Vencedores e perdedores é um quadro clássico, mas que ajuda muito a ter uma noção de quem jogou bem, quem jogou mal, e quem foi impactado indiretamente.
SENHORAS E SENHORES, SOMOS CAMPEÕES DA NFC!
Pós Jogo Los Angeles Rams 27 x 31 Seattle Seahawks [Final da NFC 2025]
Foi um jogo tenso, cheio de emoções e com um final lindo. Hoje, somos todos vencedores, mas precisamos listar alguns problemas que poderiam ser o motivo pelo qual estaríamos escrevendo o texto do porquê não chegamos ao Super Bowl.
VENCEDORES
Samuel Richard Darnold
Se Sam Darnold entrou no jogo cheio de desconfianças, ele saiu dele com a mais alta confiança que já teve na sua carreira.
No jogo mais importante da sua carreira, Darnold estava ON FIRE. Foram 3 touchdowns, mais de 350 jardas e constantemente resolvendo as jogadas, principalmente nas terceiras descidas.
Todos os touchdowns de Darnold ocorreram quando ele estava pressionado, o que torna ainda mais impressionante o jogo que teve.
Por fim, hoje podemos celebrar que quando a defesa não foi dominante, o nosso quarterback apareceu.
Klint Kubiak
Klint Kubiak teve vários bons momentos chamando as jogadas do ataque na temporada, porém ele deixou o seu melhor jogo para a final de conferência.
Kubiak soube os momentos de ser agressivo, de conduzir com timing, de colocar a bola na mão de Darnold e de queimar o cronômetro com o jogo terrestre.
Se Kubiak for um Head Coach em outro time daqui a algumas semanas, sem dúvida o seu agente pode colocar o tape do último domingo na mesa e pedir alguns milhõeszinhos a mais por conta disso.
Wide Receivers
Seria injusto colocar somente um Wide Receiver aqui.
JSN foi o grande destaque, e é uma constante como vencedor. Que recebedor! Capaz de esticar o campo verticalmente, ganhar jardas após a recepções, e correr rotas como poucos na liga, JSN foi mais uma vez uma peça fundamental para o ataque, e nos momentos que Darnold precisava de alguém livre, ele estava lá.
Cooper Kupp por sua vez, teve o seu momento contra os Rams – que de acordo com Mike Silver do The Athletic tentou sabotar a continuação de carreira de Kupp. Melhor para nós.
Kupp teve um touchdown, e uma conversão de terceira descida crucial no último drive. Obviamente, ele não é mais um recebedor que vai fazer o ataque fluir através dele, mas, para momentos-chave, a sua liderança e talento ainda são importantes.
Shaheed e Bobo, também foram importantes. O primeiro com uma big play logo no primeiro drive, para fazer com que os Rams entendessem que se ficassem dobrando JSN, ele faria estrago. Foi também importante ao forçar os Rams a chutarem quase todos os kickoffs para fora do campo, fazendo com que começassemos na linha de 35 jardas.
Bobo, também teve o seu momento. Em uma chamada onde os Rams o subestimaram e o deixou no 1 conta 1 na redzone, Darnold não teve dúvidas de onde a bola deveria ir, e Bobo fez uma ótima recepção para o touchdown.
PERDEDORES
Cornerbacks
Os cornerbacks de Seattle tiveram uma noite dificílima. Jobe foi queimado em profundidade múltiplas vezes. Spoon também não jogou bem em boa parte dos snaps, sendo queimado tanto por Nacua quanto por Davante Adams, e teve ainda um momento em que, ao tentar forçar o contato na rota, caiu de cara no chão. Woolen também teve seus problemas, mas falarei mais sobre ele abaixo.
De maneira geral, não foi uma grande partida dos nossos cornerbacks, e acho que todos saem como leves perdedores deste jogo, contudo, os problemas da defesa vão um pouco além nessa partida.
Pass Rush
Eu falei algumas vezes durante a temporada que eu entendo que Mike Macdonald força tanto a linha defensiva a colocar pressão com 4 homens, e que quando isso funciona, a defesa como um todo joga de maneira muito melhor. Mas eu, Lucas, acho que, independentemente disso, os Seahawks deveriam mandar blitz na casa de 30% dos snaps, pois isso força o adversário a estar sempre atento ao que vem por aí, diminui o impacto do running back no pass game, etc. Acho que nesse jogo, Macdonald foi teimoso ao ficar com 4-man rush por tanto tempo, e o pass rush não chegou.
O pass rush foi pouquíssimo efetivo durante o jogo. Stafford foi pouco pressionado, e isso dificultou ainda mais a vida da secundária, que não estava no seu melhor dia e que teve que jogar de forma diferente do que havia jogado durante boa parte da temporada regular.
Tariq Woolen
Precisei deixar um espaço dedicado ao Woolen porque o que ele fez foi inaceitável. Sim, a falta de taunting é tosca e não deveria existir. Eu concordo. Mas ela existe, e sabendo que ela existe, Woolen precisa ter mais noção. Ele estava sendo o melhor cornerback do time na partida, fez uma ótima jogada e quase conseguiu a interceptação. Com a falta que ele cometeu, ele tirou o momentum dos Seahawks, e estava ainda on his emotions no snap seguinte. E nesse momento, foi explorado, cedendo o touchdown. O que deveria ser um jogo de 11 pontos, e o time com a posse para gastar o cronômetro, se tornou um jogo de 4 pontos com o time pressionado a conseguir algo para não levar a virada.
Para piorar, os Seahawks tiveram 5 tautings durante a temporada; 3 foram de Woolen. Claramente, é um problema que ele tem, e esse problema deve custar alguma grana para ele, seja na free agency ou em uma possível renovação com os Seahawks.
Alguns outros vencedores da noite: Nick Emmanwori!!, times especiais, Running Backs
Outros perdedores: Anthony Bradford
