Como é de costume, depois do fim da temporada vamos valorar as movimentações de John Schneider e Pete Carroll no ano. Com Seattle Vamos ver o que JS fez ou deixou de fazer para impactar nessa temporada.
Avaliando as movimentações de 2021
Vamos lá!
Trocas
QB Russell Wilson e com a escolha de 4ª rodada de 2022 (#116 Eyioma Uwazurike) por uma escolha de 1ª rodada de 2023, QB Drew Lock, TE Noah Fant, DT Shelby Harris, escolha de 2ª rodada de 2023, escolha de 1ª rodada de 2022 (#9 Charles Cross), escolha de 2ª rodada de 2022 (#40 Boye Mafe) e escolha de 5ª rodada de 2022 (#145 – trocada e posteriormente virou Tyreke Smith Dareke Young)
A maior troca que Seattle fez em anos. Parecia ser a última peça para o castelo desmoronar. Com o medo de dar um contrato tão caro quanto o de Aaron Rodgers, Seattle decidiu trocar Wilson enquanto ainda conseguia algum valor. O fato disso ter sido um total fracasso para os Broncos não pode esconder os problemas referentes a má gestão do time.
Foram vários drafts péssimos, free agency ainda piores. Isso matou as chances do time e do QB. Pete, considerado uma grande mente defensiva, não tinha uma defesa decente há pelo menos uns 5 anos. No final das contas o divórcio foi bom para ambos o lados. Mas foi uma surpresa que até agora deu certo para Seattle e não para Denver. Vale lembrar que ainda precisamos ver os resultados das escolhas de primeiro e segundo round desse ano, porque se forem desperdiçadas, de nada nos acrescenta também.
Nota: No começo parecia uma desastre, mas quem ri por último ri melhor.
CB Ugo Amadi por WR J.J. Arcega-Whiteside
Quem lê o site há um tempo sabe que sempre fui um defensor de Amadi. Entendo Seattle pensar em trocá-lo ou cortá-lo pelo valor que ele custaria no seu último ano de contrato. O problema é como o time lidou com a situação. Ele iria ser cortado, mas no último minuto eles fizeram uma troca pelo bust JJAW. Uma troca sem sentido, já que JJAW nunca renderia nada e já provou isso por vezes.
A maior questão foi a falta de talento de JS de achar um parceiro. Uma semana depois de ser trocado para os Eagles, ele foi trocado pelos Titans. Como o GM de Seattle não conseguiu achar esse parceiro?
Mas, Alexandre, é só uma escolha de fim de draft do outro ano.
Ter 0 escolhas, ou uma escolha baixa futura, o que seria melhor?
Rolê aleatório: Seattle troca Ugo Amadi por J.J. Arcega-Whiteside
Nota: Ruim
Contratações
CB Artie Burns, 2M em 1 ano
Contratação que falamos desde o começo que não daria em nada. Burns passou basicamente todo ano como inativo, apenas ganhando seu dinheiro sem fazer nada por isso. Ele passou muito tempo machucado e nos poucos snaps que teve no jogo de preseason foi desastroso.
O que Artie Burns pode oferecer a Seattle?
Nota: Ruim
C Austin Blythe, 4M em 1 ano
Ele teve um começo bom, mas logo virou um pesadelo assisti-lo. Ele chegou sendo pedido direto de Waldron e Dickerson. Mas o valor era totalmente fora de órbita e da realidade. Blythe jogara 12 snaps em 2021 e recebeu quase 1M por isso. O jogador foi reserva e ficou machucado por um ano, porque assinam com ele por um valor quatro vezes maior?
Austin Blythe chega em Seattle com um ano de atraso
Nota: Ruim
EDGE Uchenna Nwosu, 19M em 2 anos
A contratação mais cara de free agency da era PC/JS. Nwosu virou o primeiro jogador capaz de pressionar com frequência o QB adversário. Era um grande jogador “escondido” nos Chargers atrás de Joey Bosa e Melvin Ingram. Ele não recebeu muita ajuda do DC, na verdade o que fizeram foi lhe dar liberdade para ler e se adaptar. Isso as vezes dá certo, mas por vezes, não.
Talvez se tivesse apoio de mais jogadores na linha defensiva, poderia ter rendido ainda mais.
Uchenna Nwosu pode ser o futuro do pass rush?
Nota: Muito bom
DT Quinton Jefferson, 10M em 3 anos
Imagine o que falamos de Blythe. Ele só teve o “emprego” por ser preferência do OC e OL Coach. QJeff é o equivalente para o DC Clint Hurtt. Ele seria um homem de confiança. O contrato foi muito acima do valor de mercado. Por exemplo, Seattle deixou ir Rasheem Green para trazer um jogador mais caro. Green seria mais jovem, já estava aqui e faria basicamente o mesmo papel.
O que Quinton Jefferson pode adicionar a defesa?
Nota: Ruim
CB Justin Coleman, 1M em 1 ano
Coleman reencontrou um pouco da sua qualidade jogando em Miami. Seattle precisava de um nickel e trouxe por um valor bem baixo. No entanto, ele não jogou bem as partidas de preseason, e se machucou. Isso deu margem para a transição que se fez com Coby Bryant. Depois ele não conseguiu mais voltar a lutar pela titularidade.
Justin Coleman pode preencher o espaço do nickel deixado por ele mesmo?
Nota: parecia ser bom, mas não deu
LB Joel Iyiegbuniwe, 1M em 1 ano
Aqui o grande problema foi nem o nome, nem o valor. O problema é que precisando de um reforço, você corta o maior LB da história da franquia e traz um desconhecido para tentar repor. Não faz nenhum sentido.
Joel Iyiegbuniwe chega discreto em Seattle
Nota: Ruim
SS Teez Tabor, 1M em 1 ano
Veio para a vaga deixada por Jamal Adams logo no começo da temporada. Foi chamado algumas vezes e nunca fez nada de bom, mas também nada de ruim.
Jamal Adams pela terceira vez na IR e a chegada de Teez Tabor
Nota: OK
EDGE Bruce Irvin, 1M em 1 ano
Ele estava para se aposentar e Seattle o trouxe. Tirando o fato de ser pego em offside pelo menos uma vez por jogo, ele não trouxe nada demais. O pior é que sua presença ainda tirou snaps do nosso novato Boye Mafe.
Nota: Péssimo.
WR Laquon Treadwell, 1M em 1 ano
Existe uma máxima que se diz que você é tão bom quanto seu WR3. Seattle não tinha WR3 de qualidade. Treadwell começou a receber chances antes mesmo de caras que poderiam estar sendo preparados para o futuro, como Bo Melton, Dareke Young, por exemplo.
Nota: Ruim
Waivers
CB Isaiah Dunn
Veio dos Jets nos cortes finais. Passou por snaps apenas de times especiais. Teve uma lesão e foi colocado na IR.
Movimentações para fechar os 53 de 2022
Nota: N/A
EDGE Darryl Johnson
Começou a ter algumas chances principalmente por seu trabalho no jogo corrido. Mas, na partida contra os Saints ele sofre uma lesão que acaba sua temporada.
Nota: N/A
RB Tony Jones
Depois da lesão de Penny Seattle trouxe ele para compor o elenco. Mas Penny, que fora o líder de jardas do time no ano passado seria substituído por um cara que nunca havia carregado uma bola na NFL.
Nota: Sem sentido.
SS Johnathan Abram
Seattle tem a tendência de acreditar em primeiras rodadas. Existe também o rumor que na época do draft Seattle iria escolher Abram, se os Raiders não o tivessem feito no draft de 2019. O resto você já sabe. Abram começou a ter chances com a lesão de Ryan Neal e em pacotes com 3 safeties.
Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram
Nota: Ok
DT Daviyon Nixon
Teve a mesma quantidade de snaps que eu.
Nota: foi mais rápido do que perder a paciência com PC nos jogos
DT Isaiah Mack
Chegou num momento de várias lesões do interior da linha. Mas com apenas 2 jogos para mostrar algo, fica difícil.
Nota: N/A
Renovações
Colocou uma tender de round original no OG Phil Haynes por 2.6M
Haynes finalmente ficou saudável para ter uma chance em Seattle. Porém, jogou muito mal sempre que teve chance. Mesmo com Jackson jogando mal ele nunca fez o suficiente para dar certo.
Phil Haynes vai ficar saudável para lutar por uma vaga?
Nota: Não deu certo
TE Will Dissly, 24M em 3 anos
Gosto muito de Dissly, um dos melhores bloqueadores da liga. Mas ele teve várias lesões que encerraram sua temporada. Quando você compara o preço pago nele e em CJ Uzomah que vinha de uma temporada incrível nos vice campeões, Bengals, você percebe que pagou caro. Claro que ele era um líder dentro do time e tudo mais, porém ainda ficou bem caro.
O impacto do contrato de Will Dissly
Nota: Caro
CB Sidney Jones, 3.6M em 1 ano
Ele se redescobriu em Seattle e o time conseguiu um bom valor para sua renovação. Em 2021, teve uma segunda metade de temporada fantástica.
Sidney Jones tenta se firmar em Seattle
FS Quandre Diggs, 39M em 3 anos
Deveria ser o líder da defesa. Veio de temporadas como Pro Bowler. Mas sua lesão no fim da temporada de 2021, tornou ele um jogador irreconhecível em 2022.
Nota: Tinha que ser feito, mas deu errado.
Quandre Diggs deve ser o novo pilar da defesa
DT Al Woods, 9M em 2 anos
Um jogador de 35 anos, um NT recebendo isso não existe. Woods ainda assim foi uma das poucas peças boas da nossa DL. Daí você percebe o quão ruim é o trabalho para reforçar o setor.
Nota: Caro
C Kyle Fuller, 1M em 1 ano
Always compete só no papel. Qual dificuldade Blythe terá de ser titular se seu reserva é Fuller. Ele já havia mostrado por vezes que não seria uma resposta.
Para tristeza da torcida, Seattle renova com Kyle Fuller
Nota: Péssimo
RB Rashaad Penny, 6M em 1 ano
O FieldGulls trouxe um dado interessante sobre como Seattle gerenciou (mal) a questão de Penny. Jogadores com 3 accrued seasons (temporadas em que ele está ativo em pelo menos 6 jogos) podem receber uma tender, que custaria cerca de 2.4M.
Só que Seattle colocou ele campo mais de 6x para ele correr 34 jardas em 2020 depois das cirurgias/lesões mesmo ele claramente estando fora de peso/forma, tornando Penny inelegível para receber o tender. Sendo assim, Seattle renovou pagando cerca de 3M a mais por conta desses 6 jogos e TRINTA E QUATRO JARDAS.
A opção de 5º ano de Penny custaria 4.5M. Ela tem que ser exercida com um ano de antecedência, e obviamente na temporada 2020 ninguém iria querer que o time o fizesse. Ainda assim, ele sairia mais barato que sua renovação. Vale salientar que o primeiro jogador a receber opção na era JS foi Noah Fant, um jogador que nem selecionamos.
Parabéns aos envolvidos.
Rashaad Penny recebe um novo contrato
Nota: Ruim
TE Noah Fant, 6.85M ativando a opção de quinto ano para 2023
Em tese, na troca ele veio para ser seu TE1. Por um valor de menos de 7M é bem justo. Se lembrem que pagamos 8M no aposentado Greg Olsen.
Noah Fant se encaixa no esquema de Waldron?
Nota: Ok
QB Geno Smith, 7M em 1 ano
Foi uma surpresa. Eu detestei o move e achei caro. Daí ele começou a jogar bem, encantou a todos. Quando quase toda a torcida pedia sua renovação, ele implodiu e começou a jogar uma partida pior que a outra.
Dá para ter esperança em Geno Smith?
Nota: Surpresa
SS Josh Jones, 1M em 1 ano
Josh Jones teve exibições dignas de Lano Hill. Seu melhor move em Seattle foi ser colocado na IR.
Nota: Ruim
DT Bryan Mone, 11M em 2 anos
Seattle precisava de muito reforço aqui. O time tentou resolver isso renovando com Mone por um valor, novamente, acima do esperado. Ele nunca conseguiu ser o reserva de Woods que esperávamos.
Bryan Mone recebe uma renovação inesperada
Nota: Ruim
WR DK Metcalf, 72M em 3 anos
Depois de um certo drama desnecessário, Seattle fez o certo e deu a grana que DK merecia. Eles esperaram demais e deixaram outras renovações acontecerem antes para apenas inflacionar o mercado. A chuva de grana que os Jags deram a seus recebedores impactou diretamente seu preço.
DK Metcalf acerta sua renovação com os Seahawks
Nota: Bom pelo jogador, ruim pelo time
Cortes
LB Bobby Wagner
O jeito que foi feito, é de se causar repulsa. Ele soube do corte pela mídia. Um cara com tantos anos de serviços prestados merecia mais respeito.
Nota: Faria sentido se usassem a grana de forma certa
EDGE Benson Mayowa
Um jogador que recebia chances sem merecer. Fez Alton Robinson perder vários snaps e atrapalhou sua evolução.
Nota: Bom
EDGE Carlos Dunlap
Ele de um lado e Nwosu de outro, seria sensacional. Mesmo com uma rodagem menor. Isso faria mais sentido do que Irvin, por exemplo.
Nota: Ruim
EDGE Kerry Hyder
Tinha expectativas altas nele, mas nunca rendeu. Fez total sentido.
Nota: Bom
RB Chris Carson
Infelizmente uma lesão acabou com sua carreira prematuramente.
Nota: Triste, mas tinha que ser
LB Joel Iyiegbuniwe
Ele conseguiu ser o pior da unidade, no pior ano da história da posição em Seattle.
Nota: Bom
WR Freddie Swain
Se fosse para dar chance aos mais novos seria bom. Mas como não foi isso que aconteceu, não fazia sentido para mim dar a chance para Penny Hart ficar no elenco e Swain não.
Nota: OK
SS Marquise Blair
Um cara tão ruim, mas que sempre era abafado porque a escolha de Collier tinha sido mais alta. Mas com a escolha de Blair também perdemos uma celeuma de talentos daquele draft.
Nota: Já foi tarde
CB Sidney Jones
Jones sofreu uma lesão e o time preferiu dar chances a Mike Jackson. Até ok, mas Jones foi titular sólido durante a temporada. Um GM minimamente bem relacionado teria conseguido uma escolha que fosse pelo CB. Ao menos uns 5 times precisam MUITO de um CB.
Nota: Mais uma vez faltou habilidade para John Schneider
RB Tony Jones
Nas poucas chances que teve não teve bons jogos.
Nota: Bom
Forever a 12s