Talvez a única movimentação que tenha empolgado a torcida nessa offseason, tenha sido a troca por Quinton Dunbar. O CB de 28 anos traz em seu currículo: cedeu menos de 60% dos alvos e limitou os QBs adversários a um rating de 68,4. Vale salientar que perdeu apenas 3 tackles. Tem 6’2” e 202lbs, com 32′ e 5/8 de braço, ou seja, o protótipo que Pete Carroll ama. Em 58 jogos na carreira, Dunbar registrou 150 tackles, 9 interceptações, 35 passes desviados, 1 sack, e uma recuperação de fumble.
O crime
The best interception celebration in footballpic.twitter.com/xWSNPAoBDq
— Master (@MasterTes) September 9, 2018
Na última quarta-feira, juntamente com o CB dos Giants DeAndre Baker, Dunbar é acusado de assalto a mão armada. Segundo as testemunhas, eles haviam perdido 70mil em apostas anteriormente. Para recuperar esse dinheiro, eles tiveram a brilhante ideia de assaltar numa festa. Isso, tirando o fato de estarmos na quarentena. Ainda segundo as testemunhas, Baker e Dunbar estavam acompanhados de um terceiro que estava com uma máscara vermelha.
Baker era o mais alterado e estava apontando a arma para as vítimas. Existe alguns desencontros de informações sobre Dunbar estar armado ou não, o que se sabe é que ele “orientou” na hora do crime. As leis na Florida são bem rígidas quanto a isso, e a punição somente pelo fato de portar a arma em um assalto é de 10 a 15 anos. Ademais, segundo as fontes, os carros estavam prontos para fugir, demonstrando que o crime era premeditado, piorando ainda mais a situação deles.
Seattle se pronunciou com o seguinte:
“Estamos cientes da situação envolvendo Quinton Dunbar e ainda coletando informações. Adiaremos todos os comentários adicionais para investigadores da liga e autoridades locais.”
Infelizmente, para um cara que ganha 3.5M, acabou com sua carreira por 70 mil. Não há muito o que pensar sobre a permanência de Dunbar em Seattle. Se isso tudo for confirmado, não acabou seu tempo em Seattle, acabou na NFL.
Detalhe que ele teve uma entrevista ontem, onde parecia estar tudo ok. Mais uma vez ele deu show de conhecimento, sempre demonstrou paixão pelo esporte e aprender. Uma grande perda. Seattle gastou uma quinta rodada, extremamente barato, mas que agora sai caro, o time ignorou a secundária no draft e na free agency.
Um cara extremamente inteligente, demonstrou um processamento de jogo incrível, sempre lúcido e despejando conhecimento nas entrevistas, Quinton Dunbar fez Seattle gastar uma 5, não ir de CB no draft e agora acabou com todo planejamento. Triste demais.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) May 14, 2020
Com 8M disponíveis no cap, o time que precisava de reforços na linha defensiva, vai precisar se desdobrar para melhorar a defesa que foi muito mal ano passado.
Quinton Dunbar chega para reforçar a secundária!
O que Seattle perde?
O ataque dos 49ers
Além desse currículo bom, ele traz consigo um algo a mais. Penso que ele pode ser uma excelente arma contra o criativo ataque dos 49ers de Kyle Shanahan. Enfrentamos o time de San Francisco duas vezes ao ano, e não é tarefa fácil. Desde que assumiu o time, ele tem apostado em corridas outside zone e seu comitê de running backs. Mas a defesa ao jogo corrido é algo que abordaremos em outro texto.
Playbook 10 – Tipos de corrida
No jogo aéreo ele trouxe um esquema de jogo “simples” que até um QB como Nick Mullens pode executá-lo. Jimmy Garoppolo não é lá muito acima de um QB mediano e roda com perfeição o jogo de Shanny. Com o bom trabalho do jogo corrido, o time tem a ameaça real em play actions. Saindo dessas play actions e run/pass/option ele investe MUITO em passes rápidos de rotas slants. Fora isso, seus WRs dinâmicos + o espetacular tight end George Kittle, executam rotas cruzando o campo e testando bastante times que jogam em marcação individual e que tem CBs menos agressivos e reativos.
Playbook 08 – A árvore de rotas dos recebedores
Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe
Nossa situação atual
Em números, só para exemplificar o ano passado, temos:
Week 10:
Griffin: cedeu 16.7% de passes completos e um rating de 39.6;
Flowers: cedeu 50% de passes completos e um rating de 81.7;
A defesa num total cedeu 24 de 46 passes para 248 jardas, média 5.4 por passe e 1 TD.
Análise Seattle Seahawks 27 x 24 San Francisco 49ers
Week 17:
Griffin: cedeu 100% de passes completos e 118.7 de rating;
Flowers: cedeu 100% dos passes completos e 118.7 de rating;
A defesa num total cedeu 18 de 22 passes para 285 jardas, média 13 jardas por passe e 0TD.
Análise San Francisco 49ers 26 x 21 Seattle Seahawks
Vamos aos nossos CBs defendendo esse esquema principal de Shanahan:
Griffin x Slant pic.twitter.com/87AzSb4BWP
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
O time joga aqui em cover 1, a slant não é marcado de forma agressiva e dá espaço para o passe completo.
Playbook 14 – Cover 0 e Cover 1 – É hora da blitz e do caos
Flowers batido na slant pic.twitter.com/zwebqpm9as
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Mais uma vez o time em cover 1, mais uma vez slant e dessa vez Flowers não tem velocidade e nem marca de forma apertada. O avanço é gigante devido ao erro de Diggs nesse tackle.
Quandre Diggs, será a solução para os nossos problemas da secundária?
Jamar Taylor sem conseguir acompanhar a crossing routes pic.twitter.com/Ogg3r0viR4
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Mais uma vez a rota vindo por dentro, Taylor até percebe o conceito mas fica esperando apenas para fazer o tackle.
Jamar Taylor, um dos candidatos a vaga de Coleman
Shaquill Griffin num bom trabalho ao cortar a crossing route pic.twitter.com/DRGpu14i2g
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Nesse lance, Griffin faz o que Taylor deveria ter feito. Percebe a rota cruzando o campo e se antecipa a rota e faz a interceptação. Interessante que foi negada por uma segurada do próprio Jamar Taylor.
Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo
Como Dunbar poderia ajudar?
Isto posto, vejamos como Dunbar poderia ajudar nesse sentido.
Quinton Dunbar lendo os conceitos do ataque pic.twitter.com/iC8ilXeA4p
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Primeiramente, ele demonstra ser um jogador muito inteligente, capaz de ler conceitos e rotas antes delas acontecerem. Nesse lance, ele vem cobrindo a rota profunda, mas percebe a rota cruzando o campo e que está em melhor posição para defender que o safety. Dessa forma, ele passa seu jogador para o safety e assume o que tem a rota principal, tem uma maravilhosa mudança de direção e explosão, fazendo a interceptação.
Quinton Dunbar usando a técnica de midpoint pic.twitter.com/Axy8ffsqAh
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Apesar de não ter o background de CB no college, ele se mostra um cara que passa muito tempo estudando e aprimorando técnicas de CBs mais experientes. Aqui ele usa uma técnica chamada midpoint para defender duas rotas verticais no fundo do campo. Uma das rotas para e ele faz bem a passagem para o outro e sai com velocidade para impedir o passe.
Raio-X: Griffin jogando realmente como CB1?
Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle
Quinton Dunbar fazendo o diagnóstico do slant pic.twitter.com/6FIE8179Fw
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Coincidentemente temos uma belo lance do que Dunbar pode produzir justamente contra os niners. A marcação aqui é individual, evidenciada pela movimentação da defesa. Dunbar está no topo da tela e percebe que a rota será uma slant. Ele confia nos seus instintos e se coloca na linha de passe e quase faz a interceptação.
Quinton Dunbar lê o corte de Engram antes mesmo dele fazer a rota interna pic.twitter.com/Iq26jeYaEp
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Essa jogada aqui é absurda. Engram está ainda fazendo a movimentação e ele já percebe para onde a rota vai, impedindo mais uma vez a interceptação.
Quinton Dunbar lê a rota por dentro e depois consegue acompanhar a rota improvisada pic.twitter.com/786UMGJQFY
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Aqui marcando um TE em zona, o que pode acontecer contra Kittle. Ele percebe que a rota vem para dentro, se posiciona e quando a rota inicial não dá certo e o QB improvisa, marca passo a passo.
Quinton Dunbar lê a rota interna e tem uma ótima velocidade de reação pic.twitter.com/vXTNd6oq09
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) April 22, 2020
Mais uma jogada de inteligência. Ele marcando individualmente em off-man. Quando ele vê o recebedor interno correndo uma rota out, ele se antecipa para uma rota para dentro do campo, que poderia ser in ou slant. Dunbar acredita no que lê e sai com toda velocidade de reação para impedir mais um passe.
Quinton Dunbar cortando a linha de passe pic.twitter.com/jRezbIefR9
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) March 24, 2020
Velocidade e fisicalidade para defender uma rota rápida vindo para dentro. A maioria dos CBs aqui conseguiriam fazer o tackle. No entanto, Dunbar faz a interceptação.
Quinton Dunbar cruzando o campo inteiro para fazer a interceptação pic.twitter.com/j6h3gREj5B
— Blog do Seahawks Brasil (Cortes) (@blogcortes) March 24, 2020
Aqui ele está alinhado no slot, em mais uma cobertura individual. Ele vai passo a passo com o WR, percebe a rota e faz uma armadilha ao QB, dando espaço para o passe. Jones cai na armadilha e ele subitamente corta a linha de passe e faz a interceptação, jogada parecida com a de Griffin listada mais acima.
Veredito
Uma grande perda para equipe, a contratação que mais estava empolgado. É bom se preparar para mais base defense e Flowers como titular!
Go Hawks!
Caso isso realmente se confirme, e nós realmente fiquemos sem o Dunbar, creio que o Logan Ryan seria a melhor opção disponível, sei que o contrato dele é relativamente pesado, mas dadas as circunstâncias acho que vale a pena. O que acham?
Eu gosto bastante, o problema é ter o cap, que hoje não temos :/
Porra que animal… vi ontem a entrevista dele no canal de seattle, vacilou feio!!!!! Ei postem sobre o clowney ou o griffen, com o resto do cap de seattle essa grana vai ser pra um pass-rusher ne?
Sai segunda feira!
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Quinton Dunbar acusado de assalto: O que Seattle perde? […]
[…] Quinton Dunbar, […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Se recuperou depois e fez uma baita jogada cortando a linha de passe com excelente leitura. Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]
[…] Entre crimes e stats, como Dunbar pode ajudar contra os 49ers? […]