Passamos de fase agora! Embora muitos duvidassem que chegaríamos até aqui, chegamos firmes na luta por uma vaga na final da conferência. Apesar de o time terem alguns problemas (Brian Schottenheimer e Ken Norton Jr.), o time tem Russell Wilson, Tyler Lockett e DK Metcalf que em muitos momentos da temporada fizeram a diferença e foram o motivo do time conseguir vitórias importantes.
Análise Seattle Seahawks 17 x 9 Philadelphia Eagles
Nosso adversário são os Packers, um time que enfrentou muitos altos e baixos na temporada, que nesse ano veio com toda uma comissão técnica nova liderada por Matt LaFleur e que conseguiu os resultados que precisaram para chegar na pós-temporada. Porém, devido à um calendário tranquilo e por não ter conseguido nenhuma grande vitória na temporada, o time está sendo até subestimado agora na pós-temporada. Porém é um time com armas importantes e que tem um ataque comandado por um QB de elite que apesar de não ter feito o seu melhor, já o vimos fazer coisas que somente os gigantes são capazes.
Para aumentar ainda mais a importância desse confronto, tem a rivalidade criada depois daquela final da NFC de 2014 em que Seattle venceu de maneira heroica e levou o time a disputar o segundo Super Bowl seguido. Além disso, uma batalha pessoal envolvendo os QBs: Wilson e Rodgers possuem o mesmo número de vitórias em playoffs e quem vencer obviamente, está um passo a frente do outro nesse quesito. Mais um tempero nesse incrível jogo envolvendo essas duas franquias. Vamos às análises.
Ouça nosso último podcast que comentamos bastante sobre essse jogo:
Rasocast #14 – Wild Card Round: Creed
Ataque de Green Bay x Defesa de Seattle
Obviamente para falar do ataque de Green Bay é preciso antes de tudo falar sobre Aaron Rodgers. Apesar de ter havido uma queda de desempenho do jogador nessa temporada ele é uma lenda da NFL e o talento dele é inerente a todo o momento. É um jogador muito competitivo e por estar nos playoffs, ele precisa mostrar seu potencial e mostrar que Green Bay não está fora da briga pelo Super Bowl.
Além disso, Rodgers é protegido por uma linha ofensiva muito consistente. Nas pontas dessa linha o time possui Brian Bulaga como RT e David Bakhtiari, dois dos melhores tackles da liga. Uma estratégia importante para esse jogo para parar Rodgers é deixá-lo o máximo no pocket e deixar que o front busque o sack. Para isso é preciso que a secundária marque muito bem os recebedores, em especial Davante Adams que é um grande nome da liga e com certeza será um alvo muito visado por Rodgers, outro alvo importante é um velho conhecido dos Seahawks: Jimmy Grahan, que ainda é um grande nome recebendo passes e que com certeza tem potencial de causar estrago na defesa de Seattle, ainda mais que uma das grandes fraquezas do time é a marcação de TE.
No jogo corrido, Green Bay tem Aaron Jones, um grande nome também. Jones teve uma grande produção esse ano passando das 1000 jardas corridas e 16 TDs correndo e mais tendo ótimos jogos, como por exemplo contra os Cowboys na semana 5, em que o jogador dominou a partida. Outro ponto, importante que os Seahawks devem se preocupar é em relação aos passes para Aaron Jones. Ele é muito envolvido no jogo aéreo também e essa é uma das grandes fraquezas do time, sendo um dos três times que mais cederam jardas de recepção para RBs com uma média de 9,5 jardas por recepção.
Times com as maiores médias de jardas cedidas por recepção para Running Backs na temporada:
1⃣ Lions: 10.7
2⃣ Chiefs: 9.51
3⃣ Seahawks: 9.5#GoPackGoℹ️ @Ihartitz pic.twitter.com/tR70ft7mll
— 🧀 CHBR 🧀 (@cheeseheadsbr) January 9, 2020
Jogo corrido dos Packers é muito forte
Wanted to bring greatness to the TL
• 5 Days
• 1 Hour
• 40 Minutes
But who’s counting? @Showtyme_33 pic.twitter.com/IZRceaGj6k— PackersUpdate (@UpdatePackers) January 7, 2020
Aaron Jones é uma arma importantíssima no jogo aéreo
Wrote about the #Packers creating vertical throws for RB Aaron Jones in the game plan post.
Here’s an example from a piece we did at @NFLMatchup.
H Sail vs. Cover 3. Clear the CB & widen the flat defender. Target the outside 1/3 of the coverage. pic.twitter.com/q29ep0bCj6
— Matt Bowen (@MattBowen41) January 9, 2020
É crucial que Ken Norton Jr, para esse jogo acerte esses pontos para que a gente possa sonhar com mais um passe rumo ao Super Bowl.
Raio-X: Barton tem uma partida de destaque!
Defesa de Green Bay x Ataque de Seattle
SMITH! Guarde bem esse sobrenome. Essa é a dupla de EDGEs dos Packers, responsáveis por 25,5 sacks nessa temporada. Ambos entres os 10 maiores caçadores de QB da liga. A chegada desses nomes foi fundamental para a evolução defensiva dos Packers nessa temporada e com certeza tem grande parte da “culpa” dos Packers serem a seed 2 da NFC. É preciso que Schottenheimer faça um plano de jogo que dê opções de passes curtos e passes para running backs, para que Russell Wilson fique menos tempo com a bola e evite o sack.
Preston Smith completo em todos os quesitos
Um dos melhores jogadores de todo o elenco do Packers em 2019:
LB Preston Smith.
🔶 5 sacks
🔶 4 QB hits
🔶 15 pressõesO jogo dele vem sendo completo em todos os quesitos.pic.twitter.com/idMsF75KrN#GoPackGo
— 🧀 CHBR 🧀 (@cheeseheadsbr) October 11, 2019
Velocidade de processamento para ler o jogo corrido e o tackle perfeito de Za’darius Smith em Dalvin Cook
Zadarius Smith is the reason this game is close #Packers #GBvsMIN pic.twitter.com/GumPN85C8T
— Tony Clements (@TonyClementsTC) December 24, 2019
Smiths em ação juntos!
#Packers OLB Za'Darius Smith and Preston Smith through 5 games (NFL ranks):
– Za'Darius: 5.0 sacks (tied for sixth) and 11 QB hits (tied for second)
– Preston: 5.5 sacks (fifth) and 10 QB hits (tied for fourth) pic.twitter.com/wlZbVT2Qbf
— Zach Kruse (@zachkruse2) October 9, 2019
Outra coisa que os Seahawks podem explorar é o jogo terrestre com Lynch e Homer (mas por favor, não insistam com corridas com Homer pelo meio da linha!!!!). Essa é a principal fraqueza defensiva do time de Green Bay e com se tornará uma grande força se for bem utilizado. Uma pena ter esse fator: Ser bem utilizado. Na última partida contra os Eagles, o time utilizou as corridas de forma muito errada, correndo com Homer pelo meio da linha, e obviamente não deu certo. Para esse jogo é preciso buscar corridas laterais e tentar Lynch (e Turbin) algumas vezes pelo meio da linha para tentar avançar em campo.
Outro matchup importante será entre os WR e os CBs de Green Bay. DK Metcalf dessa vez enfrentará Kevin King e Tyler Lockett enfrenta Jaire Alexander. Ambos os cornerbacks são muito bons e certamente não vão aliviar a pressão para os nossos recebedores.
Expectativas
Seahawks e Packers são sempre grandes confrontos e esse não vai ser diferente! Existem grandes nomes e muitas narrativas nesse confronto e isso vamos ter a chance de ver um jogão no domingo a noite. O favoritismo é com certeza dos Packers, por serem um time que não sofrem com tantas perdas de jogadores por lesões e tem um time mais equilibrado, em especial na defesa e o fator Lambeau Field faz diferença, porém não se pode dar a nossa derrota como certa, afinal existe a rivalidade que vem daquela maravilhosa final da NFC da temporada 2014. Além disso, Matt Lafleur está no seu primeiro jogo de playoff e a experiência nesse momento pode fazer a diferença.
São muitos elementos que podem muito fazer a diferença nessa partida.
Por fim, só um agradecimento ao meu amigo digníssimo torcedor dos Packers, Willian Resende que me ajudou muito nessa prévia dando boas informações sobre seu time! Valeu demais!
Vamos torcer para que repita o crime daquele jogo de 2015 e que a gente possa chegar em mais uma final de conferência!
GO HAWKS!
[…] Prévia Seattle Seahawks x Green Bay Packers […]