Agora o que será de Marquise Blair?

Marquise Blair teve 3 jogos como titular, apesar de ficar 2 inativos mesmo estando saudável na temporada de calouro. Teve um passe desviado, 2 fumbles forçados e 32 tackles combinados. Ele foi inicialmente lançado como SS na preseason, mas ficou várias vezes perdido em fakes na linha de scrimmage, desocupando sua atribuição de cobertura. Na temporada regular, depois que Tedric Thompson ficou sem chances, o próprio Blair admitiu que estava tendo dificuldades para pegar o papel de buzz contra os Falcons.

Preço x Impacto de Jamal Adams: Saiu caro?

Como free safety contra os Ravens, Blair parecia promissor. No entanto, ele perdeu algumas verificações defensivas e jogou com a cautela que você esperaria de um novato inseguro. Logo Diggs chegou. Foi frustrante que os Seahawks escolheram jogar com o medíocre Lano Hill ao invés de Blair depois que Diggs se machucou. Com a troca por Adams, as coisas pareciam ter piorado para Blair, que só veria o campo como reserva. E em tese, nem reserva imediato. Mas as coisas mudaram, e a “solução” para a função de nickel fica sob a responsabilidade dele.

A transição para o slot dependeria de coisas que Blair já aprendeu com suas funções de safety. O nickel dos Seahawks ou joga um “buzz” ou homem a homem. Isso é uma concentração de atribuições, uma simplificação se comparado as funções de safety (alô Gregg Williams). A principal diferença seria jogar contra WRs e não tight ends. Blair também precisaria aprender a técnica de jam/press de Seattle. Ele se saiu bem enfrentando o tight end Mark Andrews, no jogo contra os Ravens.

Jogador da Semana: Marquise Blair

Na offseason de 2020 o time tentou usar Marquise Blair como nickel e segundo as entrevistas de quem cobria os treinos da temporada do time, ele ia bem na função. A confiança foi tamanha que ele virou titular no primeiro jogo contra os Falcons e se manteria assim. Porém na semana seguinte, ele teve uma lesão grave no joelho que o tirou da temporada.

Análise Seattle Seahawks 38 x 25 Atlanta Falcons

Análise New England Patriots 30 x 35 Seattle Seahawks

Nesses dois jogos, ele teve 7 tackles, 1 tackle errado, foi mandado em blitz duas vezes sem gerar nada no pass rush. Foi alvo de 7 passes e cedeu 6 recepções com 85.7% de sucesso, para 89 jardas e um rating de 118.9.

A grande questão é que com sua saída o time teve que procurar alternativas. Ugo Amadi finalmente subiu ao nível de titular e foi muito bem na função. Claro que ele não é o melhor nickel na liga, mas seu combate ao jogo corrido, tackles efetivos ajudaram muito a equipe. Além disso, Amadi por vezes foi usado como safety em variações trocando de função com Jamal Adams.

Em 2021…

Seria muito injusto tirar a posição de Ugo Amadi, apesar dele não ser uma sumidade da posição. Mas se ele não é, Blair, muito menos. E Amadi sendo o nickel que função Blair teria no time? Reserva de safeties nickel? Você gasta uma segunda rodada num cara que vai virar apenas um reserva imediato?

Ugo Amadi, o canivete suíço da defesa de Seattle

Bom, Seattle comete muitos erros, mas por vezes não tem medo de assumi-los. A grana que deram para Matt Flynn e voltaram atrás com Wilson, ter contratado Finney para ser o center titular e quando ele não se adaptou deixou Pocic que era o melhor no momento para o time e chegou até trocá-lo.

B.J. Finney vai ser protagonista em Seattle?

Ele mostrou certa versatilidade, alinhando como FS, SS e nickel. Não o nickel comum, mas um grande trabalhador no jogo terrestre, com sua fisicalidade e agressividade. Alguns times podem ver potencial e Seattle possa usá-lo como moeda de troca. Claro que não teremos um grande valor, mas numa troca estilo Finney + sétima por Dunlap.

Marquise Blair, o assassino silencioso, trará de volta o BOOM para a secundária de Seattle?

Com a renovação de Damarious Randall, aparentemente para ser reserva de nickel, eu testaria Blair como CB outside. Seria mais fácil conseguir uma vaga no setor do que safety onde tem dois Pro Bowlers. Para o outside o time tem Reed com sua primeira temporada na carreira como titular, o inconstante Whiterspoon e o queimado Flowers.

Damarious Randall renova com Seattle…como CB

Go Hawks!

8 Replies to “Agora o que será de Marquise Blair?”

  1. […] – Marquise Blair – 6’1, […]

Deixe um comentário