpYNx
O jogo de screen tem ficado muito preso aos RBs e isso não tem funcionado muito bem. Shaheed já contribuiu nos Saints com Kubiak e pode melhorar essa área do nosso ataque.
Essa é uma das minhas jogadas preferidas de Klint Kubiak. Ele simula uma counter com o LG e o “FB”, mas, transforma o FB em lead num end arround para o outro lado. Se Micah Parsons não fosse tão bizarro essa corrida poderia ter sido bem mais longa.pic.twitter.com/eINU8KkOdN
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
Essa foi a jogada que mais gostei de todo playbook de Kubiak. Não conquistou muitas jardas, muito por conta do grande trabalho de Micah Parsons. Tem muito misdirection aqui, muita coisa para a defesa se preocupar. O LG, o FB e o RB se movimentam como se fosse uma counter, e isso afeta a defesa. Contudo, o FB gira e vira o lead block para o WR que realmente corre com a bola. Criatividade nota mil.
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 5, 2025
Against two-deep safety, Shaheed manipulates the safety pic.twitter.com/DizkEFKH6s
O ataque dos Seahawks tem números muito bons. Porém, contra defesas que jogam com dois safeties no fundo do campo, os números estão bem perto do final dos 32. Shaheed além de forçar os times a jogarem nesse tipo de cobertura, oferece a velocidade para conseguir atacá-las. É como se Kubiak tivesse liberado um personagem novo no seu jogo de videogame, no caso, o ataque do Seahawks.
Limitações?
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 6, 2025
Minha grande questão é se Klint Kubiak vai usá-lo em outras zonas do campo. pic.twitter.com/BeOEk55AyN
Shaheed conseguiu destaque basicamente como retornador, gadget player e deep threat. Kubiak vai conseguir maximizar esses pontos? Shaheed estaria pronto para começar a jogar como um WR2?
Rashid Shaheed, WR, #22
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 5, 2025
Great work against press pic.twitter.com/aRCJrAMmwO
Ele tem mostrado uma evolução no modo “WR clássico”. Bom trabalho contra press, um jab outside e corta para dentro. O CB ainda tenta fazer o contato mas já é tarde demais.
Veredito
Acho que os Seahawks pagaram caro por Shaheed. Porém, é inegável que ele tem um excelente fit com o time e adiciona um especialista em verticalidade que faltava ao nosso grupo de WRs. Depois de um tempo repensando, acho que coloquei um peso na troca imerecido. O fato dos Seahawks não terem trocado por iOL, não deveria fazer essa troca melhor ou pior. Então, olhando exclusivamente para a troca, sem analisar o impacto de outras trades que deixaram de ser feitas, acho que o resultado é satisfatório. Isso também mostra a confiança que tem sido depositada no OC Klint Kubiak que agora desbloqueia diferentes áreas para serem exploradas com a presença de Shaheed em campo.

[…] Seahawks adicionam Rashid Shaheed no prazo final de trocas […]
[…] Seahawks adicionam Rashid Shaheed no prazo final de trocas […]