Fazendo o que pôde com oportunidades limitadas depois de ganhar uma vaga no elenco dos Seahawks como um novato não draftado, Bobo pegou 19 dos 24 alvos lançados em sua direção para 196 jardas e um par de touchdowns, incluindo uma recepção fantástica. na end zone na vitória da Semana 7 sobre os Cardinals. Confortável em arrancar bolas do ar no trânsito, ele pegou cinco das sete recepções contestadas e também adicionou um touchdown correndo em um jet sweep perto da linha do gol contra os Browns, mostrando versatilidade inesperada.
Bobo foi o WR4 por trás do trio Lockett/Metcalf/JSN e, a menos que algo drástico aconteça, será o mesmo padrão para ele em 2024. É possível, senão provável, que Bobo veja um aumento nos alvos na próxima temporada. Ao não manter os tight ends Will Dissly ou Colby Parkinson, mais alvos poderiam ir para os wide receivers.
Aumentar seus alvos nem sempre significa que um jogador terá mais impacto, da mesma forma que um jogador de banco da NBA poderia ser um sexto homem eficaz em uma rotação, mas não necessariamente alguém que manteria a mesma eficiência e taxa de pontuação se fosse titular. É tudo uma questão de encontrar a calibração certa para maximizar a eficiência do jogador.
Jake Bobo pode conseguir algum espaço nesse grupo de WR?
Melhor da Semana – 2023 Week 07 – Devon Witherspoon ou Jake Bobo?
Números
Bobo obteve a terceira melhor nota de bloqueio de corrida da PFF por um não-OL com pelo menos 135 snaps de corrida, terminando atrás apenas do recebedor do 49ers Brandon Aiyuk e do tight end George Kittle.
Jake Bobo wide open pic.twitter.com/oA8Z0iUnhd
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 12, 2023
Não conhecido por sua capacidade atlética, Bobo não ofereceu muito com a bola nas mãos, fabricando jardas, terminando com apenas 88 jardas após a recepção em suas 19 recepções. Depois de uma primeira metade de temporada forte, ele recebeu apenas sete passes nos últimos oito jogos do Seattle, com média de menos de sete jardas por recepção, sem nenhum touchdown.
Jake Bob o no screen pic.twitter.com/SxNmn02psp
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) December 1, 2023
Jake Bobo atraiu muita atenção durante o camp como uma joia potencial não draftada para o Seattle Seahawks. Suas atuações de destaque na pré-temporada reforçaram esse entusiasmo, e ele entrou para o elenco de 53 jogadores.
Apenas Noah Fant (60,5%) teve uma taxa de sucesso mais alta, que é definida pelo Pro Football Reference como “uma jogada que ganha pelo menos 40% das jardas necessárias na 1ª descida, 60% das jardas necessárias na 2ª descida e 100% na 3º ou 4º down.” Entre os wide receivers dos Seahawks, Bobo estava no topo.
TOUCHDOWN JAKE BOBO! pic.twitter.com/B1hikScF1Y
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) September 24, 2023
Wide receivers Seahawks por taxa de sucesso:
Jake Bobo – 60%
Tyler Lockett – 58,2%
DK Metcalf – 51,3%
Jaxon Smith-Njigba – 47,3%
Jake Bobo convertendo uma terceira descida. pic.twitter.com/5p1aBaTXlq
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) December 25, 2023
É certo que o tamanho da amostra é limitado para que 15 dos 25 alvos de Bobo sejam considerados bem-sucedidos, mas não é insignificante. Aproximadamente metade das recepções de Bobo resultaram em primeiras descidas e/ou touchdowns, e ele não teve uma única bola dropada.
Capacidade de Bloqueios
Jake Bobo uma besta enjaulada. pic.twitter.com/CdWXIjBh0z
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 23, 2023
Ele vem em motion e bloqueia no primeiro nível e depois sai na caça por mais alguém.
Grande jogada da dupla de WRs calouros. Baita bloqueio de Jake Bobo para JSN conseguir a primeira descida. pic.twitter.com/fo1kuR0onN
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) October 22, 2023
Uma das grandes razões dos screens funcionarem foi o trabalho de Bobo.
Jake Bobo Blocking pic.twitter.com/hDNbYEIi24
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) September 12, 2023
Bloqueio fantástico!
More Bobo!
Run, Bobo, Run! For a touchdown! 😏
📺 FOX pic.twitter.com/TNyhBnx0NG
— Seattle Seahawks (@Seahawks) October 29, 2023
Correndo com a bola surpreendendo.
Boa rota de Jake Bobo e boa proteção da OL. pic.twitter.com/4C9xzU69nn
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) October 24, 2023
Ele vende uma slant mas corre uma go. O mais fantástico é a concentração para receber o passe e se manter dentro de campo numa recepção fantástica.
More Jake Bobo pic.twitter.com/rg1fuBYIRX
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) October 22, 2023
Bela rota e ajuste para fazer a recepção.
Free Jake Bobo pic.twitter.com/pelaJyWTLP
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) October 19, 2023
Excelente trabalho achando o espaço entre as zonas e faz a recepção no ponto alto.
Jake Bobo com bom release e jardas após a recepção. pic.twitter.com/eeueSLskgi
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) October 17, 2023
Boa rota, percebe o espaço aberto e ainda conquista jardas com defensores pendurados em cima dele.
Precisa conseguir mais snaps
Especificamente, aqui estão os dez principais recebedores de Seattle em 2023, no quesito jardas:
DK Metcalf: 1.114 jardas
Tyler Lockett: 894 jardas
Jaxon Smith-Njigba: 628 jardas
Noah Fant: 414 jardas
Ken Walker: 259 jardas
Colby Parkinson: 247 jardas
Zach Charbonnet: 209 jardas
Jake Bobo: 196 jardas
Will Dissly: 172 jardas
DeeJay Dallas: 26 jardas
Dos nomes dessa lista, os únicos que deixaram os Seahawks na offseason foram Parkinson, Dissly e Dallas, o que significa que seis dos sete membros da equipe que tiveram mais jardas de recepção do que Bobo estão prontos para reprisar o papel em que geraram mais produção. O único membro do time que teve mais jardas de recepção do que Bobo que saiu na offseason é Parkinson, e a adição de Laviska Shenault provavelmente mais do que compensa a produção que Parkinson deixou.
O que leva a discussão à questão simples de quanta oportunidade Bobo terá? Fant, Metcalf e Bobo terão 26 anos na Semana 1 quando os Seahawks enfrentarem os Broncos, e Bobo (196 jardas de recepção na carreira) tem uma fração da produção de carreira de Fant (2.805 jardas de recepção na carreira) ou Metcalf (5.332 jardas de recepção na carreira), então deslocar qualquer um desses dois parece improvável.
Bobo não é um running back, embora tenha se alinhado no backfield por 10 snaps ofensivos durante a temporada de 2023, bem como um par de snaps como um tight end inline. Talvez isso o prepare para um papel semelhante ao que Ben Skowronek desempenhou no Los Angeles Rams como um recebedor/special teamer/fullback que não tinha uma posição definida e agora é membro do Houston Texans após ser trocado no início desta offseason.
Certamente há exemplos de wide receivers entrando na NFL como novatos de 25 anos e tendo carreiras de sucesso, incluindo Anthony Carter, Rod Smith, Patrick Crayton, John Taylor, Don Beebe e outros. No entanto, há muito mais como Kevin Norwood, Tony Hargain, Brittan Golden, Carl Aikens, Kevin Bowman e inúmeros outros que brilharam como novatos e nunca mais fizeram muito.
Raio-X: O que acontece com os WR de 4ºrd em Seattle?
A partir daí, a discussão se volta para as contribuições de times especiais, onde Bobo registrou 139 snaps. Esses 139 snaps foram bons para o 13º lugar no time, mas de acordo com a PFF, 91 deles vieram em retornos de kickoff. Isso é relevante porque com as novas regras de kickoff em vigor, o novo coordenador de times especiais Jay Harbaugh levantou a hipótese de que jogadores maiores poderiam acabar nas unidades de retorno de chute. Bobo, embora alto, não é um jogador pesado, com as 207 libras em que ele é listado pelo time, com caras como AJ Barner (251), Pharaoh Brown (246), Shenault (224) todos pesando mais.
Juntando tudo, torna-se uma questão do que Bobo faz bem o suficiente para causar impacto no campo em 2024. Ele pode tirar alvos de um grupo de alvos recebedores que o superaram em 2023? Ele pode trabalhar seu caminho para uma função em times especiais após os Seahawks adicionarem “especialistas” como Barner, Brown e K’Von Wallace?
Sim, Bobo corre ótimas rotas, tem ótimas mãos e é um bloqueador disposto e capaz, mas essa combinação de habilidades será suficiente para colocá-lo em campo para um número suficiente de snaps para causar impacto? E se ele está vendo snaps, de quem exatamente ele está tirando esses snaps?
Veredito
O que imagino para Bobo em 2024 é que ele seja o equivalente Seahawks a Jauan Jennings. As estatísticas não são chamativas, mas ele ajuda o time a vencer. Aproximadamente 40 por cento de suas 78 recepções na carreira foram conversões de terceira para baixo. Jennings realmente brilha como um bloqueador, onde ele é tão forte quanto parece, e isso o tornou um favorito dos fãs.
Screen para Jake Bobo pic.twitter.com/z3QevSAVQa
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) November 21, 2023
Se Bobo puder se transformar em outro Jauan, ele será parte integrante do ataque de Seattle, sem nunca apresentar números vislumbrantes. Idealmente, apenas com base em seus dois touchdowns, ele deveria se tornar muito mais um alvo da redzone do que realmente era quando novato (apenas 4 alvos). Estou muito intrigado com o que Ryan Grubb tem reservado para ele em seu ataque em 2024. Prevejo que Grubb acreditará em More Bobo.
Forever a 12s!
[…] – Jake Bobo – 6’4, […]
[…] BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]
[…] BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]
[…] BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]
[…] O único alvo foi num passe péssimo (mais um) de Geno. BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]
[…] Ajudou apenas em bloqueios. BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]
[…] BOBOMANIA! Até onde Jake Bobo pode chegar? […]