Estamos a 1 passo de vencer superbowl, o que significa que estamos também a pouco mais de 1 mês do começo da free agency. E se existe uma free agency onde os Seahawks devem se movimentar, é essa. Não necessariamente trazendo free agents de outros times, mas buscando renovar as peças que já estão no elenco. Neste ano, são vários os free agents, muitos deles titulares. Mas como sabemos, o cap space é limitado, e embora tenhamos 66M para trabalhar, John Schneider precisa decidir o que fazer com cada 1.
Aqui nos colocamos no seu lugar e tentamos dar o palpite de o que fazer entre os principais.
Renovações
RB – Kenneth Walker #9
Walker está para entrar na free agency talvez em seu melhor momento com um Seahawk. Depois de um 2024 cheio de lesões, Walker conseguiu ficar saudável durante toda a temporada, colecionou mais de 1000 jardas e teve nos playoffs ótimos jogos, tanto recebendo quanto correndo.
Para os Seahawks, acredito que Walker é extremamente importante pensando em temporadas futuras. Charbonnet, é um bom running back mas a sua lesão nos playoffs pode deixá-lo de fora do começo da próxima temporada. E até o momento Charbonnet se demonstrou um ótimo RB2, mas eu pessoalmente não confiaria a ele inteiramente o meu backfield.
Obviamente, falando de renovações, o valor a ser pago precisa ser levado em questão. Caso o valor estimado pelo Spotrac esteja certo, o custo de Walker seria na casa dos 9 a 10 milhões por temporada. Minha proposta seria de 3 anos 33M com 13M garantidos, fazendo com que caso ele não rendesse ou voltasse a ter problemas por lesão, o time pudesse optar em cortá-lo ao final da próxima temporada.
WR / KR – Rashid Shaheed #22
Shaheed que veio em troca no meio da temporada, deixou seu impacto em vários jogos, sendo uma arma em 3 fases, como gadget player em end arounds, e alinhando no backfield, como recebedor sendo uma ameaça em profundidade, e como retornador.
Embora Shaheed não seja um Wide Receiver que vai receber 10 passes no jogo, e mover a corrente a todo instante, quando ele está com a bola nas mãos, o avanço geralmente é gigantesco, e isso traz um valor inestimável para o ataque.
Adicione ainda, que foi gasto uma escolha de quarta e quinta rodada para obtê-lo, fazendo com que sua renovação faça ainda mais sentido. Seu custo estimado pelo Spotrac é de 14M anuais. Eu não teria problema em pagar essa faixa de salário por 3 ou 4 anos para um jogador que pode decidir jogos para você.
S – Ty Okada #39
Embora free Agent, Okada é um caso diferente. Ele não é um unrrestricted free agent o que significa que o Seahawks pode simplesmente colocar uma tender nele e automaticamente ele peermanece vinculado ao time pelo valor de 1M anual. Me parece um movimento óbvio para um jogador que quando foi acionado jogou bem e que custaria praticamente 0.
OT – Josh Jones #74
Josh Jones, nosso swing tackle talvez seja um nome não muito conhecido entre os torcedores. Contudo, quando acionado Jones fez um trabalho sólido e ter um backup tackle que passa algum tipo de confiança é importante, e caso ele aceite o mesmo contrado do ano anterior, eu o manteria sem problemas.
Minha proposta para renovação com ele seria de 1 ano 4,5M.
Deixaria Partir
S – Coby Bryant #8
Coby Bryant jogou muito bem nesta ultima temporada, e com toda certeza mereceria a renovação. Contudo, como falamos no começo do texto, o cap é limitado e o time precisa pensar onde investir. Pessoalmente, se Bryant renovasse por um valor inferior a 10M por temporada, eu ficaria bastante feliz, e acho que poderiamos ter optado por isso ao final da temporada passada. Contudo, o seu valor atual é de 14M, e esse é um valor que eu preferiria investir em outras posições, e por isso deixaria que ele fosse buscar um contrato em algum outro lugar.
ED – Boye Mafe #53
Boye Mafe, é outra situação interessante. Durante toda a sua passagem no contrato de rookie ele foi inconstante. Em alguns momentos, ele atuou de forma dominante, em outros parecia que não tinha o menor impacto.
Por conta dessa inconsistência não acredito que faria sentido gastar dinheiro com ele. O seu valor estimado pela spotrac é de 8M anuais.
CB – Josh Jobe #29
Caso eu fosse o GM, não renovaria com ele. Jobe, assim como Mafe é muito inconsistente, e colocar dinheiro nele é tirar de outros jogadores. Contudo, eu acredito que Josh Jobe estará de volta com os Seahawks para 2026, dado que poderiam haver outras 3 baixas na secundária caso Bryant e Woolen saiam.
O seu valor de mercado estimado pelo Spotrac é também de 9M.
A Grande questão
CB – Riq Woolen #27
A grande questão da offseason. O que fazer com Riq Woolen?
Assim como dito para Mafe e Jobe, Woolen é muito inconsistente. A diferença é que Woolen quando está bem, joga em nível de elite, e quando está mal, consegue estragar uma partida. E por isso é uma situação delicada.
Embora o Spotrac coloque o seu valor de mercado como 8M, eu tenho plena convicção que caso chegue a free agency, Woolen deve embolsar na casa de 18-20. A 8M eu não teria a menor dúvida sobre assinar com ele, a 20, eu tenho um sério receio.
Dado, o contexto, talvez a transition tag fosse a melhor opção para Woolen.
Explicando, caso você não conheça a transition tag. Assim como a franchise tag o jogador tem vínculo de 1 ano com o clube, porém a Franchise tag é exclusiva e o jogador não pode negociar com nenhum outro time. Na transition tag o jogador pode negociar com qualquer clube, mas os Seahawks teriam o direito de fazer um match de qualquer oferta que o Woolen recebesse. E dessa forma, o time teria controle sobre mantê-lo caso o mercado para Woolen esteja em baixa, ou deixar ele sair caso o valor de mercado esteja muito alto.
E você torcedor, o que faria com os nossos free agents?
